Segurança jurídica ajuda startups a driblar diversidades

Por Ricardo Capucio, Head of M&A Qualifica Cursos

De uma maneira geral, uma startup diferencia-se de uma empresa tradicional por ser voltada para a inovação, ou seja, por buscar resolver um problema por meio de criações que possam corresponder ao momento certo de mercado. Contudo, para isto, precisa estar calcada em um modelo de negócio que apresente o sucesso não apenas de forma momentânea, mas também a longo prazo.

E é aí que entra a grande questão que estamos vivendo na atualidade, pois a crise que assola o parque tecnológico no Brasil advém de projetos que não corresponderam à segurança no futuro. O que é para os olhos de quem está investindo um risco. Mas, se vivemos a “sociedade líquida de Bauman”, que garantias podem ser levar à seguridade?

Como advogado e diretor de M&A da edtech Qualifica Cursos, tenho como exemplo prático a minha própria realidade vivida aqui. Para nós, o ano de 2022 foi de muitas conquistas e crescimento. Em meio aos fantasmas que assombram o mercado, “The Great Resignation” (“A Grande Renúncia”) e “Quiet Quitting” (“Desistência Silenciosa”), movimentos iniciados nos Estados Unidos e que ganham força no Brasil, conquistamos 13 sócios na operação stock options.

Além de retermos talentos na equipe, essas pessoas optaram pela aquisição de ações do negócio porque acreditam na solidez do investimento. Creio que parte dos créditos desta conquista corresponde à segurança jurídica que oferecemos, além da nossa própria trajetória que nunca contou com investidores externos. Ou seja, a nossa equipe conhece bem a cultura organizacional.

Fomos premiados por dois anos consecutivos pelo Great Place to Work, em 2021 e 2022, o que nos certifica o caminho da prosperidade interna. Além de termos obtido 78 pontos concedidos pelos usuários nas lojas de aplicativos, que pelo Net Promoter Score (NPS) é resultado considerado excelente na média mundial desta metodologia de avaliação.

Outra avaliação por público anônimo do setor de telecomunicações, realizada pela revista RTI no final de 2022, nos elegeu a Melhor SVA do ano. De acordo com a premiação, o reconhecimento é do mercado ISP que considera esta plataforma de educação uma ferramenta de grande impacto social e adesão de clientes. A Qualifica Cursos é uma edtech mineira que conquistou mais de 300 provedores e ultrapassou a margem de 6 mil empresas atendidas no Brasil.

A segurança para conquistar novos investidores é um trabalho complexo, mas que consegue refletir credibilidade a longo prazo que, inclusive, ampara-se na tutela jurídica para garantir a estruturação das operações. Isto com certeza aos olhos de quem quer investir certifica a confiança.

Sobre Ricardo Capucio
Ricardo Capucio Borges é advogado com vinte anos de experiência em direito das tecnologias e propriedade intelectual, especialmente em estruturação de operações de fundraising, fusões, aquisições e novos negócios. Atualmente, é responsável pelas relações com investidores na Qualifica.

Sobre a Qualifica

Empresa especializada em educação, tecnologia e inovação, a Qualifica Cursos possui MBA e mais de 170 conteúdos de desenvolvimento profissional e pessoal, focados nas necessidades atuais e futuras do mercado..

Facebook
Twitter
LinkedIn