Mercado interno: será que a grama do vizinho é mesmo mais verde?

RobertoVilela

Por Roberto Vilela, Consultor empresarial e mentor de negócios, especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais.

A evolução é um ponto crucial da humanidade. É inerente ao ser humano buscar o crescimento, o desenvolvimento e a otimização de suas atividades. Porém, uma das situações comuns que vivenciamos nos negócios brasileiros é o hábito de basear sua evolução na regionalidade em que se está inserido, não expandindo a visão ao país de dimensão continental em que vivemos.

Com um mercado tão vasto as diversidades são perceptíveis até mesmo entre cidades vizinhas, se sobressaindo quando em comparação a áreas inóspitas do país. Porém, o cenário nacional, além de maduro, também é competitivo e fragmentá-lo por fronteiras geográficas limita a multiface das atividades empresariais.

Além do potencial que existe no empreendedorismo brasileiro, onde em alguns setores somos, inclusive, referência mundial, há também que se citar que a conscientização e valorização do ecossistema de nosso país é o primeiro passo para alavancarmos negócios e nos posicionarmos como um ambiente inovador e criativo.

Para essa expansão, com coerência e compreensão da pluralidade, estabelecer conexões consistentes vai muito além da inserção de representantes regionais. Na verdade, a destreza é o que diferencia o sucesso dos negociantes. Quando ampliações são planejadas para regiões remotas do país, a superficialidade das relações não é o bastante para que negócios prosperem. A longevidade se torna reflexo da congruência com que se trata os ecossistemas onde se busca a inserção.

A proximidade ainda é o diferencial, principalmente em áreas remotas onde o que reina é a transparência, o aperto de mão, o contato que se faz perceber o valor que será agregado. Ainda que vivamos em uma era digital, onde o contato seja muito mais facilitado, o relacionamento interpessoal, baseado em frequência e respeito, é traz parcerias duradouras.

Portanto, para criar conexões é fundamental que os gestores estejam dispostos a ampliar sua visão de negócio, e que tenham disponibilidade e resiliência para conhecer a fundo todas as oportunidades das diferentes regiões do país.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn