Com proposta de negócio garantido ao investidor, rede de cuidados para o corpo e banho desenvolve campanha apostando 100% que o negócio irá decolar, além de retorno financeiro ao franqueado em menos de 6 meses
Escolher abrir uma franquia não é tarefa das mais simples para quem busca ter um empreendimento de sucesso. A base para atingir essa meta é começar avaliar segmentos que o investidor tenha maior aptidão e que se encaixa com o seu perfil.
Especialistas afirmam que antes de fechar o acordo com uma rede é necessário analisar, não somente o perfil empreendedor e momento financeiro que se encontra, mas também ficar atento ao suporte dado pela franqueadora e os custos fixos e não fixos que podem impactar na lucratividade e no retorno do investimento.
Do campo para as maiores empresas varejistas
Com uma bagagem de 32 anos no mercado, o grupo Orgânica tem como objetivo principal oferecer bem-estar para as pessoas transformando a natureza em acessórios de higiene e beleza. Com um produto de excelência e inovação, a Orgânica possui o maior plantio da América Latina em buchas vegetais. Hoje já são mais de 250 itens de acessórios para o corpo que atende o mercado varejista nacional.
O relacionamento com o mercado e a aceitação dos produtos transformou a marca em 2019 na franquia Orgânica Body&Spa, hoje com 61 unidades ativas.
“Desenvolvemos produtos de marca própria para o mercado B2C e hoje temos o maior portfólio de acessórios de banho do mercado, e desde 2005 firmamos parcerias de longo prazo com importantes varejistas como GPA, Big, Carrefour, Mambo, Saint Marche, Oba, Droga Raia, entre outros”, conta João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.
Negócio garantido
Com a alta taxa de sucesso entre os franqueados, o risco do empreendimento não dar certo é muito baixa, quase zero. Devido a isso, a Orgânica criou uma ação mais agressiva para os novos investidores. O novo franqueado que comprar a franquia e dentro de seis meses não tiver sucesso, a franqueadora recompra toda a mercadoria dele.
João explica que essa medida só será tomada caso a mercadoria esteja em bom estado, e que o franqueado arque com o frete de volta. “E o mais importante, é que ele não tenha feito nenhuma recompra nesse intervalo de seis meses, até porque quer dizer que ele está dando certo, caso contrário configura como desistência do negócio”, diz o diretor.
Essa ação só é válida para o modelo Express, que solicita investimento inicial de R$ 29.100, sendo R$ 10 mil de taxa de franquia + R$ 5 mil de capital de giro + R$ 7 mil para aquisição do carrinho que não será entregue em comodato + R$ 12.100 (estoque inicial mínimo – valor de compra de produtos inicial, correspondente a em média 2 meses de faturamento).
“Criamos essa ação para dar ainda mais credibilidade ao negócio, mostrar que é algo totalmente seguro e sabemos que quem for investir terá o retorno financeiro, porém, caso esse franqueado não dê certo em seis meses recompramos a sua mercadoria. Por acreditarmos muito no nosso modelo de negócio a franqueadora se compromete em estar ao lado dos investidores”, afirma Galhardi.
A publicitária Priscila Paz Ramos, de 40 anos, soube muito bem usar sua característica comunicativa em favor do seu negócio para vendas diretas. Ela que sempre trabalhou com o público usou a experiência adquirida ao longo dos anos para tocar sua unidade da franquia Orgânica na cidade do Rio de Janeiro.
A carioca abriu sua operação em abril desde ano e em dois meses de atividades conseguiu recuperar os cerca de R$ 25 mil investido na franquia, superando não somente sua expectativa, mas também a projeção da franquia, que estipula um prazo de retorno entre 4 a 6 meses.
“Acho que dei um pouco de sorte. Abri em um momento em que muitas lojas estavam fechando suas portas, devido à instabilidade econômica deixada pela Covid-19. As pessoas estavam “carentes” de novos produtos. A marca Orgânica por si só também já vende. A qualidade dos produtos é incrível e cada vez mais as pessoas estão engajadas com a sustentabilidade do planeta”, revela.
