Pesquisa mostra que 81,3% vão comprar presentes no Dia dos Pais

compras dia dos pais

Levantamento também mostra que 32% pretendem gastar mais de 500 reais e que a preferência por compras em lojas físicas ou online é equivalente

Dia dos Pais se aproxima e a expectativa do comércio é movimentar cerca de R$20 bilhões em presentes na data, de acordo com a CNDL/SPC Brasil. Uma pesquisa quantitativa online realizada com mais de duas mil pessoas entre os dias 20 e 24 de julho pela Provu, fintech especializada em meios de pagamento e crédito pessoal, aponta que 81,3% dos brasileiros querem comprar presentes para celebrar a data. O Dia dos Pais, é considerado a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro. Fica atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

De acordo com o levantamento, 32% estão dispostos a desembolsar um valor acima de R$500. Em paralelo, 23,2% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 250, enquanto 22,3% buscarão presentes com valor entre R$ 50 e R$ 100. O levantamento aponta ainda que 16,2% dos consumidores irão gastar valores entre R$ 250 e R$ 500 e 6,2% gastarão até R$ 50.

Quando comparado ao ano anterior, a pesquisa revela que 36,3% pretendem gastar menos neste ano, e 35% desejam gastar mais, seguido por 25,3% que preferem manter o mesmo valor.

A pesquisa ainda mostra que não há muita diferença na preferência por compras em lojas físicas ou online. 50,6% pretendem recorrer ao e-commerce e o restante a espaços físicos. Quando perguntados sobre a forma de pagamento que preferem utilizar, 33,2% disseram cartão de crédito, 24,9% boleto parcelado, 21,7% optaram por dinheiro, 10,5% por PIX, 7,9% por cartão de débito e 1,5% boleto à vista.

Entre os tipos de presente mais procurados, a pesquisa mostra preferência por itens de vestuário, indicados por 32% dos respondentes, seguido por eletrônicos, com 23,2% e cosméticos, com 9,5%.

O comércio é um dos setores mais importantes da economia, e também um dos que mais sofreram durante a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento adotadas. “Apesar do atual cenário econômico, com alta dos juros e da inflação, vejo com otimismo o resultado da pesquisa, que mostra que após dois anos de pandemia, o consumo está sendo retomado e o setor de varejo com a ajuda do crédito segue em trajetória de recuperação”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.

 

Sobre a ProvuA Provu é a fintech que vive o Brasil e o sonho dos brasileiros. Nasceu com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito e amparar os clientes com soluções financeiras para que possam realizar seus planos, saírem de dívidas abusivas e consigam ter poder de compra. A fintech conta com um time de 300 profissionais espalhados por todo o Brasil e já atendeu mais de 90 mil clientes, oferecendo mais de R$ 750 milhões em crédito. Atualmente a empresa conta com dois produtos: Seguindo o  conceito de Buy Now Pay Later, que está em crescimento no mundo, o Provu Parcelado é ideal para os lojistas que podem oferecer aos seus clientes mais uma forma de pagamento. Isso ajuda na conversão de novos clientes e a aumentar o tíquete médio de compras. Com ele o consumidor compra um produto e paga em parcelas via boleto e o lojista recebe o valor total da compra, sem tarifas ou taxas. Já o Provu Empréstimo Pessoale oferece crédito entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil de forma 100% digital, sem garantias e com taxas justas e personalizadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn