Chega a São Paulo a primeira loja colaborativa especializada no universo infantil e com foco no incentivo ao empreendedorismo materno. Localizado no bairro de Pinheiros, o espaço Achadinhos reúne mais de 70 marcas de moda e design para crianças, sendo 54 dessas fundadas por mães empreendedoras.
O modelo de negócio da loja consiste na locação de nichos para marcas, de forma que cada pequeno empreendedor exponha seus produtos individualmente, formando um conjunto de lojas próprias que, juntas, configuram o Achadinhos – um marketplace de marcas infantis e serviços como café, floricultura e eventos.
“Nossa proposta na curadoria foi criar um mix complementar e com uma identidade clara ao consumidor que visita a loja”, afirma Cinthia Yamazaki, sócia do espaço.
De acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL, 79% dos brasileiros concordam que o consumo colaborativo torna a vida mais fácil e funcional e 68% se imaginam participando de práticas nesse sentido em no máximo daqui a dois anos.
Os empreendedores que expõem seus produtos no Achadinhos são responsáveis pela seleção desses itens, definição dos preços ao consumidor e reabastecimento das peças em seu espaço – o que garante novidades todas as semanas. O modelo colaborativo atrai marcas criativas e um público em busca de produtos exclusivos, diferentes daqueles encontrados nos shoppings centers e nas grandes redes.
Muito além de uma loja, o Achadinhos é um espaço cultural e de convivência para toda a família. Baby-friendly, no local há ainda uma área reservada para a realização de atividades e recreação para as crianças, com oficinas infantis especiais aos finais de semana.
O ESPAÇO
Com ampla experiência no universo infantil, a estilista Aline Vilhena Rocha e a empresária Cinthia Yamazaki já tinham o projeto em mente, mas precisavam do local ideal para implementar o que imaginavam. Quando encontraram livre um galpão dos anos 1930, antigo endereço do Estúdio Glória (da série do GNT Admirável Móvel Novo), elas não tiveram dúvidas: haviam encontrado o ponto perfeito para o espaço Achadinhos.
As sócias fizeram uma criteriosa seleção de parceiros, focando em marcas e produtos com personalidade de pequenos empreendedores brasileiros, entre moda, acessórios, design, enxoval, brinquedos, calçados e até mobiliário.
A loja conta ainda com o charmoso café O Filho da Mãe – que serve lanches, tortas e bolos caseiros – e com o ateliê de flores Florinda, que oferece terrários, arranjos e vasos para decoração.