Só no último ano, mais de 36,6% das mulheres impactadas pelos projetos sentiram que seus negócios evoluíram em estágio de maturidade
Segundo dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), principal levantamento global sobre empreendedorismo, hoje, o Brasil é o 7° país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Atualmente, existem cerca de 52 milhões de pessoas empreendedoras no país, dessas, 57% são mulheres. Com o objetivo de levar formação qualificada para essas empreendedoras, a Semente Negócios, empresa que desenha soluções que valorizam a vida, executou 11 programas exclusivos para o público feminino em 2022. Ao todo, 2.106 mulheres foram impactadas.
Um dos programas foi o Sebrae Delas Mulher de Negócios, uma iniciativa do Sebrae Nacional, em que a Semente foi responsável técnica nos estados SC, MS e ES. O programa buscou capacitar mulheres para empreender por meio de uma metodologia que foca em três pilares: desenvolvimento pessoal, empreendedorismo e rede de relacionamento nos negócios. Ao fim da trilha no ES, por exemplo, a quantidade de negócios que já realizavam vendas cresceu 45,5%, e 9,6% dos negócios não formalizados se formalizaram ao longo da jornada.
“Apesar de as mulheres representarem uma boa parte das pessoas empreendedoras do Brasil, elas ainda enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho e nos negócios. Entre as principais estão a conciliação de responsabilidades, falta de apoio e problemas em estabelecer o negócio. Só no último ano, 75,8% do público atendido pela Semente foi de mulheres que participaram de programas com as nossas trilhas de desenvolvimento”, afirma Alline Goulart, diretora de operações na Semente.
Outro projeto foi o Empreenda como uma Mulher, que teve por objetivo capacitar 500 mulheres da cidade de Porto Alegre e Região Metropolitana, por meio de ferramentas teóricas e práticas de empreendedorismo e gestão. No fim da jornada, aproximadamente 47,9% das mulheres formadas já realizavam vendas com seus negócios, contra 28,4% no início. Além disso, 11,4% dos negócios não formalizados iniciaram um movimento de profissionalização, saindo da informalidade e fazendo a retirada do CNPJ.
“Num contexto em que o apoio ao desenvolvimento de lideranças femininas nos negócios e nas organizações é tão importante, a Semente desenvolveu uma unidade de negócio focada nesse público e tem investido em programas só para elas”, explica Josy Santos, líder da Unidade de Negócio Mulheres e Inovação na Semente. “Nosso propósito é gerar prosperidade e nossos programas são desenhados para isso. Só no último ano, 36,6% das mulheres impactadas pelos programas de liderança e empreendedorismo feminino autodeclaram que seus negócios evoluíram de estágio de maturidade por meio da nossa metodologia. Ficamos extremamente felizes com esse resultado! Queremos capacitar, treinar e ajudar mulheres de todos os cantos. Apoiar essas empreendedoras e líderes para que sejam inspirações para outras mulheres e meninas, tornando seus negócios mais sustentáveis e gerando impacto positivo para o ecossistema e para a vida de todas”, finaliza Josy.