Produtor revoluciona o cenário cultural com empreitadas no mundo dos eventos

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De festas cenográficas à arena na favela, o produtor une artistas mundiais a eventos inovadores, colecionando recordes e cases de sucesso

Gralton Beiral, de 49 anos, é um dos principais nomes do cenário cultural do país, sendo responsável por levar os populares trios elétricos do Nordeste para o Sul, criar a “Bubble”, primeira boate inflável do mundo, transformar as label-partys (festas de marca famosas) em experiências cenográficas completas, além de ser idealizador do projeto “Arena da Rocinha”, no Rio de Janeiro, que fortaleceu a cultura em uma das maiores comunidades do Brasil. A sua próxima empreitada faz jus à inovação que marca a sua trajetória: o VIP ROOM.

Com data já definida, 26 de novembro, ele trará ao Rio de Janeiro a primeira edição do evento, que receberá artistas mundialmente consagrados, que normalmente se apresentam para multidões, em formato premium access experience para apenas três mil pessoas.

– O VIP ROOM oferecerá um serviço all-inclusive de alto nível com open bar de marcas premium, incluindo drinks de coquetelaria e fast-food no café da manhã. Além disso, as comodidades incluem experiências sensoriais em um show de luz e imagens, artistas performáticos e a apresentação do DJ brasileiro Vintage Culture, que atualmente encontra-se em turnê internacional, com residências em clubes de Ibiza, Mykonos e Las Vegas, e retorna ao Brasil para o evento – revela.

Empreendendo sonhos com a marca da inovação

– Eu me uma pessoa um tanto persuasiva e, para mim, isso é ter marketing em minha essência. Meu primeiro trabalho foi estagiando em uma agência que atendia uma das maiores marcas de fast-food do mundo. Criávamos os pôsteres dos sanduíches e combos, isso em uma época onde o photoshop não existia. Era um trabalho artesanal e minucioso – comenta.

A trajetória empreendedora de Gralton começou em 1996, quando decidiu abrir uma franquia de uma grande grife internacional em Niterói (RJ). Em meio ao lançamento de uma de suas coleções, descobriu sua verdadeira aptidão: o mundo dos eventos.

– Aluguei um cinema para fazer o evento de lançamento de uma coleção de verão. Desmontei todas as poltronas dali e fiz um desfile no local, transmitido no telão, seguido de uma grande festa. Foi quando me apaixonei por esse mercado, e nunca mais saí – lembra.

O seu primeiro projeto revolucionário aconteceu no Rio Grande do Sul, em 2006, quando participava do conceituado Festival de Cinema de Gramado. Em meio a encontro com demais produtores, teve a ideia de levar o carnaval baiano para a região, representado por ninguém menos do que Ivete Sangalo com seu trio elétrico. O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, sendo o de maior sucesso do estado até então.

– Ainda no mesmo ano, fizemos Claudia Leitte, em Florianópolis, e a Banda Eva, em Capão da Canoa (RS). Os eventos foram tomando tamanho sucesso e proporção que, no ano seguinte, tivemos como sócia a RBS (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul) e conseguimos bater nosso próprio recorde, reunindo dessa vez mais de 40 mil pessoas – acrescenta.

De volta ao Rio de Janeiro, em 2008, em um evento incentivado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, e em parceira com a Associação de Moradores da Rocinha, lançou um projeto social para a comunidade, que duraria dois anos. Chamado de “Arena da Rocinha”, a iniciativa trabalhou cultura, educação, economia e alimentação dentro da comunidade.

– Tínhamos arrecadação de alimentos, eventos folclóricos nacionais, e levamos grandes artistas como estímulo à cultura. A comunidade, anteriormente evitada, passou a ser amplamente frequentada. Em certos shows, como o do rapper norte-americano JA RULE, tivemos 20 mil pessoas, o que contribuiu para fortalecer a economia local – completa.

