O marketing promocional na fidelização de clientes em tempos de crise

Datas comemorativas não faltam nos calendários, vai desde as mais populares como o Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, entre outras, até as menos conhecidas, porém importantes, como o Dia do Profissional de Marketing (08 de maio), Dia da Indústria (25 de maio), Dia das Secretárias (30 de setembro), Dia do Empresário (10 de outubro), entre diversas outras.

Em ações de marketing com foco em fidelizar clientes tanto nestas datas como em feiras, eventos, mimos em aniversários e até mesmo para os próprios funcionários em datas festivas, os presentes são fundamentais para as empresas que prezam pelo bom relacionamento e esperam lucrar com isso. Com este objetivo e também para conquistar novos clientes e angariar mais negócios e lucratividades, muitas corporações aderem a redes de permutas, que possui entre os associados, companhias de pequeno, médio e grande porte, de todos os segmentos, inclusive brindes e marketing.

Esta procura por negócios via permuta são cada vez mais comuns e vantajosas, pois é possível trocar o que a empresa tem pelo que precisa. Atualmente há como realizar negócios via permuta multilateral, onde os empreendedores disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito, produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados na rede, como os brindes e o serviço de entrega, sem precisar gastar dinheiro ou mexer no caixa da empresa.

Porém, é bom ficar atento, pois antes de enviar um brinde é necessário ter um alvo bem definido, como uma data específica ou um evento. Cada presente deve ter um perfil diferente, dependendo de alguns fatores, como: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. Eles podem ser objetos diversos, que remetam à marca ou aos produtos da empresa, para atingir o desígnio desejado. A ação deve ser bem direcionada ao público-alvo, pois o ideal é fazer uma ação de marketing focada em segmentos específicos de mercado. Objeto de desejo, os brindes podem ser bastante disputados em feiras, estandes e até em supermercados. A fórmula, por mais que pareça antiga, ainda é muito utilizada.

É sempre bom estarmos cientes que os clientes gostam de ser lembrados e pensar neles “com carinho” é um esforço para manter a carteira sempre ativa. Com certeza fica menos oneroso adquirir os brindes em uma rede de permuta, onde a compra é parecida a uma obtenção com cartão de crédito, débito ou dinheiro, não demora, tem prazo de entrega, garantia e, se necessário, manutenção e assistência técnica, e mais não utiliza dinheiro e nem mexe no caixa da companhia.

* Alessandro Candiani é Presidente da Permute (http://www.permute.com.br).

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