Com a novidade, as empresas passam a oferecer ao mercado uma nova geração de verificação e autenticação de identidade com tecnologia de ponta
Com o objetivo de aprimorar o produto de biometria de voz para prevenção à fraude, a Minds Digital, Voice IDTech pioneira em biometria de voz no mercado brasileiro, que já preveniu mais de R$ 50 milhões em fraudes, acaba de anunciar uma parceria com a ID R&D, uma empresa de tecnologia biométrica, com a missão de fornecer uma nova geração de verificação e autenticação de identidade com tecnologia de ponta. O acordo entre as duas empresas foi feito visando detectar padrões em ataques sofisticados por voz. Nos últimos seis meses a Minds Digital conseguiu uma melhora de 61% na detecção de fraudes em tempo real utilizando biometria de voz, agora com o acordo a expectativa é que esse número cresça ainda mais até o final deste ano.
A parceria consiste em uma colaboração tecnológica entre as companhias, investindo mais tempo nos estudos científicos e lançando novas soluções de inteligência artificial aplicada à biometria de voz. “Nós entendemos que há uma sinergia entre as nossas soluções e produtos. Juntas, podemos gerar mais negócios, expandir o uso da biometria de voz com foco em proteger pessoas e empresas, além de fortalecer o ecossistema de segurança digital”, explica o CEO da Minds Digital, Marcelo Peixoto.
A biometria de voz é um recurso novo no Brasil e que permite confirmar a identidade de uma pessoa por meio da fala e é, no mínimo, 4 vezes mais rápida do que uma confirmação tradicional, que solicita diversas informações do cliente para validar com o registro. Timbre da voz, padrões da fala, a forma de vocalização e demais características vocais são transformadas em uma voice print para a validação e confirmação da identidade de um indivíduo ou cliente.
“Sabemos que a ID R&D é uma empresa referência no mercado, eles tem uma estrutura bastante voltada para pesquisa e desenvolvimento com uma posição consolidada nos Estados Unidos e muita maturidade tecnológica. Por isso, temos a certeza de que a nossa missão de aprimorar o produto de biometria de voz para prevenção à fraude será cumprida”, completa Marcelo.
A ideia no primeiro momento é a colaboração entre tecnologias para melhorar a segurança nas jornadas, evitando ataques sofisticados. “A IA generativa permite aplicações incríveis para voz, mas também cria novos desafios de segurança na forma de falsificações, deepfakes e clones”, comentou Alexey Khitrov, CEO e cofundador da ID R&D. “Estamos orgulhosos da parceria com a Minds Digital para fornecer soluções de voz avançadas e preparadas para um cenário de ameaças em rápida evolução”.
As expectativas da Minds Digital em relação a parceria estão altas. “Esperamos que a ID R&D possa nos ajudar a responder cada vez mais rápido a ameaças de fraudes e ataques sofisticados como o uso de deepfake de voz. Estamos desenvolvendo modelos de IA altamente eficazes que colaborem para a evolução do nosso ecossistema de prevenção a fraudes, trazendo mais segurança e uma melhor experiência para as jornadas dos clientes”, finaliza Peixoto.