Marketplace tem crescimento rápido e melhores experiências ao consumidor

O ano atípico não deixou pra trás uma demanda crescente dos clientes, que é ter experiências de consumo, muito mais que um simples hábito de compra.
De acordo com um estudo realizado pela Webshoppers no primeiro semestre de 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do e-commerce brasileiro. Destes, os nichos mais populares foram esportes, moda e móveis. Acompanhando esse cenário, a OmniK, startup do Grupo FCamaraque transforma lojas virtuais em grandes marketplaces e já identificou que o marketplace de nicho é uma tendência para 2021.

O marketplace de nicho é um modelo de negócio baseado em demandas de produtos para mercados específicos. Diferente do marketplace generalista, que conta com maior quantidade de lojas e vários mercados diferentes, esse se consolida com foco em uma categoria, tornando-se uma ‘especialista’ naquele segmento. “Uma das maiores vantagens desse mercado é a projeção de um crescimento rápido para o marketplace, por que há uma maior facilidade de direcionar as atenções para um único segmento. Muitos acham que o nicho pode ser pouco lucrativo por ser específico, mas o comportamento e interesse dos consumidores mostram outro caminho e os mercados segmentados vem ganhando cada vez mais espaço no e-commerce”, explica Franklin Bravos, Head da OmniK. De acordo com o especialista em marketplace, o crescimento desse mercado de nicho é impulsionado por consumidores que buscam uma experiência diferente das grandes plataformas, produtos específicos e credibilidade por conta da especialidade daquela plataforma. Há também um caráter afetivo à categoria de produto consumido.Confira cinco benefícios que impulsionam o mercado como uma tendência em 2021:

Oferta expansiva – As plataformas de nicho apresentam uma seleção profunda em categorias de produto estritamente definidas, destacando marcas que, de outra forma, poderiam se perder em mega marketplaces.

Aquisição de clientes – De acordo com o Internet Retailer, 44% dos consumidores que descobrem uma marca em um marketplace acabam acompanhando esta marca para planejar suas próximas compras. Isso auxilia que a marca desenvolva mais audiência e fidelidade.

Comunidade – Marketplaces de nicho possibilitam maior interação entre compradores e vendedores com interesses semelhantes. Isso ajuda no momento de avaliar o produto ou o próprio serviço do seller que está ofertando, colaborando com a comunidade sobre os assuntos relacionados ao segmento.

Compradores qualificados – Os mercados especializados têm como alvo interessados e entusiastas de um segmento específico. São esses mesmos clientes que possuem motivação para o consumo e acompanham a marca.

Personalização – Alguns mercados podem aproveitar os dados para personalizar o conteúdo e demais ações estratégicas, como o caso da Enjoei, que trabalha toda sua estratégia de comunicação voltada para seu público específico nichado: a geração Millennial.

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