A startup online de viagens customizadas Plot, que atingiu o break-even no terceiro mês de operação, chega ao sexto mês com 400% de ROI, ao oferecer roteiros de viagens e sugestões de destinos personalizados. O casal Raphael Rotta e Manoela Pontual, que criou a consultoria no início do ano, mesmo período em que embarcou para uma viagem pelo sudeste asiático, já traça novos planos para o retorno ao Brasil, como o lançamento de serviços de capacitação em planejamento de viagens e uma roadtrip pelo Brasil.
Com mais de 30 cases em seu portfólio, sendo a maioria fruto de indicação de clientes que usaram e aprovaram o serviço – o que comprova a aceitação do negócio, mesmo em um cenário difícil para agências de viagens tradicionais -, a consultoria encontrou espaço no mercado oferecendo um serviço diferenciado. O planejamento customizado de roteiros tem despertado o interesse inclusive dos clientes que compram passagens e reservam o hotel pela internet, mas não têm tempo ou experiência para planejar o dia a dia da viagem. Além disso, outros fatores que contribuem para o ROI de 400%, são a estrutura enxuta e as parcerias estratégicas com que conta a Plot, desde sua criação, como é o caso da Assessorato Viagens, que faz o serviço de emissão de passagens aéreas, reservas de hotéis, bilhetes de trem etc.
Com três opções de roteiros, a Plot traça um perfil aprofundado de cada futuro viajante com base em suas preferências como clima, transporte e acomodação, além de experiências anteriores, tempo e budget disponíveis. “Acreditamos que a atenção com o briefing fornecido por cada cliente e os cuidados com detalhes, como a própria apresentação do roteiro, são os pontos principais que fizeram nosso trabalho ser reconhecido. Não traçamos apenas roteiros, incluímos também nossas experiências e dicas, como se estivéssemos batendo um papo com os clientes”, finaliza Manoela Pontual.
Sobre o casal e Próximos passos
Ao apostar em um modelo de carreira diferente do tradicional e seguir a vida de nômades digitais, no mesmo mês em que criaram a consultoria, Rapha e Manu iniciaram a Expedição Plot pelo sudeste asiático, onde já percorreram 26 destinos em cinco países diferentes: Tailândia, Malásia, Indonésia, Cingapura e Filipinas. Agora, projetam suas próximas rotas – que incluem países como Laos, Camboja, Vietnã, Butão e Myanmar – e contam o passo a passo da jornada tanto no sitemundoplot.com.br, como nas redes sociais da empresa.
Para o próximo ano, o casal pretende lançar um serviço de capacitação em planejamento de viagem, cujo plano de negócio e viabilidade já está em desenvolvimento, além da segunda edição da Expedição Plot, uma roadtrip pelo Brasil. Outra frente em que passam a investir esforços desde já é a criação de parcerias de conteúdo com marcas.
Processo
A startup possui três tipos de serviço customizados: a escolha do destino – no qual entrega um projeto com até três opções de destino e panorama geral do que fazer no local (R$ 120); o diário – com sugestões e dicas sobre o que fazer no dia a dia no destino escolhido (R$ 20); e o roteiro Premium – que se diferencia dos outros pelo plantão oferecido, no qual o casal fica disponível durante a viagem do cliente (R$ 60) para solucionar possíveis problemas que possam acontecer.