Turismo religioso impulsiona negócios tradicionais

Ao invés das já consagradas viagens de compras ou de lazer em praias do Nordeste, o feriado do primeiro de maio foi escolhido por milhares de turistas brasileiros como momento de devoção religiosa. O dia de São José Operário, patrono dos trabalhadores, foi comemorado no santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), com uma celebração que contou com a participação de mais de 6 mil fiéis, em um ritual que une fé e turismo religioso, e que ganha cada vez mais adeptos em todo o País. Localizada na região do Vale do Rio Tijucas, a cidade é reconhecida como a capital catarinense do turismo religioso, sendo a única do País a possuir dois santuários: Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro. O município abriga a história da primeira santa canonizada do Brasil, Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, cuja devoção é responsável pela visita de, pelo menos, 60 mil “turistas peregrinos” por mês ao complexo religioso.

Mas nem sempre a região viveu os dias de prosperidade que o turismo aportou. O cenário só começou a mudar significativamente a partir de 1991, quando Madre Paulina foi beatificada pelo Papa João Paulo II, e a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição deu início ao projeto do santuário, finalizado em 2006. “Não foram poucas as noites geladas em que precisamos nos levantar para oferecer um chá quente aos peregrinos que teimavam em ficar em barracas improvisadas, em busca de uma graça ou para agradecê-la”, revela a Irmã Gertrudes Cadorin, que trabalha há 21 anos no Santuário e viu o cenário mudar depois da beatificação.

Com isso, a atração cada vez maior de fiéis e o incremento de toda uma série de negócios que se desenvolveram em torno do turismo religioso se refletiram em todo o Vale, como um eixo condutor. Restaurantes, hotéis e negócios tradicionais da região, como a produção de vinhos, ganharam um novo impulso. Com a necessidade de qualificação dos prestadores de serviços turísticos, empresários e gestores públicos se reuniram em torno do Sebrae, na capacitação e formatação do turismo na região. Assim surgiu o projeto de turismo cultural e religioso do Vale do Rio Tijucas.

Para Marcos Jaboski, diretor do santuário, o projeto está trazendo benefícios além dos esperados. “Podemos dizer que houve um antes e um depois da nossa adesão ao programa do Sebrae, pois a repercussão das ações focadas em torno do turismo religioso permanecerá por muito tempo, mostrando como é importante pensar a região como um todo”, afirma.

A capacitação dos micro e pequenos empreendedores da região teve início no ano passado, reunindo cerca de 30 empresários, entre os setores de hotelaria, gastronomia, entidades religiosas e órgãos públicos. Os trabalhos foram direcionados ao incremento de vendas, atendimento e adoção de boas práticas, além da promoção de missões técnicas e participação em feiras e eventos. De acordo com Alan Claumann, coordenador estadual da carteira de turismo do Sebrae-SC, a qualificação do segmento turístico da região já pode ser considerada um sucesso. “Em fevereiro, realizamos a 1ª Vitrine Religiosa, fruto dessa etapa inaugural de capacitação de gestores e dos serviços que são oferecidos aos turistas na região. O resultado foi impactante, com a adesão de inúmeros produtores, entre fabricantes de produtos religiosos, artesanais e até cervejeiros, com um retorno de público acima das 10 mil pessoas”, comemora Claumann.

O evento teve a parceria da prefeitura de Nova Trento e representantes dos municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino, além do Governo Estadual e Ministério do Turismo. Durante os três dias do evento foram realizados um congresso de turismo religioso, a feira de roteiros turísticos e produtos religiosos, além de uma vasta programação paralela que incluiu caminhada noturna pelo santuário, apresentação de músicos religiosos, gastronomia típica e degustação de vinhos.

Para Marcos Jaboski, o evento reforçou a ideia de que só a qualificação dos agentes envolvidos com o turismo regional pode gerar mais renda e possibilidades de crescimento para o futuro. “Podemos afirmar que a promoção de encontros para pensar a região, entre empresários de Nova Trento, São João Batista e Tijucas deve persistir como uma prática inovadora e de excelentes resultados”, comemora.

 

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