Na mesma época, o produtor mantinha um projeto de desenvolvimento em engenharia, de galpões infláveis para estocagem de grãos, visando a utilização em eventos. Viajando pelo litoral sul, notou estes equipamentos em fazendas da região, e dali nasceria seu próximo projeto, a “Bubble”, primeira boate inflável do mundo.

– Eram estruturas curiosas de se observar, pela altura e formato arredondado do topo. Em uma dessas viagens, fui recebido por um fazendeiro que me explicou como aquilo funcionava. Eu fiquei fascinado! Assim que saí de lá, entrei em contato com o fabricante e começamos a desenvolver a “Bubble”. Ela usava a mesma tecnologia dos galpões, mas com algumas adaptações. Devido ao grande número de pessoas transitando, incluímos portas giratórias para o acesso do público, mantendo assim a estrutura inflada. Para completar, ainda tínhamos toda a estrutura de uma verdadeira boate: ar condicionado, iluminação, palco, painel de leds, camarotes e bares – explica.

No ano seguinte, criou o “Superstars Djs”, festival que traria os maiores nomes da música eletrônica mundial, como Paul Oakenfold (Dj da Madonna) e Ferry Corsten. Em sua segunda edição, trouxe o líder do Swedish House Mafia, Axwell, e os belgas Dimitri Vegas e Like Mike, headlinners do festival Tomorrowland. Meses depois, traria para o Brasil o sueco Avicii, que tinha 5 das top 10 músicas no ranking mundial da Billboard. Entretanto, uma semana antes do evento, aconteceu a tragédia na Boate Kiss, cuja repercussão afetou as casas de show em todo território nacional.

– Tínhamos o principal artista eletrônico e não tínhamos mais lugar para realizar o show. Tentamos remarcar, mas ele não tinha nenhuma data disponível até o próximo ano. Sem conseguir contato com seu agente, fui até o Chile tentar falar diretamente com ele, e tive a ideia de trazê-lo em um feriado nacional, que era o dia do trabalho. Tive que mandar até um jato para buscá-lo. As coisas estavam dando certo, mas ainda precisávamos de um lugar. Conversei pessoalmente com o Eduardo Paes, prefeito do Rio na época, que liberou para mim a locação da Cidade do Rock pela Prefeitura. Conseguimos fechar o evento e reunimos dezenas de milhares de pessoas no que viria a ser o Rio E-Music Festival – recorda.

Em meio a diversos eventos e viagens, idealizou um novo conceito de festas com grande investimento em cenografia. Assim, junto com uma equipe de artistas e arquitetos, criou reproduções exatas de cidades como Mykonos (Grécia) e Tulum (México), em celebrações que iriam revolucionar o agito carioca.

– Na Mykonos, montamos uma reprodução da ilha grega em um rooftoop de 2.000m². As casinhas brancas com portas e janelas azuis, a igrejinha, comércios e até os moinhos, com 5 metros de altura, foram fielmente reproduzidos numa mini vila cenográfica. Já na Tulum, trouxemos uma réplica da pirâmide El Castillo, com 10 metros, com uma equipe com 60 profissionais, artesãos que trabalhavam no carnaval da cidade, que construíram a escultura da Diosa Maya, inspirada pela “Ven a La Luz”, um dos pontos turísticos mais badalados do México – detalha.

A carreira como produtor já era um sucesso, mas ainda faltava algo na vida de Gralton. O empresário queria um lugar próprio, se tornando parte do ecossistema carioca. Foi aí que surgiu a ideia do “Terraço Lagoon”, situado na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais da cidade.

– Ele representa um novo momento da minha carreira. Nesse projeto, reuni 20 anos de experiência em um espaço de eventos idealizado e construído graças a uma jornada profissional de erros e acertos. Por cada detalhe, eu considero o Terraço Lagoon o fruto de amadurecimento do meu trabalho, a minha obra-prima – finaliza.

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