Com apoio a quase 3 mil pessoas, a empresa destaca empreendedorismo feminino e projetos voltados para estratégia de inovação
A Semente, empresa de consultoria e educação empreendedora que capacita pessoas, organizações e companhias a inovar com propósito de gerar prosperidade, anuncia que fechou o ano de 2022 com crescimento próximo de 80% no faturamento, comparando com o mesmo período de 2021. Durante o ano foram executados 58 projetos com impacto de quase 3 mil empreendedores e empreendedoras. Ao todo, foram realizadas parcerias com grandes nomes como Mercur, Sebrae RS, Prefeitura de Porto Alegre, Coca-Cola FEMSA e outros.
E os benefícios desse apoio para quem empreende são inúmeros, tanto para os negócios, quanto para a economia do Brasil, como um todo. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2021, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), mostra que os pequenos negócios continuam desempenhando importante papel na sociedade. Em um ranking que avalia a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), entre 47 nações, o Brasil ocupa a quinta posição, subindo para o quarto lugar quando analisados apenas a América Latina e Caribe.
“Sabemos que essas pessoas impactam positivamente a comunidade em que estão inseridas, e nossas iniciativas têm isso em comum com o mercado. Nos preocupamos em tornar os processos mais humanos com a valorização da vida por meio da inovação, que difere no meio de acelerar os negócios e, consequentemente, no tipo de impacto que conseguimos gerar como resultado dessas iniciativas”, afirma o CEO da Semente, Marcio Jappe.
Ainda durante o ano passado, a Semente começou a consolidar a criação de suas Unidades de Inovação Corporativa, Aceleração, Empreendedorismo Feminino e Empreendedorismo Periférico, com serviços e produtos para clientes. Em 2022, o carro-chefe foi voltado para mulheres empreendedoras, com 11 projetos do segmento e mais de duas mil pessoas impactadas.
Outro destaque do período foram os projetos voltados em estratégia de inovação, que visam a criação e execução da metodologia e modelos de gestão para organizações que querem inovar, promovendo a transformação cultural e digital de maneira consistente. Neste sentido, em 2022, a Semente realizou 11 projetos deste tipo. “Foram realizadas parcerias com a Mercur, que junto da Semente trabalhou importantes etapas de conceituação, alinhamento e estruturação da estratégia do novo centro de inovação da empresa, a Vóka; com a Coca-Cola FEMSA, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae RS, na capacitação de mulheres empreendedoras das regiões metropolitanas da cidade, além de programas bem-sucedidos como o Startup Nordeste e o Inova Amazônia”, diz o sócio-diretorda empresa, César Costa.
Para 2023, a companhia espera crescer ainda mais e impactar positivamente as organizações, institutos e fundações, e respectivamente o futuro da sociedade. “Nosso objetivo para os próximos 12 meses é propagar a ideia de que a inovação é o futuro e a valorização da vida visa desenvolver pessoas na sua capacidade de resolver os problemas que existem hoje nas companhias e processos. Lideranças cada vez mais abertas a falar do assunto são aquelas que se veem tendo maior participação no futuro, contribuindo para o bem-estar social das pessoas”, finaliza o CEO da Semente.