Startups investem em soluções para agricultura familiar

Agricultura familiar está no radar das startups catarinenses. As empresas voltam os olhos para as oportunidades que podem surgir do meio rural e levar inovação para os agricultores é o novo desafio das empresas de tecnologia. Aproximar esses dois setores se tornou a missão do Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (Nita), que será lançado hoje (22), às 9h, no Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis (SC).

O Banco Mundial é o grande apoiador desse projeto e Santa Catarina representa a América Latina numa lista de nove iniciativas como essa ao redor do mundo.  A escolha de Santa Catarina não foi por acaso, o Banco quer repetir o sucesso alcançado com o Programa SC Rural, focado no aumento de competitividade no meio rural.

O Nita funcionará como um elo entre as startups e as pequenas e médias empresas desenvolvedoras de inovações com as cadeias produtivas organizadas dos agricultores. A intenção é identificar quais são as demandas, onde estão os gargalos tecnológicos e se já existe uma tecnologia para atender e resolver esse aspecto. O grande desafio será levar essas tecnologias de ponta a um baixo custo para os agricultores catarinenses.

Para que tudo isso funcione, diversas entidades se reuniram em torno do Nita e seu conselho gestor é constituído por dirigentes das seguintes instituições: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (SAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),  Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Catarinense de Fundações Educacionais(Acafe), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e Universidade Católica de Santa Catarina.

O lançamento do Núcleo de Inovação acontecerá no Parque Tecnológico Alfa, na sede do Sebrae, em Florianópolis (SC). Para participar basta entrar enviar um email para: bruna@agricultura.sc.gov.br ouimprensa@scrural.sc.gov.br

 

Facebook
Twitter
LinkedIn