Os negócios sustentáveis fazem parte de um novo modelo empresarial, onde produtos e serviços buscam a integração dos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além de estratégias que abrangem todo o ciclo de vida do produto, da escolha da matéria-prima ao descarte. Mais empresas estão entendendo a sustentabilidade como meio importante para melhorar processos, buscar crescimento e agregar valor à suas empresas.
Os programas de sustentabilidade contribuem positivamente para o curto e longo prazo das empresas, trazendo benefícios operacionais e orientados para o crescimento nas áreas de redução de custos e busca de oportunidades em novos mercados e produtos.
À medida que as expectativas sobre responsabilidade corporativa aumentam, as empresas estão reconhecendo a necessidade de agir com sustentabilidade. Comunicação e boas intenções não são mais suficientes, a gestão precisa se certificar de que a estratégia da empresa e os esforços de sustentabilidade estejam alinhados; isso envolve o cumprimento de critérios de ESG – responsabilidade ambiental, impacto social e diretrizes de governança que preservam a ética e a transparência.
São vários os exemplos de corporações que não conseguiram acompanhar esta nova agenda, tornando-se obsoletas por essa razão. Para operar as devidas mudanças na construção de negócios sustentáveis (em todos os aspectos), as empresas se deparam com inúmeros desafios, e mais uma vez, inovar é o único caminho para esta transformação.
Para falar sobre negócios sustentáveis convidamos Adriana Morasco (The LYCRA), Jocimar Faé (The LYCRA), Thiago Hering (Cia Hering), Isabel Carvalho Pinto Humberg (Vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee) e Leonardo Aguiar (Aterra) para uma mesa redonda, com mediação de Tereza Cristina Horn (221 Consultoria).
Neste evento, conversaremos com os convidados sobre estratégias de inovação em prol de negócios sustentáveis, dificuldades neste percurso e resultados conquistados.
Venha participar e interagir conosco pelo Youtube. As perguntas que forem feitas serão direcionadas aos nossos participantes. Nosso encontro está marcado para o dia 27 de julho às 17h.
Tereza Cristina Horn (221 Consultoria)Convidados
Adriana Morasco – Vice-Presidente da The LYCRA Company (América do Sul)
Jocimar Faé – Gerente de Marketing Técnico na The LYCRA Company Brasil (foto)
Thiago Hering – CEO da Cia Hering
Isabel Carvalho Pinto Humberg – Vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee, líder de Comitês de Inovação/ Digital e Marca
Leonardo Aguiar – Head de Desenvolvimento de Novos Negócios e Novas Tecnologias da ATERRA Ambiental
Programação
16h45 – Entrada dos convidados no Stream Yard
17h – Início da Transmissão
17h – Introdução do mediador (inovação e sustentabilidade)
17h15 – Apresentação dos Convidados e Início do Painel
17h40 – Abertura para perguntas do Youtube
17h50 – Encerramento
#Participantes
Adriana Morasco – Vice presidente para a América do Sul da The Lycra Company
ADRIANA MORASCO é Vice-Presidente para a América do Sul da The LYCRA Company, empresa detentora da marca LYCRA®, que vem revolucionando a indústria da moda há mais de 60 anos. Engenheira Têxtil de formação pela FEI, com Pós graduação na FGV e MBA pela ESPM, Adriana construiu sua carreira nas indústrias química e têxtil, desenvolvendo mercados no Brasil e exterior, com passagens pela França e Estados Unidos, sempre atuando nos segmentos de plásticos de engenharia e especialidades químicas. O desafio atual de Adriana no mercado têxtil é guiar a indústria no sentido de uma produção cada vez mais sustentável e estimulando a economia circular, com base no desenvolvimento de novas tecnologias e inovações em fios.
Jocimar Faé – Gerente de Marketing Técnico da The Lycra Company
Formado em Tecnologia Têxtil pela Fatec Têxtil de Americana, pós graduação em MBA de Marketing pela UNIMEP.
Possui experiência em mais de 25 anos em vendas e assistência técnica de filamentos sintéticos e artificiais. Atualmente responde por Desenvolvimento e Marketing Técnico para a América do Sul pela The LYCRA Company.
Thiago Hering – CEO da Cia. Hering
Com formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e vocação para o varejo, Thiago Hering atuou como advogado no escritório Machado Meyer e, há mais de 15 anos, migrou para o setor varejista. Foi proprietário e gestor de 10 operações de franquias da marca Hering, antes de assumir na Cia. Hering a função de Diretor de Marcas, e, posteriormente, Diretor Executivo de Negócios, posição que ocupou de 2019 a 2021, sendo responsável pela gestão das marcas e dos canais da Companhia. Atualmente, Thiago é o CEO da Cia. Hering e, os focos absolutos na experiência do cliente e na digitalização pautam sua liderança.
