Search Funds impulsionam nova geração de líderes empresariais no Brasil

Nos últimos anos, uma nova geração de empreendedores tem transformado o cenário do mercado de Search Funds, impulsionando inovações e desafiando as formas tradicionais de gestão e aquisição de empresas. Esses jovens profissionais, muitos deles formados em instituições de ponta e com experiência em startups e tecnologia, têm trazido uma nova mentalidade para o modelo de investimento, que visa identificar, adquirir e crescer pequenas e médias empresas já estabelecidas.

Mas o que são Search FundsSearch Funds são veículos de investimento criados por empreendedores que, com o apoio de investidores, buscam adquirir uma empresa com potencial de crescimento. Ao contrário de private equity, o foco aqui está em identificar empresas de pequeno e médio porte, geralmente familiares ou com gestão fragmentada, e alavancar seu crescimento por meio de uma gestão mais profissionalizada e eficiente.

Um exemplo entre esses jovens empreendedores é Caio Nascimbeni. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo e com MBA com Distinção pela London Business School, foi o responsável por encontrar e conduzir a oportunidade de compra da Syonet pelo fundo de investimento Atlante Capital. Após a compra, Caio assumiu o posto de CEO na Syonet e hoje comanda as ações do maior sistema de CRM dedicado a concessionárias de veículos do País.

“A função de um jovem empreendedor no mercado de Search Funds é trazer uma mentalidade inovadora e tecnológica para um setor que tradicionalmente seguia caminhos mais conservadores. É importante ter uma visão de crescimento ágil e utilizar tecnologias de ponta como IA e Machine Learning para encontrar as melhores oportunidades em empresas promissoras, avaliando seu potencial de crescimento a curto e longo prazo”, explica Caio.

“Essa revolução neste mercado está apenas começando, e o potencial para crescimento no Brasil e no mundo é enorme. O desafio agora é acompanhar o ritmo de inovação e se adaptar às novas oportunidades que surgem em um cenário de negócios em constante evolução”, finaliza Nascimbeni.

Outro caso de um empreendedorismo jovem voltado para o mercado de search fund é Gabriel Ronacher, empreendedor e sócio gestor do fundo Arco Capital, principal investidor da Agger, parceira de corretores de seguros com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, empresa que atua desde 2021 como CEO. Com formação em engenharia, Gabriel iniciou a carreira no mercado tradicional de empresas privadas brasileiras, mas conheceu a possibilidade do search fund no MBA pela Universidade de Cambridge.

O executivo afirma que essa forma de investimento está diretamente ligada ao seu propósito de vida. “Sai do tradicional para reativar meu lado empreendedor. O mercado de search fund requer um olhar apurado para a capacidade de crescimento sustentável das empresas e foi justamente isso, unido a uma equipe forte e dedicada, que me fez escolher estar todos os dias na Agger”, conta. Além de Gabriel, a Arco Capital tem entre seus investidores nomes como Raphael Klein (Kviv Ventures), Guilherme Bonifácio (cofundador do iFood) e Diego Libanio (cofundador do Zé Delivery).

Já para Ana Carolina Gozzi, CO-CEO do Compre & Alugue Agora (CAA), startup que conecta profissionais do setor imobiliário com clientes que desejam comprar, vender ou alugar imóveis, uma mulher da Geração Z, exemplifica como empreendedores estão transformando um mercado tradicional como o imobiliário com a mentalidade dos Search Funds. “O CAA foca em profissionalizar a gestão e digitalizar processos, aplicando estratégias modernas para maximizar o potencial de negócios no setor. Apostando em tecnologias emergentes, a empresa utiliza análise de dados e automação para otimizar operações e criar valor. Essa abordagem ágil e eficiente tem permitido ao CAA não apenas aumentar a competitividade de seus parceiros, mas também valorizar os profissionais do setor, trazendo mais transparência, eficiência e reconhecimento ao trabalho dos corretores de imóveis e imobiliárias”, explica a executiva.

Mercado Global 

O interesse pelo modelo de Search Funds tem crescido globalmente. De acordo com um estudo da Stanford Graduate School of Business, o número de Search Funds tem aumentado em ritmo acelerado, especialmente fora dos Estados Unidos. Países como Brasil, Espanha e México têm visto uma proliferação desse tipo de veículo de investimento, com um aumento significativo no número de jovens liderando esse movimento.

No Brasil, onde pequenas e médias empresas desempenham um papel vital na economia, o modelo tem ganhado tração. Jovens empreendedores estão aproveitando a oportunidade de transformar negócios familiares ou empresas que, devido a gestões mais tradicionais, ainda não exploraram todo o seu potencial. Ao profissionalizar a gestão e adotar novas tecnologias, eles conseguem elevar essas empresas a novos patamares, beneficiando não só seus investidores, mas também a economia local.

No entanto, essa revolução não vem sem desafios. Embora o modelo de Search Funds tenha se popularizado, muitos investidores ainda preferem o caminho mais tradicional do private equity ou venture capital, onde os riscos e as recompensas são mais claros. Assim, os jovens empreendedores precisam não só provar a viabilidade de seus projetos, mas também convencer investidores de que suas abordagens inovadoras são eficazes.

Facebook
Twitter
LinkedIn