Proporcionar o contato direto entre franqueadoras que querem expandir seus mercados e pessoas que tenham interesse em empreender e ter acesso a esse modelo de negócios. Esse é o principal objetivo do Salão de Franquias, que será realizado em Curitiba, no dia 23 de agosto, das 15 às 20 horas, no Sebrae/PR (Rua Caeté, 150 – Prado Velho). A programação é uma iniciativa do Sebrae/PR, Fecomércio PR e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O encontro receberá 40 franqueadores de diferentes áreas como aparelhos ortodônticos, mídia indoor, produtos pet, vestuário, escolas de idiomas, produtos de beleza, alimentos, bebidas, entre outros. Eles receberão mais de 150 empreendedores interessados nesse modelo de franchising e terão a oportunidade de conversar com os empresários dos segmentos que mais atendam aos seus interesses.
Segundo o coordenador estadual de Comércio e Mercado do Sebrae/PR, Lucas Hahn, o objetivo é proporcionar um relacionamento que possa resultar no fechamento de negócios entre as partes envolvidas.
“Será um evento destinado à troca de informações e ao networking entre os empreendedores e os franqueadores. Para as empresas, essa será uma chance de conhecer e entender as oportunidades nos mercados locais, além de mostrar para os empreendedores quais são as particularidades para a abertura dos negócios”, explica.
Para auxiliar quem tem dúvidas sobre o modelo de negócios, o Salão contará com o Espaço Sebrae/PR, em que os visitantes poderão receber orientações sobre processos que precisam cumprir para adquirir uma franquia.
Perfil
A franquia representa uma porta de entrada para pessoas que desejam empreender pela primeira vez, seja por necessidade ou por oportunidade. Outro perfil muito comum é o de empresários que querem expandir seus negócios e diversificar seus ramos de atividades. Segundo o consultor do Sebrae, isso se deve à redução do risco para o empreendedor.
“Você já tem uma base instalada, uma gestão estruturada em prática. A partir de um modelo já estabelecido e de informações estratégicas adicionais, você pode replicar isso em outro mercado com condições muito próximas. Existem outros fatores que influenciam, mas há uma chance maior de ser um negócio bem-sucedido, uma vez que se trata de um modelo que já foi testado e aceito pelo mercado”, explica.
Números
O Paraná possui atualmente 210 empresas franqueadoras em 12 setores produtivos. Desses, 72% são de micro ou pequeno porte, de acordo com o Sebrae/PR. O Grupo Boticário é o que conta com mais franquias no Estado, com um total de 3.806 unidades. Nacionalmente, esse setor conta com 2.877 franqueadoras e um faturamento total de R$41,4 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Apenas em 2018 o crescimento foi de 8,4%.
Confira os franqueadores presentes no Salão de Franquias, em Curitiba
Açaí Beat
Alfa Franquias
Alles Blau
Anjos Colchões
Arabi’s Esfiharia
Aroma e Brilho
Bangalô dos Pastéis
Beetools
Caverna do Dino
Chá e Arte
Chls
Costa Oeste Containers
Dog King
Dzortea
Emporium da Beleza
Enzo Milano
Gauchurrasco
Instituto Mix
Italínea
Lugano Chocolates
Mais 1
Nanu Poke
Novodenovo
Orthodontic
Pet Mais Vida
Pijama In Box
Ponto TV
Portal da Cidade
Smart Cabine
Spa da Pele
Thunders Truck
Upvet
Washington Franchising