*por Daiana Roberta Wahldrich, coordenadora comercial da Microservice
O segmento tecnológico mundial tem passado por um crescimento exagerado, fomentado pela pandemia. Portanto, nos dois últimos anos, mais especificamente, pudemos ver uma explosão de novas ideias, softwares, hardwares e novos conceitos disponíveis.
De acordo com a WGSN, haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados nos próximos anos, e 75% da população mundial acessando a internet. Sendo assim, a hiperconectividade deve propiciar muito mais rapidez nos processos e na comunicação entre pessoas e empresas.
Porém, a TI não opera sozinha. Além de ideias inovadoras e uma boa equipe operacional, o empreendedorismo no segmento deve englobar um eficiente time comercial. Para que, em 2023, o segmento responsável pelo atendimento e fidelização do cliente, vendas e pós-vendas, tenha sucesso contínuo, é possível destacar algumas tendências para aplicar na empresa.
Consolidação do trabalho híbrido
Este tende a ser o principal modelo de atuação no futuro. Um estudo da Gallup apontou que cerca de 53% dos colaboradores desejam uma cultura híbrida, enquanto 24% esperam trabalhar totalmente remoto, o que indica que grande parte dos trabalhadores busca flexibilidade e maior autonomia.
Desta forma, ferramentas que suportem o trabalho assíncrono, assim como a criação de políticas híbridas e tecnologias capazes de automatizar processos e garantir a segurança de dados e da infraestrutura das empresas, devem estar entre as principais pautas para 2023.
Mais atenção ao processo de vendas
Vendas e marketing mais eficazes, melhor atendimento ao cliente, cadeias de suprimentos mais eficientes, produtos e serviços mais alinhados às necessidades do cliente e processos de fabricação simplificados. Em 2023, as barreiras para acessar estas características serão menores do que nunca: é a previsão de Bernard Marr, futurista e influenciador nas áreas de negócios e tecnologia.
As tendências devem ser aproveitadas tanto por empresas tradicionais como por aquelas que já nasceram digitais, já que visam potencializar propostas de valor, incrementar a experiência do cliente e fomentar a inovação de forma contínua.
Segurança da informação
As batalhas enfrentadas por este segmento da tecnologia são contínuas e não devem retroceder. As ameaças devem se multiplicar, portanto cabe ao gestor de TI estar atento às melhores práticas para manter os dados da empresa, de seus clientes e funcionários sempre protegidos, utilizando as melhores ferramentas e soluções.
De forma mais estratégica, plataformas de nuvem do setor são as soluções oferecidas para o segmento para o futuro próximo. São uma combinação de Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). Juntas elas fornecem recursos modulares específicos do setor para dar suporte a casos de uso de negócios exclusivos.
As empresas podem usar os recursos presentes nas plataformas em nuvem do setor como blocos de construção para compor iniciativas de negócios digitais exclusivas e diferenciadas, proporcionando agilidade, inovação e tempo reduzido de lançamento no mercado, evitando o aprisionamento. Até 2027, o Gartner prevê que mais de 50% das empresas usarão plataformas em nuvem do setor para acelerar suas iniciativas de negócios.
Olhar além da tecnologia
O S da sigla ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que remete à sustentabilidade, deve estar cada vez mais em evidência, ultrapassando todas as tendências tecnológicas estratégicas para o próximo ano.
CEOs ouvidos pela Gartner declararam que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades dos investidores, depois de lucro e receita. Sendo assim, questões ligadas à sustentabilidade e ESG devem ser o foco dos investimentos ligados à soluções inovadoras.
Entregar tecnologia apenas por entregar não é mais suficiente. Será imprescindível considerar, antes de fazer qualquer investimento, como isso pode impactar as regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG). E vale lembrar que toda construção, investimentos e inovação deverão ter sempre o olhar e preocupações dedicados a fatores que permeiam o tema cibersegurança.
Tendências tecnológicas são grandiosas e sempre têm grande impacto sobre o mercado, além da privacidade de dados, que vai ser um dos maiores temas abordados pelo setor no próximo ano.
É possível concluir que 2023 será um ano de transformações, que vai aliar alta demanda de tecnologia acessível de qualquer lugar, com a necessidade de investimentos voltados à segurança da informação e privacidade dos dados.
Sobre a Microservice – Com três décadas de atuação, mais de 950 clientes e presença em todo o país, a Microservice é uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft. Tem sede em Blumenau (SC) e conta com uma equipe de especialistas que analisam e propõem as melhores tecnologias para otimizar o modelo de negócio de cada cliente.