Negócios que resistem à crise provocada pelo novo coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11) a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Segundo relatório do banco UBS setores como saúde e consumo prometem ser os mais impactados pela disseminação do coronavírus ao redor do mundo e o primeiro registro da doença no Brasil.

No entanto, alguns negócios são mais resistentes a crises como essas, como é o caso da Vittude, startup que oferece terapia online, conectando psicólogos a pacientes sem que eles precisem sair de casa. Há casos, inclusive, de pacientes brasileiros que moram no exterior e se consultam regularmente em sua língua nativa com profissionais por meio da plataforma. A solução representa também um facilitador para pessoas que não têm tempo suficiente para se deslocarem pelos centros urbanos, mas desejam cuidar de sua saúde mental.

Funciona da seguinte maneira: a pessoa acessa o site da startup — www.vittude.com, realiza um breve cadastro, escolhe seu psicólogo online de acordo com suas preferências e agenda a sessão. Tudo online, inclusive o pagamento. O paciente também tem acesso a informações detalhadas sobre o currículo e a linha de atuação de cada psicólogo, a disponibilidade de agenda do especialista e o valor da consulta estipulado por cada profissional cadastrado no site.

Outro exemplo de solução resistente a essa crise é a Hisnëk. A startup de benefícios corporativos criou a Inteligência Artificial Interativa (IVI) capaz de conversar com os colaboradores via videobot. A interação permite identificar quem possui ou tem potencial de desenvolver algum transtorno psicológico sem revelar a identidade do colaborador. Com a coleta desses dados anônimos, a Hisnëk cria um relatório mensal que avalia essas ações, propõe soluções assertivas para os grupos de risco e auxilia os RHs a melhorar a qualidade e vida no ambiente de trabalho mesmo com o home office. Já são mais de 80 mil vidas auxiliadas pela startup em empresas como Nokia, Dasa e Alelo.

 

Para março a ELAS, escola voltada para a liderança feminina tinha uma agenda cheia de eventos, como os workshops e a 12ª turma do Programa ELAS, todos eles foram adiados. Porém a empresa enxergou uma oportunidade por conta dessas medidas para evitar o contato social e acaba de lançar sua plataforma online, denominada “Plataforma da Escola ELAS”. Assim a partir de hoje (16/03) a escola disponibilizará os produtos físicos para o B2B e B2C, como por exemplo o Programa ELAS, na plataforma online. Dessa forma as alunas e empresas que contratarem os serviços da escola poderão dar continuidade às suas atividades sem precisar sair de casa.

Serviços focados em saúde, que já contam com tecnologia em seu DNA, também estão munidos contra as necessidades de reclusão. É o caso do BoaConsulta, aplicativo de agendamento de consultas que simplifica um processo antes árduo de agendamento na rede particular. Sem a necessidade dos livros de convênio e com a possibilidade de agendamentos a qualquer hora e lembretes.

Também temos o Dandelin, outro app de saúde que também atua com agendamentos, mas com uma forma de pagamentos diferenciada: a economia compartilhada. A startup facilita o agendamento e socializa os custos reais de consultas entre todos os membros de sua comunidade. O valor mensal médio para ter acesso ilimitado a consultas médicas é variável e depende do número de consultas que os membros da comunidade realizarem durante cada mês, mas nunca ultrapassará R$ 100,00. Irá, inclusive, incluir um selo de médicos indicados para atendimento caso o paciente tenha sintomas do Coronavírus.

Você sabe quem produz sua comida ou quantas pessoas entraram em contato com ela até chegar em sua casa? Foodtech de alimentação caseira, a EatFoYose diferencia pelo modelo de produção artesanal das refeições. Durante esse processo, pouquíssimas pessoas têm contato com a manipulação dos alimentos: um cozinheiro, às vezes um assistente, e um motoboy, funcionário exclusivo da plataforma. A startup trabalha com pontos de retirada estratégicos nos principais centros urbanos da cidade. O cliente reserva e paga a marmita pelo aplicativo, e a retira em um PDR próximo de sua localidade. A partir do dia 16/03, a Eats For You passa a adotar o modelo de delivery para levar os alimentos até às casas das pessoas, evitando filas e aglomerações. Ao contrário dos outros sistemas tradicionais, onde vários fornecedores e uma grande equipe estão envolvidos na produção, a Eats For You possui um modelo muito cuidadoso para distribuir refeições pelas cidades. Os cozinheiros cadastrados na plataforma passam por um processo de avaliação de 5 etapas e produzem as marmitas em suas próprias casas, sem dark kitchens e sem profissionais fantasmas, onde você tem certeza por quais pessoas as refeições passaram até chegar em você.

Outra startup que busca a relação com a comida é a Raízs, uma plataforma que conecta os interessados em alimentos orgânicos aos pequenos produtores de todo o Brasil. É saber de onde vem a comida, em um preço acessível ao consumidor e justo para o agricultor, valorizando essa mão de obra. Além disso, opera em um modelo on-demand em que as folhas, legumes e verduras só são retirados do solo após a confirmação da compra, evitando o desperdício de produtos. A iniciativa ainda permite economia de tempo – evitando a necessidade de deslocamento até um supermercado – de dinheiro, ao oferecer produtos 25% mais baratos do que os varejistas tradicionais e limitar a exposição do consumidor a compras por impulso de itens desnecessários em promoção. Além da conveniência, ao ajudar o cliente a se planejar com pedidos por meio das cestas de assinatura e pedidos avulsos, que se moldam a sua necessidade.
Ao todo são mais de 800 agricultores todos certificados que fazem parte da rede, cerca de 1000 clientes que já aderiram ao serviço de assinatura e aproximadamente 50 estabelecimentos que contam com a startup como fornecedora de alimentos.

Para orientar e ajudar os empresários a continuarem a comercialização internacional, a CompanCombestá oferecendo um curso free sobre negócios nos EUA, o qual terá dará todo o suporte aos empreendedores neste atual cenário do mercado. A startup já atendeu mais de 1300 clientes e abriu mais de 600 empresas, principalmente nos estados da Flórida, Delaware e Califórnia. Hoje, a Company Combo está presente em mais de 21 países, com expectativas de expandir as operações logísticas dentro dos EUA e reforçar sua presença na Europa.

Shopper.com.br, é uma plataforma que auxilia os usuários a planejarem e economizarem nas compras de supermercado. Muito mais que um supermercado online, a startup se destaca por ser um sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico: produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis, bebidas, pets e frutas. Na plataforma, o cliente tem a flexibilidade de fazer ajustes no pedido, suspender a entrega ou reagendar para outra data. Diferente de outros modelos de assinatura, a Shopper.com.br se atenta à necessidade dos seus consumidores e, por isso, não cobram nenhuma taxa a mais pela mudança, nem pelo cancelamento dos serviços.

Shopper.com.br possui um acervo com mais de 3.200 itens e atende mais de 700 bairros da cidade de São Paulo, além de seis municípios da capital paulista como a região do ABC, Alphaville, Aldeia da Serra e Barueri. Para as compras acima de R$ 250,00, o frete é gratuito. Para compras até R$ 249,90 é cobrada uma taxa de R$ 9,90 de frete. Além de manter a despensa sempre abastecida, o modelo ajuda as pessoas a planejarem com antecedência suas compras. Esse planejamento também se traduz numa logística mais eficiente, organizada com antecedência. Somados, esses fatores possibilitam à Shopper.com.br cobrar preços baixos: em média 15% menores que os dos supermercados online tradicionais.

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