Desde que chegou à capital paulista, no início de 2015, a Da20 Cenografia, que há 15 anos está no mercado, quintuplicou seu faturamento e chegou a R$ 4 mi e 200 mil, em outubro deste ano. Proveniente de Salvador, o empreendimento tem em seu portfólio grandes trabalhos concretizados e a expectativa é de que 2016 seja um ano ainda mais produtivo. Dirigido por André Cruz, seu sócio-fundador, a empresa surgiu a partir de uma insatisfação do profissional com o formato do mercado de cenografia no Nordeste.
Autodidata, André Cruz iniciou a carreira como ajudante em teatros da Bahia, ambiente no qual começou a ganhar espaço para expandir seu talento. Nessa época, o trabalho de cenografia nos teatros era muito desvalorizado e as condições de emprego ruins. André, então, foi pioneiro na formalização da profissão, com a criação de cursos profissionalizantes e a luta pela regulamentação das condições de trabalho. Foi então que iniciou um novo modelo de execução em cenografia na Bahia.
Em pouco tempo, o cinema entrou em seu currículo, além de comerciais publicitários, decorações de rua, minisséries para TV e, mais recentemente, espaços temáticos e parques de diversões. A empresa sustenta a missão de entregar soluções em cenografia, em qualquer parte do País, sem medir esforços, a fim de realizar o sonho proposto por qualquer projeto. Em seus planos, o empreendimento pretende ser uma empresa reconhecida nacional e internacionalmente por sua criatividade e capacidade de criar soluções cenográficas de excelência, e uma das mais desejadas para se trabalhar, ao oferecer as melhores condições para o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe.
A empresa respeita os seguintes valores: segurança dos colaboradores, verdade e transparência, excelência no atendimento, fidelidade aos princípios da marca, conformidade à legislação do setor e respeito à diversidade. Este último valor se configura como um diferencial da empresa, que abriga em sua equipe uma multiplicidade de gostos, costumes e culturas.
Trabalhos realizados
No setor de teatro, a empresa já trabalhou com a Companhia Teatro Oficina, na turnê “Dionisíacas”, e executou a cenografia das peças “O Sumiço da Santa” e “Drácula”; no cinema, a Da20 realizou a cenografia de cenas que se passaram na Bahia ou em Pernambuco, dos filmes “Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou”, “Irmã Dulce”, “Reza a Lenda”. Com relação às minisséries, o empreendimento realizou trabalho em “Ó Paí, Ó”, “O Canto da Sereia”, essas duas em cenas que se passavam na Bahia, e “Amores Roubados”, em Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas. A Da20 também acumula, em seu portfólio, peças publicitárias para a Avon, TAM, Schin, Brahma e Garnier; além de projetos cenográficos de Live Marketing para a Antárctica Sub Zero, Odebrecht e Gerdau.
Dentre os eventos, a empresa já realizou a decoração de Carnaval e de Natal no Pelourinho (Bahia) e a cenografia do Festival de Primavera, na Bahia. Na área de parques e atrações, a empresa tematizou a Vila do Neymar Jr., o Clube da Claudinha Leitte e projetos da Mauricio de Sousa AO VIVO. Também executou o projeto cenográfico da Chácara Turma da Mônica, do novo Parque da Mônica, de uma atração do Aldeia das Águas Park Resort e assumiu a montagem das pracinhas temáticas da Turma da Mônica, instaladas em shopping centers do Brasil. Também trabalhou em três stands da Mauricio de Sousa Produções, em exposições, e em uma banquinha de assinatura da Panini.
Acumula, ainda, experiência internacional, com a cenografia da Festa dos Tabernáculos em Israel.
Prêmios
Como reconhecimento por seu trabalho e esforço na área de cenografia, André Cruz já recebeu o Prêmio HotShop, Prêmio Olho de Boi e Festival Nacional de Cinema da Diversidade.
Projeto Social
Desde sua criação, a Da20 tem um forte comprometimento com a classe trabalhadora, e realiza projetos sociais nesse sentido. O Peneira – conjunto de cursos profissionalizantes criado pela empresa – já formou trabalhadores que, hoje, atuam no setor cenográfico. Esse projeto era ativo na Bahia, com o incentivo financeiro do governo. A partir de 2016, o Peneira será trazido a São Paulo, para capacitar profissionais interessados nas áreas de carpintaria, serralheria, pintura, montagem e todo os serviços que envolvem o processo de produção da cenografia.
*Foto: Laboratório Peneira