A Fibracem, empresa que atua no segmento de comunicação óptica há mais de 20 anos, aumentou, entre 2012 e 2015, 102% seu faturamento. Mesmo com a crise econômica nacional, somente no ano passado a empresa obteve um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
“A demanda por fibra óptica é crescente, principalmente por pequenos e médios provedores. A tecnologia apresenta maior banda, flexibilidade, estabilidade e melhor custo-benefício”, explica Carina Bitencourt, diretora de marketing e qualidade da Fibracem. Desde 2014, foram comercializados mais de 6.675.046 metros de cabos de fibra óptica, quase 67 mil quilômetros.
Em relação às linhas da empresa, o faturamento de cabos ópticos cresceu 29,8% e as caixas de emenda 27%. Nas regiões, o sul obteve 45,19% a mais de faturamento, seguido pelo sudeste (33,16%), nordeste (14,55%), centro-oeste (4,95%) e norte (2,25%).
Para 2016, a Fibracem espera que os mais de R$ 1,2 milhão investidos em máquinas, consultorias e homologações de produtos continuem a elevar a produtividade. Com maior capacidade produtiva a empresa espera elevar sua presença no Sudeste em 25% e no Nordeste em 40% focando em parcerias e força de venda própria nas regiões citadas. Além de participar de eventos nessas regiões, ainda no 1° semestre uma filial será inaugurada em São Paulo para dar o devido suporte a demanda desse estado.
A equipe de engenheiros já está desenvolvendo novos produtos para homologação ainda no 1° semestre, sãos itens para redes FTTH e novos modelos de cabos ópticos para atender a demanda impulsionada pelas cidades digitais e projetos como o PNBL.