Plataforma de e-commerce e atuação com estratégia omnichannel B2B

Pet2pet empreendedores

Distribuidora de produtos do segmento pet investe em tecnologia da Adobe Commerce para criar ecossistema digital e apoiar pequenos e médios lojistas

Para colaborar com o desenvolvimento do mercado pet com apoio aos pequenos e médios lojistas, além de profissionais do segmento, a Pet 2 Pet, uma das maiores distribuidoras de artigos voltados ao segmento pet do país, lançou recentemente um e-commerce desenhado com estratégia omnichannel B2B para fortalecer sua presença digital. A nova plataforma é o primeiro passo para a digitalização da empresa.

João Scarpa, CEO da Pet 2 Pet, explica que o novo projeto começou a ser idealizado em julho de 2020 e a implementação da plataforma para todos os clientes ocorreu em agosto deste ano. “Apesar do lançamento recente, os primeiros resultados são bem animadores. Já notamos, por exemplo, que os clientes aumentaram seu ticket médio e ampliaram o mix de produtos comprados”, afirma. “Com esse novo canal conseguiremos estreitar o relacionamento com os lojistas e auxiliar o pequeno e médio varejista no desenvolvimento de seus próprios negócios com o lançamento de novos produtos e serviços, tecnologia de gestão e de digitalização da sua base, apoio em ações de marketing e vendas, treinamento para sua equipe, além de disponibilizar informações e tendências do mercado pet (por meio de uma experiência omnichannel que une o online com todo o suporte e experiência do nosso time de consultores)”, completa.

Para ser bem-sucedida na nova estratégia de comércio B2B, a companhia escolheu a tecnologia Adobe Commerce Cloud, cuja flexibilidade de customização com módulos e funcionalidades permitiram que a Pet 2 Pet criasse uma excelente experiência digital para os clientes. Além disso, a empresa utilizará o e-commerce como uma ferramenta de venda assistida, fortalecendo o time de vendas que tem um papel fundamental na companhia e no relacionamento com os lojistas.

Scarpa destaca que a Adobe Commerce é uma empresa de tecnologia muito respeitada no mercado, portanto se trata de um parceiro importante para todo o processo de transformação digital da Pet 2 Pet. “A junção das funcionalidades nativas de criação de listas de recomendação e de favoritos, personalização da loja de acordo com o perfil do cliente, venda assistida para o time de vendas, administração de várias formas de pagamento (tão importantes na lógica de negócio B2B), e as diversas possibilidades de customização e instalação de módulos com a Adobe Commerce, nos permite proporcionar uma experiência omnichannel aos clientes”, explica.

Segundo a general manager da Adobe Commerce Latam, Stella Guillaumon, a Pet 2 Pet é um exemplo de como a tecnologia pode tornar empresas B2B mais competitivas e apoiar o desenvolvimento do próprio setor. “Desde o início do projeto, o time da Pet 2 Pet entendeu a importância do e-commerce e o tornou prioridade dentro da companhia, apostando na transformação digital por completo”, informa.

Para o desenvolvimento do novo e-commerce a empresa contou ainda com apoio de um amplo portfólio de parceiros Adobe, para construir a primeira versão da plataforma digital e garantir a evolução e a sustentação contínua do comércio eletrônico. Para o executivo, ter parceiros que entendem o propósito e as regras de negócios da Pet 2 Pet foi essencial para o sucesso do e-commerce B2B.

O projeto de transformação digital da Pet 2 Pet foi premiado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), na categoria Inovação no Varejo B2B. Este prêmio é considerado o mais importante do varejo nacional.

Vantagens para os clientes

Somado à excelente experiência digital proporcionada à lojistas e profissionais, a Pet 2 Pet criou na sua plataforma um ecossistema repleto de serviços, conteúdos e produtos que apoiam os clientes na gestão dos negócios. O Cred 2 Pet, por exemplo, é uma linha de crédito adicional para os clientes efetuarem suas compras, enquanto o Art 2 Pet dá acesso à inúmeros templates e imagens facilmente editáveis para que possam usar em suas próprias redes sociais, mailings, promoções e criação de conteúdos, contribuindo para a relevância digital de suas lojas.

“O nosso objetivo é oferecer a melhor e mais completa plataforma do segmento pet, por meio de uma experiência omnichannel que une o time de consultores à plataforma digital através de uma solução que empodera o pequeno e médio lojista para que possam oferecer um sortimento mais completo aos seus clientes, melhores ferramentas de gestão e comunicação, e muito mais. Disponibilizar ferramentas ao pequeno varejista, em um mercado em que mais de 60% do share está nas mãos dele, irá fortalecer o canal e toda a cadeia”, complementa Scarpa.

Evolução contínua 

João Scarpa, ressalta que o teste constante de novos conceitos, projetos-piloto e novas tecnologias estão no DNA da empresa para que possam enriquecer o ecossistema digital de soluções e continuar apoiando os lojistas com as melhores estratégias de negócios. “Entre as próximas inovações que vamos implementar, está uma plataforma de CRM que irá reunir informações 360º de clientes para promover a melhor experiência de relacionamento, um suporte e atendimento customizado, além de ações de marketing direcionadas”, diz.

Por fim, Scarpa destaca que a Pet 2 Pet criou uma cultura “Data Driven” (orientada a dados), após estruturar um departamento de Business Intelligence & Analytics, que é responsável por consolidar dados e informações de todas as áreas e sistemas da empresa e transformá-los em relatórios e insights para auxiliar no processo de tomada de decisões estratégicas do negócio. Tudo isso graças ao investimento em tecnologias capazes de processar um alto volume de dados.

 

Sobre a Pet 2 Pet  – Fundada em 1998, a Pet 2 Pet é uma das maiores distribuidoras de produtos voltados ao segmento pet, disponibilizando em seu portfólio as principais marcas do setor. A empresa nasceu em São José dos Campos, onde está localizada sua matriz, e possui filiais nas cidades de Indaiatuba, Guarulhos e Rio de Janeiro, atuando em mais de 240 cidades nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Com mais de 25 anos de expertise, o principal objetivo da empresa é colaborar com o desenvolvimento do mercado, por meio de apoio aos pequenos e médios lojistas, além de profissionais do segmento, com base em inovação, tecnologia e consultoria de negócios para o crescimento econômico e social das áreas de atuação. https://www.somospet2pet.com.br/

Facebook
Twitter
LinkedIn