Empresas que investem em inteligência de mercado tomam decisões mais acertadas, aprimoram estratégias e fortalecem a competitividade
No mundo dos negócios, o conhecimento profundo transforma dados em decisões eficazes. De acordo com um estudo da The Growth Distillery, empresas que utilizam referências de comportamento, atingem um aumento de 40% no reconhecimento da marca, redução de 50% no abandono do carrinho e uma probabilidade 33% maior de compras futuras.
Para Talita Castro (foto em destaque), CEO do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, ao mapear elementos de comportamento, as empresas encontram seu lugar no cenário atual e lutam pela sustentabilidade de atuação. “Em um mercado cada vez mais dinâmico, entender dados com profundidade é essencial. Quando o assunto é posicionamento de mercado e estratégias de vendas, nada substitui a profundidade de uma pesquisa estruturada”, afirma Talita.
Pensando nisso, a CEO da PiniOn destaca 4 vantagens de aplicar a estratégia ao negócio. Veja a seguir:
Decisões baseadas em dados geolocalizados e perfilados
Com tecnologias avançadas de pesquisa, é possível obter dados precisos sobre consumidores e concorrentes. Esse tipo de estratégia orienta decisões fundamentais sobre produto, inovação e vendas, permitindo não apenas entender comportamentos e identificar padrões, mas também aprofundar análises que vão além do superficial. “Quando entendemos onde e como o consumidor se comporta, as estratégias deixam de ser genéricas e passam a ser direcionadas, aumentando as chances de sucesso”, aponta a especialista.
Análise da jornada do consumidor e acompanhamento de intenção de compra
Mais do que entender o que o consumidor compra, é essencial mapear a jornada do cliente, compreendendo as etapas que influenciam a decisão e pontos de atrito que podem ser otimizados. Pesquisas aprofundadas ajudam a revelar preferências, valores e gatilhos de decisão. Além disso, com a recorrência é possível monitorar indicadores como lembrança de marca, experiência do consumidor e intenção de compra. Essas informações são fundamentais para que as empresas ajustem seus canais de venda e comunicação de forma precisa e eficiente.
Inovação em tempo real com dados gamificados
As pesquisas tradicionais enfrentam desafios como baixa adesão, alto custo e demora na coleta. O uso de gamificação transforma esse processo em uma experiência interativa, garantindo engajamento dos respondentes e informações precisas sobre hábitos de consumo. “A gamificação facilita a coleta de informações em tempo real e permite que as empresas compreendam detalhadamente as necessidades e expectativas de seus públicos”, afirma Talita.
Maior previsibilidade e inteligência competitiva
Empresas que investem em pesquisas de comportamento reduzem incertezas e tomam decisões estratégicas com mais segurança, A inteligência competitiva gerada a partir desses dados permite antecipar tendências, reagir às mudanças do mercado e garantir crescimento sustentável.
“Os métodos mais baratos e rápidos podem até parecer atraentes no primeiro momento, mas eles não entregam a clareza e a precisão necessárias para decisões realmente apuradas. Investir em uma pesquisa bem-feita, mais do que um gasto, é uma estratégia de valor competitivo”, finaliza Talita.