Isabel Carvalho Pinto Humberg – Vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee, líder de Comitês de Inovação/ Digital e Marca
Advogada formada pela Faculdade do Largo São Francisco (USP), psicóloga formada pela PUC, pós-graduada pela Fundação Getulio Vargas(FGV) e com especialização em técnicas de Mediação. Trabalhou por 12 anos com M&A (fusões e aquisições) em um dos três maiores escritórios de advocacia do Brasil, até tornar-se sócia.
Em 2009 decidiu empreender, fundou o OQVestir, primeiro e-commerce de moda premium do país, que virou líder e referência no segmento, atingido em 6 anos o faturamento de quase R$100milhoes. Em 2015, foi a única indicação feminina ao prêmio Empreendedor do ano da EY. Atualmente é vice-presidente do Conselho do Grupo Malwee, líder de Comitês de Inovação/ Digital e Marca, mentora Endeavor, atua em Conselhos, auxilia novos empreendedores em programas de aceleração e é Co-Founder e CEO da Fashion Code- StartUp que une algoritmo à moda.
Tereza Cristina Horn – mediadora
Graduada em História pela UFMG, com MBA’s em Marketing, Branding, Negócios da Moda pela PUC e cursos na área de Marketing Digital pela ESPM. Depois de ter trabalhado em importantes empresas do setor da moda mineira, iniciou seu próprio negócio em 2006, a 221 Consultoria. Ao longo desses anos já atendeu mais de 100 empresas dos segmentos da moda, beleza e fitness, prestando serviços de planejamentos, de branding, marketing, gestão comercial, além de capacitação de equipes. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisa sobre sustentabilidade e inovação, sendo co-fundadora do Fashion Hub.
#Instituições participantes
The LYCRA Company
A The LYCRA Company está há mais de 60 anos atuando no mercado têxtil de forma ampla e pioneira, desenvolvendo novas tecnologias e agregando valor a cada peça de vestuário que chega ao consumidor final.
A empresa inova e produz fibra e soluções tecnologias excepcionais para as indústrias globais de vestuário e higiene, além de produtos químicos para criar spandex de alta qualidade.
A organização é reconhecida como uma marca forte, com experiência em entender as necessidades do mercado e estar sempre à frente.
Com foco no desenvolvimento de tecnologias de ponta, a The LYCRA busca ter uma forte relação com seus consumidores, de forma a atender suas necessidades do presente, com seus desejos futuros.
A The LYCRA possui uma série de marcas líderes de mercado, como a LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, L por LYCRA®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX®, TACTEL®, e TERATHANE®. Além disso, os ativos da empresa incluem mais de 1.000 patentes e pedidos, mais de 2.300 marcas registradas e cerca de 250 logotipos e marcas exclusivas.
Cia. Hering
A Companhia Hering é uma empresa brasileira especializada em vestuário. Seu principal produto é a marca Hering, no entanto a companhia representa um grupo empresária, que abrange também as marcas Hering Kids, Dzarm e PUC.
Com mais de 140 anos de história, a Cia. Hering é especialista em moda brasileira, uma das principais varejistas da América Latina, com presença em cerca de 700 franquias e 8 mil pontos multimarcas.
A marca possui iniciativas relacionadas à sustentabilidade, com ações direcionadas para:
1. Economia de água;
2. Utilização de tecnologias para melhor aproveitamento de malhas e redução do consumo de energia;
3. Upcycling;
4. Certificação e monitoramento de fornecedores;
5. Tratamento de água e
6. Utilização de energias renováveis.
A marca Hering tem, também, uma longa história de atuação em responsabilidade social. Há 20 anos, é parceira da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, realizada no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). A marca foi a primeira, no país, autorizada a licenciar produtos do conhecido alvo azul.
ATERRA Ambiental
A ATERRA Ambiental é uma startup de Belo Horizonte, que busca, por meio da inovação, desenvolver soluções estratégicas para os processos de gestão e destinação de resíduos. A startup está há mais de 5 anos no mercado, atuando em diversos segmentos de negócio como Alimentício, Metalurgia, Automobilístico e Varejo.
A partir de suas soluções, a ATERRA operacionaliza a negociação de mais de 1.000 toneladas de resíduos por mês. A sua plataforma possibilita o desenvolvimento de rotas de resíduos mais sustentáveis, além da valorização comercial do mesmo, ou seja: ao mesmo tempo que se investe em sustentabilidade, é gerado retorno financeiro para seus usuários.
Data: 27/07 – Terça-feira
Horário: 17h
Duração: 1 hora
Transmissão: Youtube – Fashion Hub
Plataforma de Acesso: Stream Yard
Tema: Negócios Sustentáveis