20 entrevistas, palestras e cursos online, sem custo, para acompanhar até o final desse mês

A pandemia do Coronavírus atingiu em cheio os eventos presenciais no Brasil e no mundo.  O Sebrae divulgou um levantamento de que 98% das empresas do segmento foram afetadas, com uma média de cancelamento de 12 eventos por organização.

Essa crise determinou uma nova realidade repleta de transmissões ao vivo, online. e vídeo.  Muitas das palestras e cursos que aconteceriam nos próximos meses foram adaptados ao ambiente digital.

Para ajudar o empreendedor que está tendo que se reinventar neste momento de crise, segue uma relação de 20 eventos  online que vão acontecer pelo menos até o final deste mês de maio.

Veja a seguir:

1 – Como empreender em tempo de pandemia

Data: todos os dias

Custo: gratuito

Onde: portal www.empreendedor.com.br  (na home / TV Empreendedor)

São entrevistas e consultorias especializadas com empreendedores e dirigentes de empresas e instituições. O tema central é a pandemia e como o empreendedor pode enfrentar esse momento e como criar novas perspectivas futuras. Coordenação: Hector Valente Franco

 

2 – Brazil at Silicon Valley

Data: todas as quartas-feiras do mês de maio, às 18h
Custo: gratuito
Onde: pelo YouTube

A Brazil at Silicon Valley é uma conferência idealizada por estudantes brasileiros das universidades de Stanford e Berkeley, na Califórnia. Com as mudanças causadas pelo novo coronavírus, a organização do movimento optou por realizar a conferência 100% online. O  evento terá a participação de diferentes empreendedores, entre eles  Cesar Carvalho, fundador do Gympass; David Vélez, CEO e fundador do Nubank; Fabrício Bloisi, CEO do iFood; e Vitor Lazarte, CEO e cofundador da Wildlife. O moderador será André Street, cofundador e presidente da Stone.

3 – RH e a educação corporativa: a revolução da aprendizagem

Data: 13, 20 e 27 de maio, às 18h
Custo: gratuito
Onde: transmissão ao vivo pelo Instagram

Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning Brasil, fala sobre como as empresas podem e devem continuar investindo na capacitação de seus colaboradores, mesmo à distância. A cada quarta-feira do mês de maio ele recebe um gestor de RH para discutir métodos e processos para manter os colaboradores engajados e estimular o aprendizado constante, com foco no desenvolvimento de habilidades essenciais para manter a produtividade em tempos de crise.

4 – Webinar ACE | Série NOVO NORMAL

Data: Até a 26 de maio, às 17h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site
Onde: pelo site

Pedro Waengertner, presidente da empresa de inovação e aceleradora ACE, recebe a cada encontro um convidado ou convidada para falar sobre como as grandes corporações estão se planejando para enfrentar o novo cenário que se desenha no pós-pandemia. Entre os convidados estão Alexandre Ostrowiecki, presidente da Multilaser; Pedro Englert, presidente da Startse; Lídia Abdalla, presidente do grupo Sabin; Claudia Elisa, membro do conselho da Totvs e IBGC; Iuri Miranda, presidente do Burger King Brasil; e Richard Stad, presidente da Aramis.

5. Como gerar receitas na crise

Data: de 11 a 15 de maio, das 14h as 20h30min

Custo: gratuito

Inscrições: sites do SebraeSC e da Exact Sales

A Exact Sales, junto com a ADVB/SC e o Sebrae de Santa Catarina, realiza um evento online, no período de cinco dias. Serão entrevistas, palestras e mesas redondas. Os assuntos que serão abordados se destacam: a utilização das mídias sociais, montagem de processos de venda, busca de novos clientes e técnicas de negociação.

6 – O que muda na atuação do franqueado no novo normal?

Data: 12 de maio, às 17h
Custo: gratuito
Onde: TV ABF

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) promove uma conversa sobre os efeitos da covid-19 no setor de franquias. Participam do debate Glauber Gentil, multifranqueado Boticário, Quem Disse Berenice e Swarovski; Fabiano Lott, multifranqueado Mania de Churrasco, Spoletto e Domino’s; Willian Veloso Rocha, franqueado Prepara Cursos; Tomie Sakamoto – multi franqueada Arezzo; Alberto Oyama diretor de franqueados da ABF; e André Friedheim, presidente da ABF.

7 – Huggies Academy

Data: 13 e 27 de maio, das 14h30 às 17h30
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site
Onde: inscritos receberão link de acesso por e-mail

Voltado para mulheres que querem impulsionar suas startups, a B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação e tecnologia, em parceria com a marca Huggies, desenvolveu a ferramenta “Huggies Academy”, disponível dentro da plataforma Mais Abraços. Com o objetivo de traçar uma jornada de capacitação com conteúdos para mães que desejam iniciar e organizar suas empresas, a iniciativa disponibiliza informações sobre diversos conceitos do empreendedorismo e o passo a passo para imergir nesse mundo com processos mais ágeis. Por meio de aulas online, a ferramenta pretende capacitar gratuitamente 100 mil mães empreendedoras disponibilizando conteúdos sobre o ecossistema do empreendedorismo.

8 – Caravela Capital: mentoria gratuita para startups

Custo: gratuito
Inscrições: até 13 de maio, pelo site
Onde: online

O cenário que se instalou por conta da Covid-19 está deixando muitos empreendedores apreensivos quanto ao futuro de suas empresas. Pensando em solucionar essas dúvidas,  a Caravela Capital, fundo de venture capital com foco em empresas tecnológicas early stage, desenvolveu uma mentoria gratuita com foco em gestão de caixa para ajudar startups brasileiras a enfrentarem a crise. As mentorias serão feitas individualmente para cada uma das 12 empresas selecionadas através vídeo chamadas com um dos partners da Caravela, com duração de uma hora na data e horário combinados após a seleção.

9 – Customer Success: como as empresas mais inovadoras transformam clientes em fãs

Data: 14 de maio, das 11h às 12h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site
Onde: online

O principal objetivo do evento é apresentar cases reais de empresas que estão fazendo a gestão do sucesso dos clientes e os resultados obtidos com essa estratégia. Na palestra será apresentado o perfil do novo consumidor e também os desafios e oportunidades para as empresas venderem mais e aumentarem a retenção da base de clientes utilizando dados de forma acionável. O palestrante é Mateus Pestana, cofundador e presidente da plataforma de Customer Succes SenseData.

10 – WhatsApp como tecnologia par vendas! Como utilizar?

Data: 14 de maio, às 17h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

Roberto Calderon é fundador e presidente do ecommerceCAMP. Consultor de mais de 400 projetos digitais para médias e grandes empresas, lançou uma ferramenta para ajudar empresários e empreendedores que querem e precisam vender online durante a crise causada pelo novo coronavírus. Nesta live, o executivo abordará temas sobre vendas e ensinará como vender online com as ferramentas que o empreendedor já possui.

11 – A Loja, o Emprego e as Relações do Futuro

Data: 26 de maio
Custo: gratuito
Onde: TV ABF

Em debate promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Andrea Bisker, da Stylus Brasil, Camila Salek, da Vimer e Daniela Klaiman, da Unlock the Future, conversam com André Friedheim, presidente da associação, sobre o futuro das lojas físicas após a crise causada pelo novo coronavírus.

12 – HR.Rocks! Conferência Remota 2020

Data: 19 a 21 de maio
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

No final de maio, a Qulture.Rocks promove a terceira edição da conferência virtual HR.Rocks!, movimento que tem como missão qualificar e empoderar o RH das empresas. Realizada de maneira 100% remota e gratuita, reuniu mais de 20 mil pessoas nas últimas versões, e conta com palestras, entrevistas, conteúdos e debates com os principais executivos da área de RH. Este ano, reunirá palestras de profissionais do iFood, Loggi, Movile, Resultados Digitais, Futuro S/A, Alelo, Teya, Smart Comms, Escola Conquer, Pin People, Eureca e outros. Todo o conteúdo fica gravado e disponível para visualização após a semana do evento.

13 – Let´s Grow – Powered by Linker 

Data: 20 de maio, das 13h30 às 16h30
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site
Onde: via Zoom

A 6ª edição da Trilha B2Mamy focada em vendas, tração e networking. A diretora financeira da B2Mamy, Juliana Lopes, e a fundadora da Linker, Ingrid Barthc, vão discutir como fazer a organização financeira de um negócio com poucos recursos.

14 – B2Mamy Start Online

Data: 22 de maio, das 10h às 17h30
Custo: gratuito para participar; 100 reais com mentoria
Inscrições: pelo site
Onde: via Zoom

A B2Mamy e o Launchpad Woman se uniram para você não parar a sua ideia nesse momento. Juntas, as empresas lançaram o B2Mamy Start Online, que tem como objetivo ajudar mães e mulheres empreendedoras que estão com uma ideia de negócio ou precisam inovar sem grandes investimentos financeiros. O Start está com as suas inscrições abertas e com vagas limitadas. Podem participar todas mulheres e mães que tenham uma ideia de negócio ou um negócio/produto que precisa passar por mudanças e inovações.

15 – Como cuidar da saúde da sua empresa

Data: durante o mês de maio
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

A plataforma de gestão em nuvem para pequenas e médias empresas Omie está oferecendo um curso gratuito sobre como cuidar da saúde das empresas durante a crise do coronavírus. O curso tem 4 horas e é comandado por Roberto Dias Duarte, membro do conselho estratégico da Omie. O conteúdo é disponibilizado em formato de aula única e explica como montar a equipe neste momento, como buscar novas rendas e manter as existentes, como reduzir custos mantendo caixa e o que fazer em prol da sobrevivência da marca.

16 – Liderança e gestão de pessoas

Data: durante o mês
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

A plataforma de gestão em nuvem para pequenas e médias empresas Omie oferece gratuitamente um curso online de liderança e gestão de pessoas. O conteúdo tem como objetivo auxiliar os empreendedores a comandar seus times no tempo de crise e a aprender como exercer a liderança remota e por meio de home office.

17 – Curso Senac RJ em EAD de Empreendedorismo em TI

Data: livre
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

O Senac RJ oferece, em parceria com a Cisco, empresa de equipamentos de redes e internet, o curso gratuito Empreendedorismo em TI. Com duração de 15 horas, em horário flexível, o curso em EAD auxilia na execução de ideias e na concepção de um negócio próprio. Ao final, o aluno recebe certificado Cisco, enviado pelo Senac RJ.

18 – Recrutamento e Seleção: da atração às métricas

Data: livre
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

Recrutamento e seleção são atividades desafiadoras, especialmente para quem está à frente de pequenas e médias empresas. Com o objetivo de auxiliar profissionais de gestão de pessoas a ganhar tempo e eficiência, a startup Recrutei desenvolveu um treinamento gratuito abrangendo temas como atração de talentos, entrevista de emprego, métricas de recrutamento e seleção, tecnologia no RH, além do papel das consultorias e dos headhunters. “É fundamental que quem está contratando avalie permanentemente suas premissas de trabalho, de modo a conectar as pessoas com os propósitos de cada negócio”, diz Aparecida Morais, sócia da Recrutei.

19 – Boas práticas para expandir seu negócio na internet

Data: livre
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

Colocar um site no ar é só o primeiro passo de quem empreende na internet – o maior desafio é conseguir vender e fechar negócios online de fato. Para ajudar os empreendedores a avançar com suas empresas, o novo curso gratuito da plataforma Collabplay aborda boas práticas para expandir seu negócio na internet. A iniciativa é da HostGator, multinacional de hospedagem de sites. Os treinamentos do Collabplay são destinados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades.

20 – Programa Re.StartSe | Segunda edição

Data: diariamente, até o dia 29 de maio, das 11h às 15h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo site

Na segunda edição do Re.StartSe, um extenso e gratuito programa online de capacitação voltado para a nova economia, serão 40 horas de aulas ao vivo, com foco em cases de empresas que se reconstruíram na crise e nas habilidades que o novo profissional precisa ter. Com duração de uma hora cada, as aulas serão divididas em duas trilhas distintas, a retomada, voltada a empresas, e carreira, com foco maior em profissionais que desejam se preparar para esse futuro que já começou.

CURSOS ONLINEEMPREENDEDORESEMPREENDEDORISMOEVENTOSFRANQUIASSTARTUPS

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn