3 dicas para o seu negócio bombar e vender pelo WhatsApp em 2021

Há um bom tempo, o WhatsApp faz parte do cotidiano do brasileiro como uma das principais ferramentas de comunicação. O aplicativo representa uma ponte de conexão entre as pessoas e, também, empresas, proporcionando grandes oportunidades para os negócios, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19. Contudo, assim como na modalidade presencial de venda, é sempre muito importante estar atento a algumas boas práticas que ajudam você ou seu time de vendas na hora de um contato dessa natureza.

Para Giovane Gasparin, gerente de pré-vendas pelo WhatsApp da Leads2b (www.leads2b.com.br), startup focada em automatização de vendas B2B, o WhatsApp tem um grande potencial para os negócios, uma vez que quase tudo o que é necessário para uma boa prospecção e atendimento está conectado ao aplicativo. “Mas para uma empresa prosperar nessa ferramenta, ela precisa entender muito bem seu público e definir as melhores estratégias, sempre seguindo essas regras de boas práticas que certamente vão fazer a diferença na hora de converter”, explica o especialista.

Para aqueles que se interessam pela possibilidade de conseguir bons negócios pelo WhatsApp em 2021, Giovane Gasparin destaca três dicas bem importantes que vão ajudar muito na hora de vender por meio da ferramenta:

 1 – Use o WhatsApp Business

Utilizando o WhatsApp Business, você tem algumas facilidades e oportunidades. É possível fazer, por exemplo, a descrição do seu produto ou serviço acompanhada por imagens. Com essas informações acessíveis, além de passar maior credibilidade aos seus potenciais clientes, eles já podem tirar algumas dúvidas simples só de acessar seu perfil. “Portanto, aproveite para informar no seu perfil dados como localização, tipo da empresa, segmento do negócio, e-mail para contato, link para o site da sua empresa e uma breve descrição de seus produtos/serviços. Outra funcionalidade que você pode aproveitar ao fazer vendas pelo WhatsApp Business é indicar se sua empresa foi verificada, o que certamente aumenta sua credibilidade aos olhos do cliente”, explica Gasparin.

 O WhatsApp Business traz ainda etiquetas exclusivas, ideais para organizar os contatos e as conversas, fazendo uma classificação e mantendo tudo em ordem. Para completar, a ferramenta oferece acesso a algumas métricas, como o número de mensagens entregues, quantidade de mensagens abertas e volume de mensagens lidas. “Dessa forma, você pode mensurar suas ações com KPIs específicos e analisar os resultados, além de conseguir calcular quantas mensagens são necessárias para que seu lead converta uma venda”, detalha o especialista.

2 – Aproveite as facilidades do WhatsApp Pay

As vendas pelo WhatsApp se tornaram ainda mais fáceis com a funcionalidade WhatsApp Pay, que é um recurso que permite efetuar pagamentos com cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard e débito nos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. “Importante ressaltar que os serviços de transferência e pagamento não geram taxas para os consumidores e não têm limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços feitos pelo WhatsApp Business. Para receber os pagamentos pelo WhatsApp Business, o usuário precisa criar uma conta Cielo ou conectar uma conta ativa da empresa”, comenta Gasparin.

3 – Cuidados com a abordagem de vendas no WhatsApp

Alguns cuidados são fundamentais ao fazer vendas pelo WhatsApp, principalmente por se tratar de um contato comercial. “Para começar, evite mensagens automática. Elas podem tornar mais impessoal o contato, afastando a confiança do possível cliente. Além disso, cuidado com os textos muito longos, pois eles acabam desmotivando e deixam passar informações importantes. Então, se tiver algo muito complexo e longo para explicar ou comunicar, use o telefone”, sugere o especialista.

Outro erro muito comum é o envio de mensagens em massa ou mensagens padrão. “Depois de alguns episódios no cenário político mundial o sistema do WhatsApp tem formas de identificar isso e, caso identifique alguma anormalidade, pode bloquear seu número”, explica. Segundo Giovane Gasparin, os emojis precisam ser utilizados com moderação, e focados somente em temáticas que façam sentido com a conversa. Uma dica importante fica por conta da mensagem inicial, que não deve conter imagens, pois a chance de a mensagem não ser lida na sequência é muito grande, dificultando o andamento da conversa.

Para completar, o especialista sugere que a ferramenta seja utilizada com equilíbrio, pois ela não pode ser vista como a única forma de contato existente, e destaca que em hipótese alguma uma interação pode ser forçada. “Se a pessoa não te respondeu nas primeiras tentativas é sinal de que ela não quer mesmo falar com você. Isso é normal, portanto, bola para a frente e parta para o próximo contato”, finaliza.

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