Estratégia de crescimento incluem novos recursos de inteligência de dados para o RH e parcerias de negócios
Foi em 2019 que a Vidalink percebeu que oferecer apenas benefícios corporativos isolados não funciona mais para as novas demandas por bem-estar no ambiente de trabalho. Luis González (foto em destaque), cofundador e CEO da Vidalink, iniciou essa trajetória com a criação de um plano de medicamentos que ganhou novas proporções diante da pluralidade de necessidades dos colaboradores. Após transacionar mais de R$ 1 bilhão em medicamentos, conquistar mais de 315 mil novos usuários, crescer em 11% no número de empresas de grande porte como clientes em 2023 e garantir margem de EBITDA acumulada positiva no consolidado dos últimos 10 anos, o executivo aponta novas oportunidades para auxiliar o RH na jornada de cuidado dos colaboradores com um plano pioneiro que amplia a noção de bem-estar corporativo.
A construção do plano de bem-estar corporativo se iniciou em 1999, com enfoque nos medicamentos. A ideia surgiu enquanto atuava como cofundador do escritório no Brasil da BCG (Boston Consulting Group). “Fui a uma farmácia em São Paulo para comprar um antibiótico e perguntei se o plano de saúde da minha empresa bancava o remédio. A reação de estranheza me fez estudar a fundo sobre o cenário brasileiro e perceber que existia uma lacuna no país e o quanto os gastos com medicamentos pesavam no orçamento das famílias, em um dos maiores mercados de planos de saúde privado, devido à falta de obrigatoriedade em oferecer subsídios de medicamentos aos beneficiários”, explica González.
Sem a exigência legal para obrigar os planos de saúde a oferecer a cobertura de medicamentos, os fundadores recalcularam a rota para focar no ambiente corporativo. “São as empresas que acabam impactadas pelo aumento de sinistralidade e precisam buscar por alternativas mais econômicas, porém ainda eficazes para os benefícios corporativos”, complementa. Hoje, a Vidalink tem mais de 25 mil farmácias credenciadas e subsídio de até 100% para os colaboradores de grandes empresas como Apple, iFood, Johnson & Johnson, Mondelēz, Nestlé, PepsiCo, Salesforce, Tim, Vivo e Warner Bros.
A empresa segue investindo em inovação no seu pilar de auxílio medicamento. Em fevereiro do ano passado, a Vidalink introduziu uma nova funcionalidade visando agilizar o processo de aquisição de medicamentos nas farmácias. Esta inovação digitaliza a experiência do usuário, promovendo uma maior segurança entre os colaboradores e a empresa.
Por meio da implementação de um cadastro online da receita médica no aplicativo, que é submetido à avaliação da Vidalink, os usuários podem receber o status de aprovação em poucos minutos e então dirigir-se à farmácia para efetuar a compra do medicamento. “Ao final do ano, foram mais de 200 mil receitas cadastradas digitalmente no app, mostrando como a nova experiência foi bem aceita pelos seus usuários. Além disso, continuamos a investir para que a nossa plataforma seja flexível e possa atender os RHs em suas necessidades. Exemplo disso é que, com a Vidalink, o RH pode escolher se a parte não subsidiada do medicamento será paga na farmácia, descontada em folha ou se ambas as possibilidades estarão disponíveis para os usuários”, relata González.
“Outro fator importante a destacar é que a nossa plataforma garante que o colaborador vai utilizar o investimento que a empresa está fazendo somente nos itens da farmácia que agregam valor a estratégia desejada pela empresa, diferente de um cartão multibenefícios que muitas vezes acaba por permitir que o usuário não utilize o investimento feito de acordo com a estratégia que foi pensada pelo RH. Ou seja, o subsídio será aplicado na lista de medicamentos e/ou itens pré-estabelecidos pela empresa contratante”.
Visão completa do bem-estar
A partir da atuação com medicamentos, a Vidalink ampliou seu portfólio em 2019 para atender à pluralidade de necessidades que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho. O grande diferencial, segundo González, é que mesmo benefícios já conhecidos, como acompanhamento psicológico, acesso a academias, alimentação e desenvolvimento de soft skills, são promovidos de maneira integrada e com iniciativas de engajamento da Vidalink para a adesão dos times ao plano.
O ano de 2023 apresentou avanços em relação aos demais pilares de atuação, com aumento de mais de 300% na adesão do plano de acesso à academia e 280% a mais de usuários que estão usando o serviço de teleterapia, em comparação a 2022. “Somos aliados de RHs que prezam por soluções completas, advindas do mesmo fornecedor, de maneira a auxiliar na gestão, economia e comunicação com o usuário”, afirma González.
Em 2023, novas empresas como Bayer, Heineken e Motorola passaram a oferecer a Vidalink como benefício aos seus colaboradores e dependentes. Já são mais de 4 milhões de vidas beneficiadas pelo aplicativo da Vidalink.
O executivo destaca que a inovação em bem-estar precisa ter a equidade como pilar das discussões: “Contamos com uma assistente virtual chamada ‘Vida’, que atende aos usuários do aplicativo e, acima de tudo, direciona os conteúdos mais adequados com base no perfil da pessoa. Uma pessoa com uma doença crônica terá o auxílio medicamento, orientações nutricionais e de atividades físicas, por exemplo, apoiando o seu tratamento de forma completa, com menos gastos e mais assertividade. Esse é um grande diferencial de atenção, se comparamos a uma outra pessoa que não tem essas necessidades extras que uma doença crônica requer. Temos que lembrar que nem todos têm o mesmo ponto de partida”, diz o CEO. A Vidalink conta com especialistas parceiros de saúde para orientar os benefícios e conteúdos.
Parcerias
Para 2024, a Vidalink prevê o lançamento de novos dashboards direcionados à área de RH das empresas atendidas, com análise dos dados sobre o cenário de bem-estar das equipes. Além disso, a empresa vem investindo em Inteligência Artificial para automatizar alguns processos de auditoria e validações, o que vai poupar tempo e reduzir custos.
“Podemos auxiliar os profissionais de RH com uma inteligência de dados que evidencie como o investimento pode ser usado de maneira mais estratégica. Em caso recente, por exemplo, nossa equipe percebeu que os profissionais de uma empresa específica tiveram um aumento em relação ao uso de medicamentos para diabetes. Com o envio do relatório para o departamento, identificaram que um dos ofensores poderia ser o carrinho de doces presente no escritório. Fazer esse ajuste no ambiente de trabalho para uma alimentação saudável já ajudou a evitar novos gastos com tratamentos de saúde”, explica Luis.
Nos negócios, o foco da Vidalink está em firmar novas parcerias: “para acelerar nosso crescimento e aumentar nosso alcance e impacto, prevemos novas parcerias de mercado que beneficiarão os empregados entre os diversos pilares de atuação da Vidalink”, diz.
Sobre a Vidalink
Empresa de bem-estar corporativo, pioneira na combinação de humanização e tecnologia para oferecer uma nova geração de benefícios integrados para o colaborador em todos os sentidos: mental, físico, e também evolução pessoal e profissional, tudo em um mesmo aplicativo. São mais de 250 clientes e acima de 4 milhões de usuários. Grandes marcas como Apple, iFood, Johnson & Johnson, Nestlé, PepsiCo, Salesforce, Tim, Vivo e Warner Bros já incorporam os benefícios da Vidalink no ambiente de trabalho.