No primeiro trimestre de 2012, foram comercializados aproximadamente 4 milhões de computadores no País, segundo revelam os dados da consultoria de TI (Tecnologia da Informação) IDC.
Este número é 9% menor do que o apresentado no trimestre passado e 4% maior que o mesmo período de 2011. Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos equipamentos são desktops e 54%, notebooks.
A queda de vendas em relação ao trimestre passado foi, principalmente, ocasionada por conta das oscilações das taxas do dólar, dos impactos causados pela diminuição de fornecimento de HDDs e de, tradicionalmente, o período do ano ser mais fraco em vendas.
Residências x Empresas
Os notebooks responderam pela maioria (67%) de vendas no segmento doméstico. Enquanto no segmento corporativo foram 27% e 6% para o governo e educação. “Como observado em outros trimestres, os desktops vêm sofrendo quedas, porém ainda têm bastante representatividade no mercado corporativo, que possui uma grande base instalada de PCs. Já os portáteis continuam crescendo e concentraram grande volume nesse primeiro trimestre”, conta a analista senior do mercado de computadores da IDC Brasil, Camila Santos.
Futuro
Em relação aos ultrabooks, a IDC acredita se tratar de um mercado imaturo, mas que em médio ou longo prazo pode vir a ganhar participação se os preços aplicados forem compatíveis a disposição de compra e necessidade dos usuários finais.
“Nosso País se consolidou na terceira posição do ranking mundial em termos de consumo e concentra quase 50% do total de vendas de computadores na América Latina. A expectativa é de que neste ano, o mercado brasileiro cresça 13%, em relação ao ano de 2011, quando atingimos a marca de 15,4 milhões de computadores”, completa a analista da IDC Brasil.