Por Daniane Bergamini, Gestora de pessoas e Diretora de operações e da área financeira da Progic*
O Dia das Mães é uma data importante para as empresas e todos os anos são realizadas diversas ações comerciais e de endomarketing para celebrar e homenagear essa figura tão importante em nossas vidas. Mas é importante refletirmos, não apenas nesse dia, mas durante todo o ano, sobre a realidade das mães no mercado de trabalho e o quanto isso impacta diversos fatores socioculturais. As organizações possuem um papel fundamental nesse contexto e influenciam de forma direta na construção de ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários.
Para auxiliar a sua empresa nesse processo, compartilho aqui 7 ideias de endomarketing para tornar a experiência da colaboradora gestante mais positiva.
1. Jornada de trabalho flexível
Disponibilizar uma jornada de trabalho mais flexível é uma ótima forma de garantir maior conforto e segurança para a saúde física e mental da gestante. Além de minimizar o estresse e a tensão do trabalho sobre a mulher, também pode ajudá-la a se manter mais produtiva e eficiente em suas tarefas bem como diminuir os riscos à saúde da grávida e seu bebê, já que diversos problemas relacionados a deslocamento e cumprimento de horários são minimizados.
2. Ampliação e divulgação dos direitos e benefícios das mamães
Além dos direitos assegurados por lei durante o período da maternidade, existem diversos benefícios corporativos que podem ser incluídos pela empresa para oferecer maior suporte às profissionais gestantes. Plano de saúde, auxílio-creche e curso preparatório para pais são alguns dos exemplos já utilizados pelas empresas.
3. Kit maternidade
O envio de kits corporativos personalizados se tornou um sucesso no onboarding e nas datas comemorativas das empresas, é uma opção que agrada a todos e se torna bastante estratégico para a imagem da marca.
Essa, também, é uma excelente opção de presente para as futuras mamães e papais nas empresas. O kit maternidade é uma forma delicada de apoiar e acolher a gestante, seu bebê e sua família.
4. Sala de amamentação
Há três motivos principais que justificam a necessidade de haver uma sala de apoio à amamentação: manter a produção do leite, proporcionar o alívio do desconforto das mamas que ingurgitam durante o longo período que passam no trabalho e também o armazenamento correto do leite materno, com vistas à alimentação do seu próprio filho ou para doação a um banco de leite humano.
Por isso, disponibilizar um ambiente exclusivo para amamentação é de extrema importância, principalmente se o modelo de trabalho for o presencial. O ideal é a oferta de uma estrutura de sala de amamentação e de retirada de leite materno, com geladeira, poltrona e ambiente tranquilo para as mães e seus bebês.
5. Chá de bebê
O chá de bebê é um momento bastante especial para as mamães e é uma forma de promover a integração de pessoas queridas, e ao mesmo tempo receber uma forcinha extra na compra do enxoval de bebê. Proporcionar esse evento no ambiente de trabalho é uma ótima forma de apoiar a colaboradora e fortalecer o clima organizacional.
6. Apoio emocional
Oferecer apoio emocional durante a gravidez é uma ótima maneira de acolher a profissional. Por conta de alterações hormonais e físicas, diversas mudanças podem ser ocasionadas em sua saúde mental e seu bem-estar, ajude-a a passar pelos momentos mais delicados e evitar o desenvolvimento de quadros mais graves como a depressão, por exemplo.
7. Alinhar as mudanças e responsabilidades
Realizar um diálogo claro e transparente com a colaboradora gestante referente às suas responsabilidades durante o período da maternidade é essencial para o alinhamento das expectativas de ambas as partes. É importante entender a forma que a colaboradora se sente durante a gravidez e se as tarefas atribuídas estão sendo realizadas de forma confortável.
*Daniane Bergamini é Gestora de pessoas e Diretora de operações e da área financeira da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em Gestão Industrial pela FGV, tem 10 anos de experiência na própria Progic, passando pelos departamentos comercial, operações, e atualmente é diretora financeira e de operações da startup.