3 soluções para a transformação digital da construção civil

construção civil tecnologia

As soluções tecnológicas são realidade nas construtoras, do projeto até entrega do empreendimento

A construção civil é uma das poucas indústrias que mantiveram relativa estabilidade durante a crise causada pela pandemia e foi o setor que mais gerou emprego em 2020. Este ano, o crescimento do PIB da área no primeiro trimestre (2,1%) superou o do PIB do Brasil (1,2%). Nesse sentido, o cenário positivo deve trazer mais competitividade, principalmente  pelo “boom” da  transformação digital.

Diferente de setores como o varejo, existem muitos estágios e gastos associados a diversos prestadores de serviço. Assim, para ter destaque no mercado, muitos players do setor já começam a olhar para soluções tecnológicas a fim de  reforçar o monitoramento, a racionalização e cortes de custos.

Abaixo, Davi Filgueiras, Head de Transformação Digital (TD) da Guiando, lista três recursos tecnológicos que ajudam a acelerar a transformação digital de empresas do ramo de construção:

  • BIM (Building Information Modeling)

Com o sistema de Modelagem de Informação da Construção, é possível criar um ou mais modelos virtuais com todas as informações técnicas de uma edificação. “Ele permite a colaboração em todos os estágios de desenvolvimento de um empreendimento para fazer interferências e simulações estruturais e financeiras, o que reduz o tempo gasto na execução e melhora o desempenho”, pontua.

  • Solução de automação de faturas 

Se a gestão eficiente de faturas é um entrave para diversos setores, na construção ela merece ainda mais atenção. Isso porque há um dinamismo muito grande na entrada e saída de contas, já que a partir do momento em que um cliente final adquire um apartamento, ele passa a ser o responsável pelas despesas. “Nesse sentido, soluções de automação inteligente do Contas a Pagar, como o nexinvoice, podem ajudar no controle e visibilidade de faturas por meio da coleta, análise e pagamento de forma totalmente automática, gerando escalabilidade à construtora”, observa Filgueiras.

  • Software de gestão de obras

O gerenciamento de processos no canteiro de obras é fundamental para entender todos os custos da produção e fazer o corte de gastos com acurácia. Documentos de planejamento, cronogramas, alocação de equipamentos, funcionários, entre outros, são muito dispendiosos se feitos manualmente. “Ferramentas como o Mobuss Construção compila dados em tempo real e gera planilhas, gráficos e relatórios com indicadores de desempenho, que auxiliam no maior controle e tomada de decisão mais rápida”, diz.

Segundo Filgueiras, é vital que a construção civil passe a aumentar seu investimento em tecnologia. “Vemos todos os dias empresas inovadoras que surgem com a tecnologia em seu core e estão quebrando paradigmas do mercado. Por isso, para não serem engolidos por esse novo contexto, setores mais tradicionais precisam urgentemente impulsionar sua transformação digital”, finaliza.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: