O pai que transformou um desafio familiar em negócio milionário

Pilotar um carro em uma estrada escura aos seis anos de idade: esta foi a primeira vez que o brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo experimentou o prazer da aventura para nunca mais querer abandoná-lo. Piloto de avião nas horas vagas, hoje ele comanda a maior rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil.

Mas este não foi seu primeiro voo empreendedor. Antes de conhecer o sucesso com a franquia SUPERA, inventou seis empresas, a primeira delas um carrinho de batata frita que ele mesmo construiu quando cursava o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

Na ocasião, escandalizou os professores com a iniciativa, porque um aluno de uma das escolas mais conceituadas do Brasil não poderia se tornar simplesmente um comerciante. Encontrou um sócio, contratou uma funcionária e ganhou dinheiro com a primeira empreitada.

A segunda aventura foi abrir uma fábrica de calçados no interior de São Paulo. Executou a ideia do cunhado e colheu bons frutos, mas sentia que ainda não tinha realizado seu verdadeiro desejo, o de empreender com algo inovador.

Reuniu então alguns amigos do ITA para construir um foguete agrícola. Foi uma grande ousadia, mais uma vez. “Montamos um laboratório de testes e trabalhamos durante meses, mas num dos testes um foguete explodiu e fomos parar na imprensa, saímos no Jornal Nacional e tudo. Isso foi na época da ditadura e acharam que fossemos terroristas fabricando bombas“, conta Antônio Carlos Perpétuo, aos risos.

Durante muitos anos, Antônio Carlos alimentou também o sonho de construir seu próprio avião. Aos 33 anos, finalizou o projeto e sagrou-se, em seguida, bicampeão brasileiro de acrobacias aéreas. Embora tenha deixado de competir, todo final de semana ainda pega seu avião para momentos de muita adrenalina.

Para ele, empreender é como pilotar um avião. “Você precisa planejar, treinar e manter o foco diante das manobras para sair-se vitorioso“, declara o empreendedor, que pelo pai teria se tornado militar e levado uma vida de rotinas.

Não por acaso, o método que ele mesmo criou para sua própria empresa tem como princípio a quebra da rotina é a maior inimiga do cérebro. A ginástica cerebral do SUPERA tem embasamento na novidade, na variedade e nos desafios crescentes.

“Aprendi de pequeno a gostar de desafios e, principalmente, a assumir os riscos. A lembrança que tenho de conduzir tão pequeno o carro do meu pai ninguém me tira da memória. E tenho certeza que a confiança que ele depositou em mim foi o que sempre me deu coragem para empreender. Eu me sinto realizado“, conta o empresário.

Tudo surgiu a partir de um desafio que Antônio Carlos enfrentava com seu filho, que à época tinha problemas de concentração na escola.

“Tentei todos os métodos tradicionais: reforço escolar, acompanhamento com psicólogo, disciplina mais rígida… Mas nada funcionava. Foi então que conheci o ábaco, instrumento milenar para cálculos, por meio da comunidade japonesa no Brasil”, conta o empreendedor.

Ao aplicar a prática com o seu filho em casa, ele viu grandes melhorias. Como pai, ficou satisfeito. Como empreendedor, viu uma grande oportunidade de negócio. “Se eu consegui ajudar meu filho, poderia ajudar milhares de outros pais e filhos pelo país. Aí surgiu o ‘estalo’”, relata, animado.

Antônio Carlos se uniu então a uma equipe de pedagogos e neurocientistas, que juntos, desenvolveram o primeiro método de ginástica para o cérebro do Brasil, que hoje conta com o ábaco – principal ferramenta do curso -, apostilas com exercícios cognitivos, jogos online, jogos de tabuleiro, dinâmicas em grupo e neuróbicas.

Quando inaugurou a primeira escola SUPERA em São José dos Campos (SP) em 2006, começou a perceber que as pessoas estavam conseguindo uma melhora significativa na qualidade de vida, pois o método proporciona aumento da autoestima, se tornam mais ágeis, dispostas e felizes. Este também é o motivo da satisfação do empreendedor, além de ser o segredo do crescimento vertiginoso do SUPERA, que foi criado em 2006.

Hoje, com mais de 400 unidades espalhadas pelo território nacional, o SUPERA já transformou a vida de mais de 170 mil alunos de todas as idades por todo o Brasil. A meta de expansão traçada para os próximos anos é atingir 800 unidades no Brasil e no exterior.

Facebook
Twitter
LinkedIn