Mandala da Essência pode ser chave para evolução de negócios

Metodologia própria da aceleradora Organica contribuiu para o desenvolvimento da  Cultura Organizacional da Impulso, beneficiando mais de 50 mil pessoas engajadas com a marca 

A Organica Evolução Exponencial, aceleradora de pessoas e negócios que já colaborou com mais de 100 empresas como Hering, Modal Mais e Studio Z, auxiliou a Impulso, plataforma online de processos seletivos, no desenvolvimento de sua Cultura Organizacional com a técnica da Mandala de Essência, uma metodologia proprietária que tem como intuito fortalecer a cultura das empresas para dar os primeiros passos rumo à estratégia de expansão, atribuindo maior autonomia às suas lideranças.

A trilha de trabalho proposta pela Organica para a Impulso iniciou-se com a apresentação da técnica-chave no processo de sistematização dos códigos de cultura. Na primeira etapa, a Mandala de Essência busca entender quais são as características presentes na organização, quais se destacam e qual o equilíbrio entre elas. Para isso, o primeiro passo é realizar uma  análise das particularidades da área a ser trabalhada para compreender os principais valores, onde quer chegar, qual a essência e o DNA, assim como seu legado e momento em que se encontra. Dessa forma, é possível propor caminhos assertivos de desenvolvimento.

“A partir da compreensão de todos os pontos-chaves que modelam a essência da cultura da Impulso, foi possível desdobrar uma trilha que já percorreu a revisão e o aprofundamento de quatro principais valores com comportamentos esperados em cada um deles. O trabalho envolveu parte significativa do time e originou um material com diversas ‘pílulas de cultura’, que têm o objetivo de propor melhorias facilitadas por ferramentas específicas”, explica Felipe Ladislau, sócio da Organica.

A Organica também realizou a etapa de Employee Personas com a Impulso, processo que esclarece o valor do envolvimento das lideranças no processo de escuta dos colaboradores. A partir de uma pesquisa quantitativa, com abordagem de Design Thinking, que coletou dados de mais de 200 pessoas da comunidade de Impulsers (como são chamados todos que passam pela Impulso), conclui-se que a maior conexão e a empatia em relação aos times serão atividades fundamentais para os sócios e lideranças da empresa.

Com o trabalho da Organica, foi possível perceber um maior engajamento em relação aos valores institucionais, que passaram a ser disseminados naturalmente por um time de embaixadores e guardiões da cultura. “Este processo de investigação foi muito rico e, a partir dele, estamos revisando o processo de contratação e onboarding, e desenvolvendo uma nova régua de avaliação de desempenho pautado nos valores da Impulso. Por fim, também houve a construção dos ritos de cultura, formação do grupo de embaixadores e a criação de um plano de comunicação interno, além de frentes mais específicas de governança.”, completa Ladislau.

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