Executivos estão otimistas e desenham estratégias de negócios para atingir maiores resultados este ano
De acordo com a pesquisa Plano de Voo, realizada pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), a maioria das empresas que operam no país esperam um crescimento de pelo menos 15% para 2024. Seguindo essa alta expectativa para os negócios, separamos 5 empresas que estão mirando no crescimento de 30% ou mais para este ano. São elas:
Semente
Depois de crescer 20% no último ano e impactar positivamente mais de 3.800 mil empreendedores e empreendedoras, a Semente Negócios, empresa que desenha soluções de inovação que valorizam a vida, quer alinhar a pauta de inovação ao ESG para trazer uma clareza ao mercado para o conceito de “inovação que valoriza a vida”. Durante o ano de 2023, a empresa fez parcerias com organizações de diferentes portes e segmentos, como iFood, Natura, Mercur, Sebrae RS, Prefeitura de Porto Alegre e Coca-Cola FEMSA. Para o próximo ano, a companhia espera aumentar seu faturamento em 40%.
“O ano de 2023 foi muito marcante para nós. Avançamos muito rapidamente na nossa jornada de transformação digital, focando na criação e implementação de produtos tecnológicos que nos auxiliam a captar dados para desenvolvermos, entre outros elementos, dashboards que facilitam o acompanhamento de projetos e as tomadas de decisão, por exemplo. Essa mudança não apenas modernizou nossas operações, como ampliou nosso alcance e impacto no mercado. Para 2024, a convergência das pautas de impacto, inovação e ESG é o principal foco em todas as nossas frentes de atuação para tangibilizar a ‘inovação que valoriza a vida’”, afirma o CEO da Semente, César Costa.
Minds Digital
Após um salto de 122% na prevenção de perdas financeiras e 77% em fraudes evitadas se comparado 2022 com 2023, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no mercado brasileiro, quer fortalecer o ecossistema de segurança digital em 2024 por meio dos canais dos parceiros. Além disso, a startup estima previnir R$1.5 bilhão em golpes nos próximos três anos.
Indo de encontro com o crescimento do uso da tecnologia no Brasil, em 2024, o foco da empresa é crescer 35%. “Nosso objetivo para esse ano é continuar fortalecendo o ecossistema antifraude para gerar uma melhor experiência ao cliente e garantir a segurança do consumidor. Aqui na Minds Digital, nós unimos a inteligência artificial à ciência de dados e conseguimos altos níveis de acurácia, para autenticar clientes em 1 segundo”, afirma Marcelo Peixoto, CEO da empresa.
Progic
Com um crescimento de 86% nos últimos 2 anos, a Progic, empresa líder em TV corporativa no Brasil, quer evoluir sua plataforma multicanal para otimizar ainda mais a gestão de seus vários canais de comunicação interna, como a TV Corporativa, o Aplicativo e a Newsletter. A companhia finalizou o ano de 2023 com mais de 650 clientes, entre eles estão empresas como Michelin, HDI Seguros, Renault, Danone e até o São Paulo Futebol Clube. Para 2024, a companhia espera aumentar seu faturamento em 30%.
“Nós estamos bem empolgados com o próximo ano, pois sentimos o mercado brasileiro bastante aquecido. Conseguimos notar um número de empresas cada vez maior buscando formas de melhorar sua comunicação e sua relação com o ativo mais importante que possuem: seus colaboradores. Agora no primeiro semestre de 2024 lançaremos nosso programa de parceiros de negócios. Também vamos apresentar para o mercado a segunda geração da nossa plataforma de gestão de Comunicação Interna, totalmente orientada à dados e mensuração dos resultados nos canais TV, Aplicativo e Newsletter”, afirma o CEO Igor Gavazzi Vazzoler.
Connecting Food
A Connecting Food, primeira foodtech brasileira de impacto social especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda são bons para o consumo, a Organizações da Sociedade Civil, encerrou o ano de 2023 triplicando o faturamento. Além disso, a empresa ajudou a redistribuir 3,8 mil toneladas de alimentos para mais de 450 Organizações da Sociedade Civil, o que representa um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. Esses alimentos ajudaram a garantir o complemento de mais de 7 milhões de refeições na mesa de quem mais precisava, um aumento de 30%, comparado a 2022. Para este ano que se inicia, a foodtech pretende aumentar em até 3 vezes o faturamento, assim como o número de clientes atendidos.
“O ano de 2023 representou um marco significativo para a Connecting Food. Experimentamos um crescimento impressionante, sendo um importante indicativo de que é possível atrelar os negócios ao impacto socioambiental. Nossa ambição visa não apenas fortalecer, mas também consolidar nossa presença no mercado de foodtechs de impacto social. Estamos muito animados com as oportunidades que este ano reserva e comprometidos em fortalecer nosso papel na promoção da redução do desperdício de alimentos e do combate à fome, por meio de soluções tecnológicas e parcerias estratégicas”, enfatiza Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.
Humora
Ainda jovem no mercado, a Humora é uma empresa brasileira que auxilia no tratamento e processo de aquisição de produtos à base de cannabis. Com tecnologia única no mercado brasileiro, iniciou sua trajetória oficial em 2023. Para este ano, os planos são se solidificar como referência em produtos à base de CBD com foco em bem-estar, alcançando um faturamento de R$ 800 mil. Com ativos que ajudam a aumentar a libido, diminuir a TPM e dores musculares, melhorar o sono e aumentar a imunidade, a empresa vê oportunidade de expansão com surgimento de novas aplicações como controle da ansiedade e disposição social através de novas fórmulas e apresentações vindos dos EUA.
“Sem dúvida, tivemos um ano incrível. A Humora deixou de ser apenas uma ideia na tese e na especulação do negócio para se tornar uma realidade. Estamos confiantes no cenário da cannabis em nosso país, sempre com uma abordagem fresca, voltada para a saúde e o bem-estar dos brasileiros. A Humora representa um novo caminho de tratamento com produtos à base de cannabis medicinal. Não o encaramos como um último recurso, mas sim como um primeiro passo. Basta querer equilibrar seu sistema endocanabinoide”, destaca Ana Júlia Kiss, fundadora e CEO da Humora.