por Acari Amorim
Fazer com que cada empresa, não importa o tamanho, funcione melhor e que consiga antecipar o futuro dos negócios. Esse é o propósito atual da SAP, líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial. Com a marca alcançada de 253 mil clientes em todos os continentes, a SAP abrange desde a operação, a análise executiva e de desktops até dispositivos móveis. A presidente da SAP do Brasil, Cristina Palmaka, explica que o foco maior da empresa é capacitar pessoas e organizações para que possam trabalhar juntas e explorar os negócios com mais eficiência e resultados.
Uma disciplinada corredora de maratonas pelas ruas de São Paulo e de outras cidades, Cristina Palmaka acredita que a inovação aliada à tecnologia é também uma espécie de corrida sem fim para os empreendedores de todos os portes. “É preciso tirar proveito e aplicar da melhor maneira possível os recursos da tecnologia e promover um processo de inovação constante dentro da empresa”, reforça.
Cristina Palmaka observa também que diante do mundo de rápidas mudanças e acúmulo de informações, a simplicidade é o melhor caminho. “O simples se torna cada vez mais necessário. Mas uma simplificação sempre em busca de melhores resultados.”
Para antecipar o futuro e ao mesmo tempo simplificar e facilitar o dia a dia dos empresários, a SAP disponibiliza a chamada “computação em nuvem”, ou seja, cada empresa pode gerenciar o seu negócio sem a necessidade de um investimento significativo na aquisição de equipamentos (hardware) e contratação de gestão de infraestrutura de tecnologia. Embora chamada de computação em nuvem, tudo fica em solo firme. É, na verdade, uma central de serviços de memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores, compartilhados e integrados por meio da internet.
“A utilização de software em nuvem é uma tendência mundial”, observa o vice-presidente de marketing da SAP Southern Latin America (SoLA), Gustavo Amorim. “As empresas estão cada vez mais olhando para isso e a modalidade de compra de software mais infraestrutura, pagando mensalmente pelo uso, como um serviço, é especialmente atrativo aos pequenos empresários”, afirma.
Outro serviço de futuro, mas que já é presente em muitas empresas, é o chamado Big Data, disponibilizado também pela SAP, que consiste na captura e análise de grandes volumes de dados. “As empresas geram milhões de dados diariamente que precisam ser analisados minuciosamente para a melhor tomada de decisão. E isso é uma tarefa praticamente impossível sem a ajuda de uma plataforma tecnológica”, explica Gustavo Amorim. As soluções da SAP, segundo ele, permitem que as empresas extraiam de seus sistemas de dados e até da internet e redes sociais, informação relevante que, de alguma forma, afeta os seus negócios inclusive em tempo real e disponível para dispositivos móveis.
Já a partir deste ano, por exigência do Governo Federal, todas as empresas terão que mudar o gerenciamento de suas obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Será aplicado o chamado eSocial, também conhecido como “a folha de pagamento digital” que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados para o Governo Federal.
A SAP novamente se antecipa e está promovendo adequações no seu sistema de gestão e em aplicações voltadas às áreas de recursos humanos das empresas 2014
para possibilitar uma nova solução, totalmente adequada ao novo eSocial. O SAP eSocial vai permitir que as empresas transmitam suas informações em tempo real para todo o chamado Ambiente eSocial, que reúne Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social, INSS e a Caixa Econômica Federal.
O diretor de soluções da SAP, Alberto Oppenheimer, antecipa que o novo sistema será confiável e indispensável ao empresário. “A nossa solução vai facilitar o cumprimento das obrigações legais, garantindo a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais dos empresários para o Governo, em tempo real”, atesta.
No momento, o empregador tem de prestar informações repetidas vezes, em diferentes formulários e em programas distintos para cada um dos órgãos públicos. O programa desenvolvido pela SAP possibilita a padronização e a integração de cadastros, a redução de riscos de infração de leis e o aumento da produtividade e desburocratização, uma vez que contribuirá para a redução do tempo, para o preenchimento e o envio de dados dos trabalhadores ao Governo.
Alberto Oppenheimer ressalta que a grande vantagem é que a empresa descentralizará essa gestão. “O eSocial da SAP vai permitir, para cada empresa, o desenvolvimento de todos os requerimentos futuros na troca de informações com o Governo, de forma rápida e simplificada.”