A 14ª edição da Rio Artes Manuais ocorrerá de 11 a 15 de maio no Centro de Convenções EXPO MAG, na capital carioca. Evento de retomada após a pandemia retorna com conceito mundo digital e suas conexões
A Rio Artes Manuais é a principal feira de capacitação e negócios do setor de artesanato do Rio de Janeiro e retorna ao calendário de eventos de 2022 com sua 14ª edição. O evento acontece de 11 a 15 de maio na EXPO MAG e traz o mote “Conexões”, promovendo a conexão do artesanato ao digital como meio de negócios.
O evento tem como conceito “2022: O mundo digital, mais do que nunca, veio para ficar” e reunirá profissionalismo, conectividade, capacitação e comunidade em um só lugar a fim de fomentar a economia do setor, e gerar reencontros.
De acordo com o organizador do evento, Roberto Santos, este ano a proposta é gerar um ambiente de reencontros após período de isolamento, além de difundir o aprendizado pelo lado comercial para expansão dos negócios da economia criativa. “Passamos por um período de muito anseio com a pandemia. Por isso, queremos celebrar conquistas e o futuro, disponibilizando um ambiente de retomada e reencontros com a nossa comunidade de artesãos. Além disso, vamos promover ao público ferramentas que possam contribuir para o artesão levar seu produto em larga escala para outros mercados, com novos canais de comercialização, rodadas de negócios, plataformas digitais, e redes sociais, além de promover o networking”, revela.
A Rio Artes Manuais, promovida pelas lojas Caçula, reúne as maiores indústrias do setor de artesanato, são 40 expositores. O evento oferece gratuitamente mais de 20.000 vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 100 técnicas diferentes de artesanato. A entrada custa a partir de R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira). O Bradesco, um dos patrocinadores da Feira, levará diversos serviços bancários e vantagens para o Microempreendedor Individual, por meio de soluções financeiras, e não financeiras, para atender as necessidades desse público.
A 14ª edição da feira tem a parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, como apoio institucional, trazendo exposição de artesanatos culturais. O espaço vai apresentar diversos materiais produzidos regionalmente, com foco em impulsionar a cultura artesã fluminense.
Parceria FAERJ
A FAERJ (Federação do Artesanato do Rio de Janeiro), um dos parceiros da Feira, vai promover espaço de exposição e comercialização do artesanato. No ambiente, artesãos poderão apresentar seus materiais e arte, com oportunidade de comercialização para impulsionamento de negócios.
Atrações da 14ª edição
A feira é uma grande oportunidade para artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos, além de terem acesso a informações sobre gestão de negócios. As principais empresas do setor, como dentre outros, terão stands com oficinas gratuitas e consultoria sobre orientação profissional. Para receber todas as novidades e um Kit na feira os visitantes podem fazer o cadastro no ‘Sou da Rede’ pelo site . A volta da Praça do Artesão, espaço tradicional de artesãos individuais do estado do Rio de Janeiro, que expõe seus trabalhos para comercialização, este espaço é um incentivo para o escoamento da produção artesanal.
Exposição Artes do Rio
Também haverá uma exposição de movimentos tradicionais do Rio de Janeiro para que o público possa conhecer melhor e mais a fundo a cultura carioca. Haverá fantasias de festas tradicionais da cidade do Rio de Janeiro como: Carnaval, representada pela escola campeã do carnaval 2022, Bate-Bola, Quadrilha de Festas Juninas e Folia de Reis.
No espaço haverá peças e roupas tradicionais dos desfiles de carnaval na Marquês da Sapucaí. Será possível conhecer mais sobre uma tradição de mais de um século que ainda se mantém viva no subúrbio do Rio de Janeiro, a brincadeira dos Bate-Bola, que começou com a vinda de imigrantes para o país com a ideia de se fantasiar de palhaços durante o carnaval. Já as festas juninas no Brasil são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares, principalmente, em Portugal.
Expositores Confirmados: Loja da Caçula, Tintas Acrilex, Linhas Circulo, Stencil Opa, Papeis Filiperson,Pinceis Condor, ScrapBrasil, Produtos de Aviamentos KIT, Produtos para Artesanato Renk, Litoarte, Tekbond, Massas de Biscuit Polycol, Feltros Santa Fé, FastPatch,Balões São Roque, Estilotex, Moldes Vianna, Tecidos Eva&Eva, Evamax, Atelie Deize Costa, Canetas Sertic, Papeis adesivos Contact, Faerj, Prefeitura de Nova Iguaçu, Bradesco, Praça do Artesão, Fitas Sinimbu.