Valor é equivalente a pouco mais de 15% de todo o faturamento previsto para o varejo brasileiro em 2011
Os shoppings em operação no país devem faturar neste ano cerca de R$ 109,1 bilhões, o equivalente a pouco mais de 15% de todo o faturamento previsto para o varejo brasileiro em 2011. Os números fazem parte de uma pesquisa sobre o mercado divulgada pelo instituto de pesquisa Ibope Inteligência nesta terça-feira.
Diariamente, são 8,7 milhões de consumidores circulando pelo shoppings brasileiros. A média de visitantes por shopping é de cerca de 23 mil pessoas por dia. Em 2010, o lucro ficou em R$ 89,5 bilhões, valor equivalente a 14% do faturamento total do setor varejista.
Também no ano passado, 381 shoppings operavam no Brasil. Ao contar os lançamentos de 38 novos shoppings em 2011, o número de centros de compra deverá chegar a 419 até o fim do ano. No ano que vem, a pesquisa diz que outros 47 shoppings devem ser inaugurados.
O levantamento aponta que os shoppings estão sendo construídos no interior do país, fora dos grandes centros urbanos. Contabilizando os lançamentos dos próximos dois anos, 27 cidades com população abaixo de 600 mil habitantes terão seu primeiro shopping.
A região Norte é aquela que mais se destaca na evolução desse mercado nos próximos três anos, com ampliação de 72% da base instalada. O Sudeste vem em seguida com aumento de 29%, seguido do Nordeste com expansão de 20%. As regiões Centro-Oeste e Sul, respectivamente, terão aumento de 16% e 15%.
Até mesmo a densidade foi calculada no estudo. Nos grandes shoppings, o número é de 0,7 pessoa por metro quadrado. Nos de tamanho médio, a densidade é de uma pessoa por metro quadrado. Já nos pequenos, essa quantidade é de 1,9 pessoa para cada metro quadrado.