2020: o ano das fintechs no Brasil

Faz meses desde que entrei em um banco, mesmo antes da pandemia, praticamente resolvia tudo por meio de aplicativos móveis. Na ocasião, ele estava cheio e quando eu ia me sentar para esperar minha vez, encontrei uma amiga. Assim que me viu revirou os olhos (quase deram uma volta de 360 ​​graus). Ela me disse que precisava de um cartão de crédito empresarial e, embora tenha uma conta bancária pessoal e comercial nessa mesma instituição, teria que retornar com uma lista de documentos para processá-lo e esperar aproximadamente uma semana para recebê-lo. “Outra manhã perdida”, ela suspirou. Então, eu contei a ela sobre as fintechs. Mal sabíamos que em poucas semanas, precisaríamos delas como nunca.

Na América Latina, o Brasil é considerado o motor propulsor das fintechs e isso se deve a uma combinação de vários fatores. Vale ressaltar que mais de 40% da população é desbancarizada, graças às novas legislações das fintechs, enormes oportunidades foram abertas para o crescimento do setor. Isso, por um lado, permite que esse segmento da população seja incorporado à economia formal e também permite a geração de espaços mais transparentes e eficientes para gerenciar as finanças pessoais. Ao mesmo tempo, evita a lavagem de dinheiro, pois facilita a redução de dinheiro em circulação. No cenário da pandemia, resolve o problema da necessidade de distanciamento.

Existem 550 fintechs brasileiras das quais 231 surgiram entre 2016 e 2018. 114, ou 20,73%, estão enquadradas na categoria meios de pagamento e outras 85, ou 15,46%, em crédito (Fintech Mining Report 2019).

Quando falamos em aplicativos de fintechs, entramos em um cenário ainda mais agressivo. Antes mesmo da pandemia, no Brasil o aumento de downloads de apps de finanças aumentou 4,5 vezes entre 2017 e 2019. 8,5% de todas as instalações no Brasil são aplicativos financeiros, mais que o dobro da taxa global (Dados AppsFlyer).

Aí veio o isolamento social, e temos Bancos digitais apresentando crescimento em média de 25%, bancos tradicionais com pico de 61% de maior uso em algumas semanas e 51% de aumento em instalações. Apps de Investimentos chegaram a crescer 51% em algumas semanas (Dados AppsFlyer).

A aposta dos aplicativos de fintech é o imediatismo, uma experiência agradável e confiável para o usuário e, acima de tudo, a transparência e a simplicidade de uso com as quais milhares de pessoas podem gerenciar com eficiência seu dinheiro. Eles oferecem, pelo celular, o melhor de um banco, sem precisar lidar com os inconvenientes de esperar em longas filas para ser atendido por um gerente, por exemplo.

Mas não é só porque tem demanda que o sucesso de um app de fintech é garantido. Para que as pessoas saibam da existência de um aplicativo, seus benefícios e atributos, é essencial investir em publicidade digital para atrair usuários e garantir que ela seja usada de forma recorrente. Ainda assim, não se trata de apostar todo o seu orçamento em instalações por meio de anúncios. É essencial analisar e entender o que acontece com downloads orgânicos (quando o usuário busca voluntariamente o aplicativo na loja e no download) e pagos ou inorgânicos (aqueles que são alcançados por meio de anúncios) e como ambos estão relacionados.

Campanhas de marketing móvel influenciam os resultados e classificações orgânicas nas lojas de aplicativos. Isso pode ser positivo, por exemplo, houveram casos em que as instalações orgânicas aumentaram entre 20 e 30%, somente melhorando as pesquisas orgânicas com palavras-chave de alto volume.

Outras práticas e ferramentas fundamentais ao fazer o Marketing de crescimento de um app são:

Otimização da App Store, ASO por sua sigla em inglês, que visa aumentar a visibilidade do aplicativo na loja, aumentando a classificação nos mecanismos de busca, finalmente fazendo com que mais usuários o encontrem e acabem fazendo o download.

Análise de dados para encontrar padrões, tendências, oportunidades de melhoria e outros problemas relevantes, e poder tomar melhores decisões que tornam os esforços mais eficientes.

E por último, mas não menos importante, faça constantemente testes A / B criativos, onde o senso de urgência deve prevalecer em cada design, letras legíveis e tamanhos diferentes, dependendo do título e do corpo, e animações em GIF ou vídeo, se possível.

O ecossistema mobile das fintechs é cada vez mais fértil e competitivo. É por isso que os profissionais de marketing precisam ter as ferramentas e conhecimento para entender os usuários e gerar uma vantagem competitiva que lhes permita expandir seus negócios de maneira rápida e inteligente. E para quem tem app financeiro, está mais do que na hora de surfar nessa onda.

Carolina Zaccaro é diretora da Rocket Lab no Brasil.

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