*Por Kleber Oliveira Miranda, co-founder MKM Biotech
A perspectiva de qualquer empresa de biotecnologia e farmacêutica para ter sucesso depende diretamente da sua visão e missão em um cenário global de negócios, com a construção de caminhos e pontes de integração nesta direção, com base em profissionais de alto conhecimento e experiência no planejar, implementar, realizar e atingir suas metas e resultados esperados comercialmente.
O Brasil tem grande competência científica, acadêmica, de desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para os setores de biotecnologia e farmacêutico, mas de baixo impacto global, sendo que este potencial existe. A tradição brasileira nasce de uma indústria familiar, que se iniciaram em farmácias, pequenas indústrias de terceirização ou similares, migrando para indústrias de genéricos, e agora encontrando desafios de expansão regional, bem como implementação de novas tecnologias e inovação incremental ou radical.
O DNA das empresas brasileiras passou por uma base de genéricos e similares, e vem se deparando continuamente com os desafios do crescimento sustentável, por novos produtos inovadores e diferenciados que possam resguardar sustentabilidade de seus negócios e operações. Muitas empresas globais já fizeram este exercício, separando ou vendendo suas operações de similares e genéricos, ou segmentando bem focados em pontos de valor à classe médica.
Inovação radical com perspectiva Global!
Fundamos a MKM Biotech em 2021, com o objetivo de fomentar startups e pesquisas inovadoras no setor farmacêutico e de biotecnologia. A MKM é a primeira empresa que vai efetivamente construir e apoiar startups brasileiras de biotecnologia, visando uma perspectiva global, buscando soluções para os desafios encontrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Não conflitamos com as estruturas já existentes no mercado, pelo contrário, somamos e multiplicamos as perspectivas de startups com uma visão multidisciplinar dos mais de 30 sócios investidores da MKM Biotech, que são oriundos destes mesmos setores, com sólida competência, know-how e experiência dentro das mais diversas áreas dos setores que possam complementar as startups para atingirem efetivamente seus objetivos almejados.
Sabemos que os pesquisadores necessitam desta segurança e Smart Money, para traçarem com sabedoria, fortaleza e competência as bases sólidas de sua startup que sustentarão no futuro todo o crescimento derivado deste trabalho, com sustentabilidade no longo prazo, agregando muito valor para todos envolvidos e sócios em cada projeto, mas principalmente poder impactar a vida de milhares de pessoas no mundo com produtos oriundos de suas pesquisas.
Segundo a Interfarma, estima-se que em 2023 o setor farmacêutico no mundo ultrapasse USD1,5 trilhão, e o Brasil USD43 bilhões. É lamentável vermos o mercado mundial com pouquíssimos produtos de origem brasileira no setor de biotecnologia e farmacêuticos. Segundo o IQVIA a China que a uma década tinha participação de 2% em moléculas em estágio desenvolvimento inicial no mundo, chega agora a uma participação de 12%. Em 2010 foram lançadas 25 novas moléculas no mundo, sendo em 2020 um recorde com 66 lançamentos. O crescimento no lançamento de novas moléculas vem evoluindo com o avanço das tecnologias e softwares de inteligência, e podemos salvar milhares de vidas com novos produtos de pesquisadores brasileiros, para doenças graves como o câncer, prevenir ou retardar o desenvolvimento de doenças degenerativas, bem como melhor a qualidade de vida com medicamentos, ou até agregar diagnósticos corretos para o tratamento personalizado frente a genética de cada indivíduo.
O Brasil tem milhares de profissionais e pesquisadores maravilhosos com trabalhos fantásticos que podem fazer grande diferença na existência humana de milhões de pessoas pelo mundo. Não podemos pensar pequeno, nem deixarmos a ciência apenas dentro do centro de pesquisa, precisamos trabalhar e focar nas perspectivas globais de negócios, transformando a pesquisa em produtos.
Temos muitas empresas buscando por estes produtos, e este é o nosso desafio na MKM Biotech, apoiar os pesquisadores e desenvolvedores brasileiros e estrangeiros a alcançarem o mercado global com suas inovações e produtos. Segundo a IQVIA existem mais de 5700 moléculas em desenvolvimento nos estágios iniciais, e mais de 3200 em estudos no mundo. Queremos colocar as empresas brasileiras de pesquisas neste ranking! Segundo a IQVIA as 15 maiores indústrias farmacêuticas investiram cerca de USD123 bilhões em P&D em 2020. Temos um grande trabalho por realizar!