Evento que acontece em Porto Alegre até amanhã (6/5) reúne startups, fundos de investimentos com a presença de mais de 10 mil pessoas, vindas de 76 países
“Conexão” é a palavra chave do South Summit Brasil, evento global de empreendedorismo e inovação que se realiza em Porto Alegre desde quarta feira e vai até amanhã. Com a presença de mais de 10 mil pessoas, vindas de 76 países, o evento apresenta 450 palestrantes. Também participam do evento 990 startups, 12 unicórnios (startups que alcançaram um valor de mercado superior a US$ 1 bilhão) e 89 fundos de investimentos que têm em carteira US$ 62 bilhões para investir na América Latina.
Os temas abordados vão desde o intraempreenedorismo dentro de uma empresa até novas moedas e Inteligência Artificial. Veja a seguir um resumo das apresentações que ocorreram no primeiro dia do evento:
1 – Intraempreendedorismo como um motor para a Inovação.
Palestrante: Zaima Milazzo, Diretora de Inovação da Algar Telecom.
Para ela, o intraempreendedorismo é a prática dentro da inovação que cria e gera valor dentro da empresa. Na Algar Telecom o intraempreendedorismo acontece a partir de três etapas:(1) Programa de orquestração da inovação. (2) Traçar objetivos claros e relevantes. (3) um plano de incentivo para o reconhecimento do colaborador.
2 – Disrupção através de dados
Palestrantes: Ana Carla Martins Netto, COO (Chief Operations Officer), Meta.
“Não há, hoje, tomada de decisão sem embasamento de dados”, disse Ana Carla Netto, Meta Para ela, o varejo está sempre em busca da transformação digital, mas para isso acontecer precisa haver uma mudança de comportamento na cultura das empresas. “São as pessoas que fazem as mudanças e conseguem traduzir dados em ações. As oportunidades entre varejo e o chão da loja são muitas, 60% das oportunidades de vendas acontecem nas lojas e isso precisa ser medido para aumentar o sell out e estratégias de vendas”, observou.
3 – Impulsionando as oportunidades em Investimento de Impacto
Palestrantes: Maria Rita Spina Bueno, Diretora Executiva, Anjos do Brasil; e Daniel Izzo, CEO Vox.
Este painel discutiu o papel dos investidores no desenvolvimento socioeconômico.
“Além do impacto, as empresas devem olhar para a diversidade. Empresa diversa, com formações diversas para resolver os problemas reais”, defendeu Maria Rita Spina Bueno.
“Investimento de impacto significa colocar seu dinheiro em empresas que geram resultados ambientais e sociais positivos, ao mesmo tempo em que tenta obter retornos financeiros significativos”, defendeu por sua vez Daniel Izzo.
4 – Novos Modelos de Marketplace
Palestrantes: Carlos Formigari, Diretor Executivo, Itaú Unibanco; Eduardo Abreu, Vice Presidente de Novos Negócios, Visa do Brasil; Elinton Bobrik, fundador e Ceo, LL loyalty.
Os novos modelos de banco e varejo vieram mudar o modelo antigo. Agora, a competição não é mais o foco, mas sim o crescimento individual, o compartilhamento de tecnologias para crescimento mútuo de empresas. Ou seja, modelo colaborativo. O foco agora é no user experience, melhorando as plataformas para ter novas pessoas utilizando o marketplace, que ainda compram de forma analógica nas lojas.
Por fim, checkout será o fator mais relevante para os bancos, bandeiras de cartão e varejo, já que mais novas criptomoedas, nft e blockchain entram no mercado. Oferecer um checkout multi moeda é imprescindível.
“50% dos marketplace já são multimoedas, a mudança está no check-out” Elinton Brobrik, LL Loyalty
5 – Cultura Analítica
Palestrante: Ricardo Cappra, fundador do Instituto Cappra de Análise de Dados.
