Por Bruna Amaral Castro, Head of Sales & Marketing na Zeev*
A busca pela excelência em processos é um requisito essencial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado atual. Nesse contexto, a melhoria contínua surge como uma técnica de gestão de processos de negócio que visa criar uma organização mais eficiente, flexível e competitiva, capaz de se adaptar às mudanças do mercado e atender cada vez melhor às necessidades dos consumidores.
A melhoria contínua consiste em uma prática diária de buscar aprimoramento constante, identificando oportunidades de correção e aperfeiçoamento nos processos, produtos e serviços oferecidos. Parte da estratégia é detectar e eliminar problemas e realizar manutenção frequente das atividades. Visando otimizar a eficiência, qualidade, produtividade e satisfação do cliente.
Trazendo a Melhoria Contínua para a Cultura Organizacional: Continuidade e Benefícios para Todos
A continuidade é um aspecto essencial, pois trata-se de um processo cíclico, que envolve planejar, implementar, identificar novos pontos de avanço e recomeçar. Os benefícios devem se estender a todas as áreas da empresa, considerando a organização como um todo. Além disso, a implementação da melhoria contínua requer uma mudança cultural na organização, envolvendo todos os níveis hierárquicos e difundindo a filosofia da melhoria contínua. Quanto maior o conhecimento e engajamento de todos, melhores serão os resultados alcançados.
Além do mais, a pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2023, divulgada pela Deloitte, indicou que as organizações com maior envolvimento das equipes no desenho e implementação de mudanças organizacionais eram mais propensas a alcançar resultados positivos. Em números, as empresas que apontaram que cocriam com seus funcionários, independente do nível hierárquico, afirmaram que eram 1,8 vezes mais propensas a ter uma força de trabalho altamente engajada, 2 vezes mais propensas a serem inovadoras e 1,6 vezes mais propensas do que seus pares a antecipar e responder à mudança de forma eficaz.
Agora, para aplicar a melhoria contínua, é importante seguir quatro passos fundamentais.
O primeiro passo é estabelecer um foco claro, identificando os pontos que precisam ser melhorados e concentrando os recursos nesses aspectos. Em seguida, é necessário implementar medidas de desempenho, ou seja, coletar dados relevantes. O terceiro passo é avaliar o desempenho atual e tomar decisões com base nessas informações.
É importante destacar que a padronização dos processos é um requisito fundamental para a implementação da melhoria contínua, pois permite identificar os pontos de melhoria e medir o progresso alcançado. Para isso, é essencial ter conhecimento técnico sobre algumas das metodologias e ferramentas de melhoria contínua, como PDCA, Lean, Seis Sigma, Kaizen e BPM, para auxiliar na implementação e obter resultados consistentes.
Resumidamente, a melhoria contínua dos processos é fundamental para o sucesso empresarial. Além de proporcionar simplificação, maior produtividade e redução de custos, ela possibilita a obtenção de resultados superiores. Ao implementar essa abordagem, é importante engajar a equipe, registrar os resultados obtidos e buscar melhorias constantes. Seja o profissional que apresenta resultados e aprimoramento contínuo, conduzindo sua empresa ao sucesso.
*Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Bruna Amaral Castro possui certificação internacional em gestão de processos de negócio (CBPP). Atualmente atua como Head of Marketing & Sales na Zeev, empresa referência no desenvolvimento e fornecimento de softwares com tecnologia low-code.