Mesmo sem experiência no segmento, ela que veio da área financeira e trabalho em e-commerce de bijuterias, conseguiu atingir faturamento em média de R$ 12 mil por mês e já estuda abrir outras unidades em espaço físico para o próximo ano.
Virada de chave
A maternidade transforma a vida de muitas mulheres! Para Amanda Olivares Gomes, de 35 anos, esse momento foi a grande virada de chave na sua vida e impulsionou sua entrada no empreendedorismo.
Fisioterapeuta com especialização em dermato funcional, nos últimos seis anos atuou em uma empresa de equipamentos de alta tecnologia para estética no setor de treinamento. Cansada da rotina do trabalho e de passar muito tempo longe da família, ela repensou sua carreira e resolveu pedir demissão. “A vontade de criar uma nova trajetória na minha vida se intensificou na pandemia após eu trabalhar em home office por dois meses. Senti que não compensava mais trabalhar no escritório ou em viagem, longe do meu filho, hoje com 4 anos. Busquei um curso de transição de carreira e encontrei a franquia Orgânica”, relembra Amanda.
Sua ampla experiência de anos em relação a cosméticos, pele e cabelo a ajudou no novo negócio. Tanto que em apenas três meses ela conseguiu recuperar o dinheiro investido de pouco mais de R$ 25 mil, trabalhando apenas de casa e com parcerias.
A franqueada conta que no primeiro mês de operação tudo era novidade, então sua rede de contatos estava empolgada para conhecer a linha de produtos naturais, e essa foi sua grande aposta. A pandemia também impulsionou o mercado de beleza na busca pelo autocuidado e opções mais saudáveis, bem como conscientização com o meio ambiente.
Ela que abriu a franquia em junho deste ano em São Bernardo do Campo (SP) busca faturar R$ 60 mil nesses seis primeiros meses de operação. Para 2022 projeta aumentar em 30% esse faturamento. Para isso, utiliza a fidelização do cliente e ampliar seus parceiros para atingir sua meta.
“Assim como muitos outros empreendedores tenho meus momentos de altos e baixos. No início lidei com algumas inseguranças ao deixar a CLT como a perda de benefícios (vale alimentação, seguro saúde, salário fixo e etc.) Sempre que surge um desafio, imagino todos os benefícios que tenho hoje, levar e buscar meu filho na escola, almoçar com ele, pequenas conquistas que não tinha quando estava no mundo corporativo. Apesar das preocupações comuns a todos que empreendem, hoje sinto minha vida muito mais leve e produtiva”, frisa Amanda.
O modelo Express da Orgânica possibilita o franqueado atuar com um moderno e charmoso carrinho que acompanha diversos produtos da marca, como sabonetes, hidratantes, shampoo em barra, perfumes, difusores, velas, pomada capilar, entre muitos outros, e ele pode ser levado em espaços corporativos, bem como fazer parcerias com empresas. Como é o caso da Amanda, que para aumentar ainda mais suas vendas criou uma parceria em uma loja física de roupas. A atitude tem possibilitado aumentar seu ticket-médio.
Sobre a Orgânica Body&Spa
O Grupo Orgânica nasceu em 1989 com o desejo de um casal de agrônomos em oferecer bem estar para as pessoas transformando a natureza em acessórios de higiene e beleza, protegendo o meio ambiente com ações sustentáveis e preservando o futuro do planeta. O Grupo Orgânica iniciou suas atividades com o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré/SP. A partir de 2000 passou a fornecer produtos de higiene às grandes redes de varejo. Hoje tem o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. Em 2016 nasceu a Orgânica Body&Spa com quiosques nos principais shoppings de São Paulo e em 2019 a marca entrou para o franchising. Em 2020, em meio à pandemia, a marca lançou o modelo Orgânica Body&Spa Express que vai de encontro o momento que o país está vivendo, onde o negócio pode ser conduzido de forma híbrida, atuando home office e por meio de e-commerce com investimentos a partir de R$ 29.100,00.