Pix, QR Code e aproximação agilizam vendas no carnaval

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Novas tecnologias ganham espaço e estimula consumidores a buscarem inovação, praticidade e rapidez na hora das compras 

Durante os desfiles e bloquinhos tudo que os foliões desejam é aproveitar ao máximo e não perder um minuto de alegria. Neste período, com todos os eventos geralmente lotados, os consumidores procuram lugares menos vazios e com facilidades durante a compra, principalmente na hora do pagamento. Com isso, é importante que bares, lanchonetes, comerciantes e lojas ofereçam um serviço de qualidade e se atentem às novas tendências e tecnologias para atrair os clientes.

Pensando nisso, o especialista Marcus Linhares, CEO da fintech BIPP, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas, listou algumas tendências que devem ficar no radar dos comerciantes para que tenham sucesso de vendas durante o carnaval. Confira:

Continue apostando no PIX

O Pix chegou é uma das ferramentas mais rápidas e práticas para fazer e receber pagamentos. Na primeira semana de janeiro, entraram em vigor as novas regras do Banco Central para facilitar e garantir ainda mais segurança nas transações por meio da solução. Entre as novidades estão os novos limites e horários para as transferências, aumento nos valores disponíveis no Pix saque e troco e fim do limite para transferências a contas jurídicas. “As pessoas cada vez mais estão pagando por meio da carteira digital e deixando de lado o dinheiro em espécie. Portanto, crie uma chave Pix para seu negócio ou disponibilize uma imagem com o QR Code para garantir a venda”, comenta Linhares.
Pagamento por aproximação

Esse modelo de pagamento, sem dúvidas, foi um dos temas mais comentados nos últimos anos e negócios que oferecem este tipo de tecnologia tendem a se aproximar ainda mais dos novos hábitos dos clientes. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), afirmou que o pagamento por aproximação aumentou 540,7% no primeiro semestre de 2021. “No último ano, o sistema de carteiras digitais, ou e-wallets, ganhou espaço na vida dos brasileiros, que enxergaram a facilidade de pagar com seus smartphones ou relógios inteligentes. Uma pesquisa da Serasa Experian mostrou que 67% dos entrevistados usaram carteiras digitais nos últimos seis meses de 2022, dado que confirma uma potencial popularização do recurso no Brasil”, explica Marcus.
Pagamento por QR Code

Essa forma de pagamento traz a facilidade de apenas aproximar a câmera do celular e realizar sua transferência é o diferencial que muitos negócios estão empenhados em proporcionar. A tendência é que essa forma de pagamento se popularize ainda mais em 2023.

Boa experiência ao cliente

Para quem vende pelo WhatsApp ou por outras redes sociais, o link de pagamento é uma alternativa rápida de envio. Ele pode ser encaminhado por mensagem direta nos aplicativos, SMS e e-mail. Os links dão aos clientes o poder de decisão sobre a melhor maneira de pagar por um produto ou serviço. “Uma das primeiras dicas para fidelizar um cliente é deixar ele à vontade dentro das suas escolhas de compra, e isso cabe na hora do pagamento também. Os links são uma ótima opção para deixar a clientela decidir se deseja pagar por cartão de crédito, débito, Pix ou dinheiro. Essa liberdade garante uma ótima experiência”, explica o especialista.

“Para garantir o sucesso de vendas no carnaval, é preciso entender as necessidades de ambas as partes, tanto do consumidor quanto do vendedor. A facilidade de pagar por um produto ou serviço é um aspecto central na boa jornada do cliente. Portanto, o nível de satisfação dos consumidores está diretamente ligado ao fato de o seu negócio estar ou não conectado com as novidades do setor”, afirma o CEO da fintech BIPP.
Sobre o Bipp – O Bipp é uma plataforma de meios de pagamento e gestão de recebíveis, para quem quer fazer negócios no digital. Fundada em 2017, por Marcus Linhares, Co-Founder e Head of Business, a startup teve sua ascensão em 2020. A fintech, que já conta com clientes em 22 estados do Brasil, atua no segmento de micro e pequenas empresas através da oferta de serviços como gestão de recebíveis, canais de vendas em plataformas digitais e meios de pagamento, além da integração de marketplaces e novas tecnologias.

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