Após superar o desempenho estimado para a Copa do Mundo, a Liga Retrô se prepara para alcançar novos nichos de mercado no megaevento deste ano. Sempre engajada com grandes eventos esportivos, dessa vez a grife especializada em réplicas de camisas antigas de futebol está investindo no crescimento do Rugby, que vem ganhando fãs não só no Brasil, mas em todo o mundo.
O jogo é disputado em um campo retangular gramado, com dois postes em formato de “H” nas extremidades. O objetivo dos quinze jogadores – em cada time – é conduzir a bola até a linha do gol do adversário, usando as mãos. Curiosamente, esse é o segundo esporte que mais cresce na atualidade.
Há 80 anos fora das Olimpíadas, o jogo volta a participar da competição em 2016. No Brasil, essa modalidade olímpica já conta com 100 mil seguidores, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas registrados.
Segundo a recém-lançada pesquisa “Muito Além do Futebol – Estudo sobre Esporte no Brasil”, da Deloitte, uma das maiores organizações de consultoria e auditoria do mundo, o Rugby foi apontado como uma das modalidades que mais vai crescer nos próximos anos (17%). O estudo tem como finalidade desenhar o panorama geral de interesses e prática de esportes pelos brasileiros. Através de um questionário online, que foi preenchido por 700 pessoas de diferentes regiões do Brasil, faixa etária e renda, o Rugby é o esporte menos conhecido (26%), mas o de maior interesse em ser compreendido e praticado (22%).
De olho nesse novo nicho de mercado, a Liga Retrô está investindo R$ 250 mil na nova linha de camisetas Polo Rugby. Entre as sugestões da marca está o uniforme da Inglaterra (R$149,90) – considerada a melhor seleção de rugby do mundo e a que deu origem ao esporte olímpico, em 1823 –, e a réplica da famosa camisa número “6” de Francois Pienaar (R$149,90) – capitão da seleção da África do Sul – que se consagrou campeã da Copa do Mundo de Rugby de 1995.
“A Liga Retrô não é apaixonada apenas pelo futebol tradicional, mas também por outros esportes com histórias bacanas. Estamos sempre de olho nas oportunidades de nichos de mercado. Acompanhar o crescimento do Rugby é mais uma maneira de contribuir para o crescimento desse esporte olímpico e chegar na frente no mercado”, afirma o sócio da grife, Marcelo Roisman.
Com 30 unidades espalhadas por 15 cidades brasileiras, a Liga Retrô espera crescer 120% neste ano, alcançando faturamento de R$ 28 milhões.