Entre palestras e debates sobre tecnologia e novos negócios, maior evento do setor na Europa, que encerrou nesta quinta em Lisboa, teve participação de diversas startups brasileiras na feira de negócios.
O Web Summit, maior evento de tecnologia e economia digital da Europa, encerrou nesta quinta (04) em Lisboa com uma grande participação de empresas brasileiras, que aproveitam a conexão com Portugal como uma porta para o mercado do Velho Mundo. Neste primeiro evento presencial desde a pandemia, a capital lusitana recebeu 40 mil pessoas – número bem inferior ao da edição de 2019, quando mais de 70 mil participantes acompanharam os quatro dias do Summit.
Entre palestras e debates sobre tecnologia, novos negócios, comunicação e redes sociais – com presença de CEOs e empreendedores das maiores empresas globais – destaque para a feira de negócios que reuniu centenas de startups de todo o mundo. Do Brasil, missões empresariais de diversos estados marcaram presença, algumas inclusive levando empreendedores para expor no evento.
O programa StartupSC, do Sebrae/SC, levou 14 startups catarinenses, entre uma comitiva brasileira de 80 empresas deste segmento. Uma delas, a Quiron Digital marcou sua participação com o anúncio de uma unidade no município de Fundão, na região central de Portugal e a 260 km de Lisboa. A startup atua desde 2018 com o dados de satélites e nano satélites para reduzir prejuízos causados por incêndios em florestas, ataque de pragas, doenças e desmatamento.
Diogo Machado, diretor de mercado e um dos sócios-fundadores da Quiron, explica que a nova sede foi decidida diante do volume de contratos fechados em Portugal. “Fundão foi o primeiro município e cliente pagante da ferramenta Flareless. Para nós isso é muito significativo. Além disso, por conta do volume de contratos que a gente está fechando em Portugal, contabilmente e estrategicamente, vale muito mais a pena ter uma unidade da Quiron lá em território português. De forma estratégica e comercialmente isso é muito importante, porque nos aproxima dos clientes portugueses e europeus”, ressaltou Machado.
Também entre as selecionadas para participar do Web Summit, a Feedz, startup com sede em Florianópolis, mostra o potencial das suas ferramentas de gestão de pessoal. Bruno Soares, co-fundador e CEO da Feedz, destaca que a empresa tem mais 700 clientes em todo Brasil na gestão de pessoas com uma série de ferramentas e plataformas, principalmente sobre análise de desempenho e engajamento de colaboradores.
Com a pandemia, as empresas sentiram a necessidade de melhorar seus setores de Recursos Humanos especialmente para qualificar o trabalho à distância. O novo contexto ampliou os negócios da startup com sede em Florianópolis. Após fechar o segundo ano de fundação (2019) com uma receita de R$ 500 mil, a empresa cresceu 350% em 2020, com faturamento de R$ 2,6 milhões – em 2021 a expansão foi ainda maior e deve chegar a R$ 10 milhões de receita.
APÓS INVESTIMENTOS, EMPRESAS BUSCAM EXPANSÃO INTERNACIONAL
Outra empresa em processo de expansão entre as selecionadas para participar da feira é a Payface, startup com sede em Florianópolis que desenvolve tecnologia própria de reconhecimento facial para pagamentos. Em março deste ano, a startup fechou uma parceria com a Cielo, umas das maiores especialistas em pagamentos eletrônicos no Brasil e na América Latina. O projeto vai atender a Drogaria Iguatemi, rede de farmácias e butiques de bem-estar, e será testado na loja localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
“O consumidor pode chegar à frente de um caixa de supermercado, por exemplo, e fazer o pagamento somente usando o rosto sem a necessidade de uso de cartão de crédito, celular, relógio e outros dispositivos. É muito fácil, sem fricção, e muito seguro”, explica Eládio Isoppo, cofundador e CEO da startup. A empresa recebeu em junho de 2020 um aporte de R$ 3 milhões em rodada que conta com diversos investidores.
A Equilibrium, startup fundada em Florianópolis que gerencia o processo logístico de mercadorias conectando embarcadores e transportadores, também está buscando novos clientes no mercado externo durante o evento. Em agosto deste ano, a empresa anunciou seu segundo round de investimento, com recursos do hub de venture capital Invisto (R$ 1 milhão) e outros R$ 500 mil da HiPartners Capital & Work, especializado em inovação para o mercado de varejo (new retail).
Marcos Arantes, CEO da empresa, explica que a Equilibrium conecta o varejo e a indústria com centenas de operadores logísticos. “Queremos entregar para os nossos clientes a mesma experiência dos consumidores de compras online que é a de receber as mercadorias o mais rápido possível”, diz. Fundada em 2019 por Arantes e o sócio Fábio Nunes, a logtech utiliza inteligência artificial para cruzar dados do produto e encontrar uma transportadora que atenda a demanda da melhor maneira.
“Comparecer a este evento é uma grande oportunidade de desenvolvimento para as startups catarinenses. Dessa forma, nossa missão sai do estado com o objetivo de criar conexões estratégicas e promissoras neste ponto de encontro mundial da inovação. Em 2019, por exemplo, algumas retornaram ao Brasil com investimentos”, explica Alexandre Souza, gestor do Startup SC.