Dona das marcas Tio João e Meu Biju, a Josapar conta hoje com um amplo portfólio de alimentos exportados para mais de 40 países e ainda atua em outras frentes, como a produção de adubos e fertilizantes
Tradição e qualidade são os pilares de uma das maiores empresas de alimentos do país, a Josapar, que em 2022 completa 100 anos de atuação em território nacional. Fundada em 1922, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a dona das marcas Tio João, Meu Biju, SupraSoy, Tio Mingote e Azeite Nova Oliva é fruto da iniciativa pioneira do imigrante português Joaquim Oliveira, que tão logo chegou ao Brasil e já deu início à construção de sua história, hoje consolidada em níveis internacionais.
Joaquim começa a trajetória da Josapar em 1918, abrindo as portas de seu primeiro armazém; uma iniciativa que lhe trouxe os primeiros ganhos e possibilitou a vinda de seus outros irmãos, que juntos, deram sua contribuição aos negócios da família. Aos poucos, a atuação da empresa foi aumentando e abriram-se novas frentes de atuação em outros estados.
O empreendedor apostou no café como o primeiro alimento a ser comercializado por sua iniciativa, seguido pela distribuição do açúcar, no período da Segunda Guerra Mundial. Vivendo em uma região com muito gado, onde frigoríficos e charqueadas não utilizavam os restos de ossos e cartilagens, ainda neste período, devido à escassez de diversos produtos e matérias-primas, Joaquim e os irmãos adquiriram uma fábrica alemã de colas e resinas desapropriada pelo Governo Federal e passaram a fabricar colas de baixo custo à base dessas cartilagens e, com os resíduos de ossos, lançaram no mercado o novo adubo Supremo.
Mas foi por volta dos anos 50 que os negócios começaram a caminhar para a projeção da liderança no mercado de arroz que conhecemos hoje. A família Oliveira passou a expandir ainda mais sua atuação, por meio da aquisição e arrendamento de terras e granjas, sob o propósito de investir na produção deste alimento, base para tantas culturas ao redor do mundo. Em pouco tempo, o complexo empresarial tornou-se uma Sociedade Anônima.
Em 1953, um ano após o falecimento de Joaquim, o Grupo Josapar se inspira em modelos de negócios do exterior e dá início aos empreendimentos de autosserviço, inaugurando o Supermercado Real, em Porto Alegre/ RS, como uma nova maneira de migrar suas vendas diretamente do balcão para as gôndolas. Em poucos anos, o empreendimento alcança o posto de 5ª maior cadeia de varejo do país, com 78 lojas.
Com a inauguração da Suprarroz, 20 anos depois, nasce a marca de arroz mais lembrada pelos brasileiros em praticamente todas as pesquisas Top of Mind do país, o Arroz Tio João, que hoje conta com um amplo portfólio de produtos que vão desde o tradicional branco 100% Grãos Nobres, passa pelas linhas integrais (como os diferenciados 7 cereais + soja, 7 grãos integrais, 7 grãos integrais + passas de uva), semiprontos, sobremesas, Confeitaria, Padaria e Variedades Mundiais, que reúne os arrozes de maior presença na culinária internacional. Sob o objetivo de expandir sua atuação para o mercado de feijões, pouco tempo depois, em 1986, nasce e consolida-se no mercado a marca Biju, hoje Meu Biju, atualmente também reconhecida por outros alimentos como os arrozes branco e parboilizado, além do integral, o especial para risotos e os 8 grãos integrais.
A partir da diversificação dos negócios como estratégia de crescimento, no ano seguinte (1987) a Josapar investe em uma planta de adubos organominerais e lança o Adubo Organomineral NPK Nº1, um dos mais reconhecidos e de melhor custo-benefício por reduzir a perda de nutrientes dos alimentos cultivados, oferecendo a mesma eficácia dos fertilizantes minerais. Finalmente, em 1995, chega à família de produtos Josapar a linha SupraSoy, que reúne algumas versões de alimentos à base de proteína vegetal de alto valor agregado, sem glúten e sem lactose.
Atualmente, os itens exportados pela Josapar estão presentes em mais de 40 países, entre América do Norte, América Latina, Oriente Médio e África. A empresa possui seis unidades industriais, sendo duas na cidade de Pelotas/RS e as demais em Itaqui/RS, Jaboatão dos Guararapes/PE, Tatuí/SP e Cristalina/GO. A Unidade Vila Princesa, em Pelotas, e a de Itaqui são também para recepção, armazenamento e secagem de matérias-primas, junto às de Santa Vitória do Palmar/RS e Dom Pedrito/RS, utilizadas exclusivamente para este fim.
A Josapar conta, ainda, com 8 unidades de distribuição nas cidades de Cajamar/SP, Brasília/DF, Contagem/MG, Belém/PA, Embu das Artes/SP, Simões Filho/BA, Itaguaí/RJ e Caucaia/CE, com a finalidade de agilizar as entregas dos produtos nos pontos de venda, gerando assim maior poder de competitividade.
“Para ajudar na construção de uma empresa cada vez melhor, pautamos nossos valores nos pilares da honestidade, responsabilidade, simplicidade, ética e sustentabilidade. Acreditamos que a conduta deve ser a mesma para os mais diversos contextos. Por isso, uma marca que se preocupa com a qualidade e inovação dos seus produtos deve ser a mesma que busca transparência e lealdade em todos os demais processos e atividades. A Josapar acredita que ser verdadeiro é a melhor forma de estreitar os relacionamentos com todos os seus públicos, desde clientes, acionistas, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços, sindicatos até a comunidade em geral”, declara Luciano Adures de Oliveira, Presidente da Josapar.
Campanha promocional e solidária
Voltada ao consumidor final, a Josapar lançou a campanha promocional 100 Anos Alimentando Histórias, que acontece até o dia 31 de outubro deste ano, em parceria com todo o varejo, atacado e demais modelos do país. Com a proposta de cashback progressivo, durante o período da promoção, a cada R$ 30 gastos com qualquer um dos produtos da Josapar, o consumidor recebe R$ 10 de volta na primeira compra, R$ 20 na segunda e R$ 30 na terceira, totalizando R$ 90 em alimentos e R$ 60 em cashback. Além disso, cada item adquirido concede o direito a um número da sorte para concorrer ao sorteio de três carros zero quilômetro. A cada CPF cadastrado na promoção, a Josapar realizará a doação de um quilo de arroz para a iniciativa Brasil Sem Fome.
Novos produtos
Seguindo parâmetros de qualidade e segurança de alimentos, a Josapar expandiu seu portfólio e acabou de lançar o primeiro feijão da marca Tio João. Elegendo o Distrito Federal, especificamente a cidade de Brasília como mercado teste, a marca passou a disponibilizar a nova opção de feijão preto no primeiro semestre de 2022.
Em respeito à confiança dos consumidores, consolidando a transparência e rastreabilidade de suas operações, as embalagens do novo Feijão Tio João contam com um QRCode, que direciona o público a um conteúdo no YouTube, com informações sobre plantio, colheita, industrialização e chegada ao consumidor final. Todos os lotes do produto passam por certificação laboratorial, com o propósito de garantir qualidade e procedência.