Treinamentos são despesas e não compensa

Para muitas empresas brasileiras, treinar os funcionários é despesa e não investimento. Os brasileiros recebem em média 16,6 horas por ano de treinamentos, enquanto os americanos recebem em média 31,5 horas – quase o dobro. Os brasileiros trabalham 44 horas por semana, então podemos dizer que o tempo de treinamentos é equivalente a 37,72% das horas trabalhadas em apenas uma semana do ano.

Você trabalha o ano todo e o seu de treinamentos é equivalente a apenas dois dias úteis aproximadamente.

Como você considera a média de 16,6 horas por ano de treinamentos?

(  ) Suficiente.
(  ) Acima do necessário.
(  ) Abaixo do necessário.

Segundo uma pesquisa publicada pela Conference Board, é preciso quatro profissionais brasileiros para produzir o mesmo que um profissional norte-americano. E 2,5 profissionais brasileiros para produzir o mesmo que um profissional sul-coreano e dois brasileiros para um profissional chileno.

Mas, voltando ao assunto do tema, qual a diferença entre despesa e investimento?

Despesa é um gasto necessário para o funcionamento da empresa mas não gera previsão de retorno financeiro. Energia elétrica, impostos, aluguel e salários são considerados despesas.

Investimento é um gasto ou aplicação com previsão de retorno financeiro. Alguns exemplos de investimentos são: aquisição de máquinas para a indústria, qualificação para os funcionários e etc.

Se qualificação é investimento, por qual motivo o tema deste artigo diz o contrário?

Apesar do que dizem ser certo ou errado, eu sempre acredito que o certo é o que acreditamos. Muitos empresários acreditam que treinamentos são despesas e por este motivo não investem. Tudo é opinião, e temos que acreditar no que acreditamos e não na opinião dos outros. Por este motivo o tema deste artigo é treinamentos são despesas e não compensam.

Para finalizar, eu quero deixar uma pergunta para reflexão, uma pergunta inteligente de coaching: com o conteúdo deste artigo, por qual motivo a sua empresa investe pouco em treinamentos?

Jaques Grinberg é empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. Conhece na prática as dificuldades de crescer e manter um time qualificado e motivado. É considerado o maior especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn