O marketplace de nicho é um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para mercados específicos. Diferente do marketplace generalista, que conta com maior quantidade de lojas e vários mercados diferentes, esse se consolida com foco em uma categoria, tornando-se uma ‘especialista’ naquele segmento. “Uma das maiores vantagens desse mercado é a projeção de um crescimento rápido para o marketplace, por que há uma maior facilidade de direcionar as atenções para um único segmento. Muitos acham que o nicho pode ser pouco lucrativo por ser específico, mas o comportamento e interesse dos consumidores mostram outro caminho e os mercados segmentados vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce”, explica Franklin Bravos, Head da OmniK. De acordo com o especialista em marketplace, o crescimento desse mercado de nicho é impulsionado por consumidores que buscam uma experiência diferente das grandes plataformas, produtos específicos e credibilidade por conta da especialidade daquela plataforma. Há também um caráter afetivo à categoria de produto consumido.Confira cinco benefícios que impulsionam o mercado como uma tendência em 2021:
Oferta expansiva – As plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em mega marketplaces.
Aquisição de clientes – De acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca em um marketplace acabam acompanhando esta marca para planejar suas próximas compras. Isso auxilia que a marca desenvolva mais audiência e fidelidade.
Comunidade – Marketplaces de nicho possibilitam maior interação entre compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando, colaborando com a comunidade sobre os assuntos relacionados ao segmento.
Compradores qualificados – Os mercados especializados têm como alvo interessados e entusiastas de um segmento específico. São esses mesmos clientes que possuem motivação para o consumo e acompanham a marca.
Personalização – Alguns mercados podem aproveitar os dados para personalizar o conteúdo e demais ações estratégicas, como o caso da Enjoei, que trabalha toda sua estratégia de comunicação voltada para seu público específico nichado: a geração Millennial.