Varejo: benefícios do prazo de pagamento alongado com fornecedores para uma melhor gestão de estoque

Por André Correa, Diretor Comercial na Trademaster*

O fluxo de entradas e saídas de mercadorias precisa ser observado e controlado de perto pelas empresas. No varejo, a gestão de estoque é especialmente relevante, visto que a venda dos produtos é a sua atividade central. Por isso, manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para conseguir melhores condições para a compra, como um prazo maior para pagamento e essa é uma tática que colabora para manter as prateleiras em dia, sem comprometer o caixa do negócio.

Dados do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de logística, realizado em 2023 pela H2R Pesquisas Avançadas, mostraram que apesar de 92% dos varejistas brasileiros possuírem um setor voltado à gestão de armazenagem, apenas 38% investem em um sistema de gestão para essa área da empresa. O mais interessante é que ainda existem outras alternativas, além dos sistemas, que podem auxiliar a gestão de estoque como a possibilidade de ampliar prazos de pagamentos das compras, o que consequentemente, aumenta o fluxo de caixa.

Ao contar com datas mais distantes para a quitação das compras de abastecimento, a empresa consegue adquirir um volume maior de produtos sem prejudicar seu fluxo de caixa. Isso significa que é possível investir em um estoque mais robusto e de qualidade, com o sortimento necessário. Esse não é um equilíbrio fácil de se alcançar, mas a extensão do prazo de pagamento com os fornecedores pode favorecer esse processo, visto que o varejista tem mais tempo para vender os itens antes de efetuar o pagamento aos fornecedores, o que otimiza a gestão do capital de giro.

O bom abastecimento prepara a loja para atender a demanda de forma consistente, evitando a falta de itens e garantindo a satisfação dos consumidores. Como o negócio passa a oferecer uma variedade de ofertas e soluções aos clientes, aumentam também as chances de conversão em venda e de fidelização, o que contribui para uma boa relação com fornecedores, uma vez que a prática aumenta a recorrência em novas compras de produtos, levando assim a uma gestão mais eficiente e estratégica no varejo.

Além dos níveis ideais de estoque, obter melhores condições para pagamento contribui para que o varejo consiga se organizar logisticamente. Os vencimentos mais distantes permitem que as lojas comprem mais e em melhores preços, ajudando a ordenar o fluxo de mercadorias. Com um prazo mais amplo, a empresa tem tempo adequado para planejar e organizar as atividades logísticas, estabelecendo um cronograma mais eficiente para receber as mercadorias dos fornecedores, com uma gestão mais precisa das entradas. Evitam-se assim problemas como a falta de produtos no estoque e a insatisfação dos clientes pela indisponibilidade, o que torna possível manter um fluxo contínuo de mercadorias, atendendo às demandas de forma ágil e eficaz.

Por fim, a extensão dos prazos de pagamento aos fornecedores ajuda os varejistas a serem mais competitivos no mercado. Ampliando o crédito, o giro de estoque é otimizado, gerando ganhos para a gestão que com ciclos cada vez mais rápidos reduzem os custos com estocagem e mantém as mercadorias renovadas.

*Pós-graduado em Business & Operations Management pelo Ibmec, André Correa possui especialização em Business Marketing pela IBM. Com mais de 20 anos de experiência na área comercial, reestruturação de negócios e excelência em vendas, Correa tem ampla compreensão do mercado varejista brasileiro e seus diversos canais de atendimento. Passou por grandes empresas como Ambev, Unilever, Bunge Brasil e Cia. Hering. Atualmente atua como Diretor Comercial na Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo. 

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