“A cultura analítica tem o objetivo de promover a cultura de dados para desenvolver as empresas e sincronizar a tomada de decisão com dados gerados”, disse Ricardo Cappra. “Estamos na era analítica acelerada de informações transformadas em dados, em uma nova geração de analistas de dados, e consequentemente novos produtos de dados”, reforçou também.
6 – Trailblazing Innovation in the South
Palestrantes: Eduardo Leite, ex-governador do RS; Eduardo Lorea, Numerik; Maria Benjumea, South Summit; José Renato Hopf, South Summit Brasil & 4all; Claudio Gastal, governo do estado do RS.
Esse painel contextualizou o South Summit, o momento da inovação no Estado e a estratégia de futuro.
“Startups com inovação com impacto social é propósito”, José Renato Hopf.
“O South Summit é a cereja do bolo para a inovação em nosso estado”, Eduardo Leite.
“Este evento é uma estratégia da sociedade para desenvolver a inovação no estado” Eduardo Lorea.
“União da sociedade, das empresas, dos partidos políticos e da população para viabilizar esse projeto. Um propósito claro é comum, que gera oportunidades rápidas para todos e deixará legados para a cidade” Maria Benjumea
7 – O Impacto dos Dados através dos Setores
Palestrantes: Maurício Moura, CEO, IDEIA e Tiago Pascoal Filomena, sócio, Finor – Data Science
Foram citados os 3 pilares de atenção em se tratando de análise de dados:
- Cybersegurança: Se gasta muito pouco com tema e é um ponto fundamental para os negócios. China é, hoje, o país que mais investe nessas tecnologias.
- Privacidade dos dados: modelos regulatórios já em vigor em praticamente todos os países. No Brasil, com a LGPD em curso, empresas devem estar atentas e questionar o que estão fazendo com os dados dos clientes.
- Moderação de conteúdo: cada vez maior a pressão para que plataformas de compartilhamento de informações adotem modelos de regular o que postado pelos usuários. E, aqui, se avança na discussão sobre a liberdade de expressão e censura.
Para o futuro:
- Uma pressão crescente para acabar com o oligopólio das grandes empresas de tecnologia, permitindo maior competitividade de diversos players.
- Pessoas com portabilidade de dados. Se um profissional trabalha em empresa x, ele poderá levar consigo esses dados para empresa y. Ou, ainda, produtividade com base nos dados gerados e geridos.
8 – O Poder do Open Fnance
Palestrantes: Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, Diretor Digital Cash Management e Open Finance, Itaú-Unibanco.
O Open Finance é o próximo passo evolutivo do Open Banking. Na palestra, foram apresentadas as diferentes fases desse processo e como o compartilhamento de dados pode provocar o surgimento de novos modelos de negócios, abrindo ainda mais portas que só beneficiarão nossos clientes finais. Cidadãos com mais opções de crédito, acesso a novos produtos e serviços e possibilidade de gestão financeira de suas vidas, tudo em um só lugar.
9 – O Impacto da Inteligência Artificial na vida das Pessoas
Palestrante: Alexandre Del Rey, CEO and Founder, I2AI – International Association of Artificial Intelligence
Estima-se que as tecnologias de IA podem gerar uma economia de US$15 trilhões até 2030.O impacto da IA nos negócios se dá em 5 pontos principais:
- Produtividade: melhoria de processos e otimização de recursos
- Velocidade: algoritmos capazes de acelerar processos e buscar resoluções de problemas de forma mais rápida
- Qualidade: maior eficácia no tratamento e análise de dados. Capacidade de cruzar variáveis distintas para melhores resultados
- Experiência: possibilidade de criação de experiências em massa de forma personalizada, muito graças a tecnologias de realidade sintética.
Sobre o futuro do trabalho com a IA: a substituição de trabalhos mecânicos e maiores oportunidades para empresas melhorem produtividade e competitividade.
SERVIÇO
South Summit Brasil 2022
Data: 4 a 6 de maio
Onde: Porto Alegre (Armazéns 4, 5 e 66 do Cais Mauá)
Horas: 9 às 19 horas
Endereço: Avenida Mauá, 1050 – Centro Histórico