Samsung, Claro e Gupy lideram ranking das empresas que mais traduzem conteúdos para a Língua de Sinais no Brasil

Com o Hand Talk Plugin, essas companhias se destacam ao tornar sites mais acessíveis para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, avançando na inclusão digital no Brasil

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, sendo 10 milhões com deficiência auditiva. Apesar desse número expressivo, apenas 39% consideram que os sites das empresas atendem às suas necessidades de navegação, de acordo com o Panorama de Acessibilidade Digital, estudo elaborado pela Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital, em parceria com o instituto Opinion Box. O tema ganha ainda mais relevância em setembro, mês em que se celebra o Setembro Surdo, dedicado à valorização da comunidade surda e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Diante desse cenário, algumas empresas vêm se destacando em iniciativas para tornar a navegação digital mais inclusiva. A seguir, estão as três companhias que mais traduziram conteúdos para Libras por meio do Hand Talk Plugin, solução da Hand Talk que transforma sites corporativos em ambientes mais acessíveis, oferecendo recursos assistivos como a tradução para a Língua Brasileira de Sinais.

1. Samsung
Samsung aparece como uma das protagonistas no cenário da acessibilidade digital, com 345 milhões de palavras traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais por meio do Plugin. O número reflete o compromisso da companhia em integrar inovação tecnológica e inclusão, pilares centrais da marca.

2. Claro 
A Claro também figura entre as organizações que mais investem em acessibilidade digital, com 295 milhões de palavras traduzidas. A operadora reforça, assim, sua estratégia de democratizar o acesso à conectividade, garantindo que a inclusão digital chegue a diferentes públicos.

3. Gupy
A Gupy, plataforma número 1 de gestão de capital humano, já soma 46 milhões de palavras traduzidas em Libras com o Hand Talk Plugin. Desde o início da parceria, em 2021, a empresa tem se consolidado como referência em acessibilidade digital no setor de recrutamento, alcançando o primeiro lugar no ranking de websites mais traduzidos da Hand Talk em 2023.

Tecnologia e inclusão caminham juntas

A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar barreiras de comunicação por meio da tecnologia. Premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), a startup é pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade.

Em 2024, atingiu a marca de 3,3 bilhões de palavras traduzidas. Além de Claro, Samsung e Gupy, companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, Sodexo e PwC também fazem parte de sua carteira de clientes. No início de 2025, a Hand Talk foi adquirida pela Sorenson, líder global em soluções de comunicação para pessoas surdas e com deficiência auditiva e uma das maiores empresas de tradução do mundo.

Facebook
Twitter
LinkedIn