Pequenos negócios garantem saldo positivo de empregos

Produtores de calçados e têxtil respondem por grande parte das vagas criadas em janeiro

Os pequenos negócios garantiram, mais uma vez, o saldo positivo de empregos formais no início deste ano. Em janeiro, os empreendimentos de micro e pequeno porte responderam pela criação de mais de 40 mil postos de trabalho, segundo estudo do Sebrae elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Contabilizado o fechamento de 11,1 mil postos de trabalho pelas médias e grandes empresas, o país terminou o mês de janeiro com um saldo positivo de 28,9 mil novas contratações.

As micro e pequenas empresas dos setores da Indústria e de Serviços foram as que apresentaram os melhores resultados. O setor industrial foi responsável por 26,7 mil novas vagas com carteira assinada. As indústrias de calçados e a metalúrgica foram as que apresentaram os maiores resultados, com o acréscimo de 4,3 mil postos de trabalho, cada uma, seguidas pela indústria têxtil, que ampliou o seu efetivo em mais de quatro mil empregos. Esses resultados do setor industrial só não foram maiores que o total de novos empregos gerados pelo setor de Serviços, onde foram contratados mais de 28 mil novos funcionários no período.

“A força do mercado interno, aquecido pelo elevado consumo da Classe C, favorece o desempenho das micro e pequenas empresas”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O Comércio foi o único setor entre as micro e pequenas empresas a registrar redução no quadro de funcionários. Em janeiro, os empreendimentos do setor chegaram a demitir mais de 45 mil empregados. Essa retração, no entanto, já era esperada, pois em janeiro as empresas dispensam parte dos funcionários temporários contratados para reforçar as vendas de fim de ano.

O levantamento do Sebrae com base nos dados do Caged mostra que as micro e pequenas empresas geraram 891,7 mil novos empregos em 2012, enquanto as médias e grandes fecharam o ano com saldo negativo de 23,4 mil postos de trabalho. Nesse cenário, os postos abertos pelos pequenos negócios representaram mais de 100% do saldo líquido de empregos gerados no Brasil em 2012.

Facebook
Twitter
LinkedIn