300 Franchising aposta em marcas com investimento de até R$ 200 mil

300 franchising Marcelo Amaral

Aceleradora de franquias anuncia quatro novas marcas com projeção de expandir 480 unidades

A retomada da economia depois da pandemia está impulsionando milhões de brasileiros a empreenderem. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, mostra que entre 2019 e 2020 houve um crescimento do empreendedorismo em potencial no Brasil. O estudo reflete que há 50 milhões de pessoas interessadas em abrir sua empresa nos próximos três anos. Em outro levantamento realizado pela OnePoll, a principal barreira para o empreendedor brasileiro é o alto custo de investimento inicial (69%), seguido de insegurança (29%) e a falta de informação sobre mercado e financiamento (27%).

É neste contexto que a 300 Franchising, maior aceleradora de franquias do Brasil, aposta em marcas com grande potencial de expansão e valores de investimento acessíveis. Recém integradas ao portfólio da empresa e com investimento de até R$ 200 mil, as franquias Joaninha Brechó Infantil, Bitribut, Minni Café e Vitta Metrics surgem como opções para os empreendedores de primeira viagem e com recursos limitados para empreender. “Pensamos no ticket que o empreendedor brasileiro quer investir. Acreditamos nisso porque essa vontade de abrir o próprio negócio está em alta. Para esses investimentos menores em franquias nós temos um público-alvo para crescimento exponencial, são projetos com alta capilaridade”, diz Leonardo Castelo, CEO da 300 Franchising.

A aceleradora estabeleceu uma estratégia agressiva de crescimento para as novas marcas. Juntas, as quatro franqueadoras têm potencial para a abertura de mais de 480 novas unidades no período de um ano, contribuindo para a expansão dos atuais superlativos números da holding. A empresa possui 90 marcas e atua nos mais diversos segmentos econômicos, incluindo saúde, alimentação, educação, estética, tecnologia e finanças. No total, são sete mil unidades de franquias em operação no país. “Apostamos em marcas com unidades de negócios testadas em pelo menos três regiões do país e que tenham à frente empreendedores de alto impacto e grande capacidade de execução de planejamento”, pondera Castelo.

Operação simplificada e custos enxutos

Uma das novas marcas do portfólio da 300 Franchising espelha-se em um modelo de sucesso do mercado: a Minni Café tem como proprietário o empresário Deiverson Migliatti, dono da Sterna Café – rede que possui 85 franqueados no Brasil. No novo negócio, a ideia é apostar na lógica de café to go, com custos mais enxutos. Somente com esta nova franquia, a projeção da 300 Franchising é de 200 novas unidades em um ano. “Algumas unidades da Minni chegam a trabalhar com dois ou três metros quadrados, uma pequena porta com um mix de produtos reduzidos, mas que tem um conceito e uma capilaridade enorme”, explica Migliatti.

Segundo o empresário, a Minni Café chega para acompanhar uma tendência mundial, acelerada pela pandemia, que constrói em pequenos lugares onde o cliente apenas retira o produto, sem necessidade de consumir no local. “Observamos o modelo to go da Sterna Café se tornar um sucesso e após a aquisição da fábrica GH, tivemos a ideia de criar a nova marca, que também serve bolos e doces de qualidade para suprir a demanda desse novo perfil de consumidor”.

Ainda dentro de um contexto de apostas em negócios que estão em alta, a 300 Franchising investiu no Joaninha Brechó Infantil, com quatro unidades próprias e 28 franquias. A expectativa é que, com os investimentos, 100 novas unidades da rede sejam abertas em um ano. Segundo dados do Sebrae, nos últimos cinco anos o setor de brechós teve um crescimento de 210% em todo o país; a mesma pesquisa demonstra que até 2027, as peças de vestuário serão adquiridas em brechós por 50% dos brasileiros. A proprietária da marca, Vivian Deus, expõe que essa percepção é clara porque a carteira de clientes abrange todas as classes sociais.

“Rotineiramente em todas as nossas lojas temos pessoas adquirindo nossos produtos, o que demonstra que não é um cenário de recessão, mas sim de mudança no perfil e hábito de consumo. O consumidor busca demonstrar que a sustentabilidade será a base dos negócios do futuro, além da qualidade e do custo benefício na aquisição do produtos”, avalia a empresária de Minas Gerais. Esse é um setor econômico crescente. Recentemente foi fechado o contrato de uma nova unidade de franquia em Campinas, e a segunda unidade no Rio de Janeiro. “A demanda pela franquia da Joaninha Brechó Infantil e seus produtos vem crescendo em outros estados, isso demonstra que a categoria do negócio tem atraído os consumidores e investidores”.

Completando a lista de novos investimentos da 300 Franchising está a Vitta Metrics, empresa de soluções e programas de saúde para pequenos e médios negócios, alternativa aos planos de saúde com menores custos e mais eficiente. “O serviço da nossa franquia é focado em possibilitar preços acessíveis para colaboradores de pequenas e médias empresas e se diferencia com a tecnologia por meio da telemedicina, o que reduz os custos com faltas e atestados, aumentando assim sua produtividade”, destaca o CEO Rafael Grizzo.

Outra marca no portfólio é a Bitribut, empresa de soluções tributárias que ajuda as empresas a recuperarem impostos pagos indevidamente e, dessa forma, dar um novo fôlego financeiro aos negócios. Segundo a Receita Federal, 95% das pessoas pagam impostos indevidamente. A franquia passou a atuar nesse mercado de recuperação financeira há três anos, quando foi fundada em junho de 2019. “Além de levar justiça fiscal, recuperando impostos pagos indevidamente, também reduzimos a carga tributária futura de nossos clientes”, destaca o CEO da marca, Auricélio Soares.

Segundo o cofundador da empresa, Marcelo Amaral, a estimativa é chegar a 80 unidades da franquia no período de um ano. A Bitribut restituiu mais de R$300 milhões em apenas dois anos de operação. “Nossa perspectiva com os novos franqueados é triplicar esse valor nos próximos 12 meses”, afirma o empresário. Para adquirir uma franquia da marca é necessário investir R$ 20 mil e será possível atender aos clientes com serviços de restituição de PIS/Cofins, laudos técnicos, recuperação de ICMS e de crédito previdenciário. A Bitribut atende empresas enquadradas no Simples Nacional.

Joaninha Brechó Infantil

Investimento inicial: R$ 170 mil a R$ 190 mil

Projeção de novas unidades em 1 ano: 100 unidades

Vitta Metrics

Investimento inicial: R$ 70 mil

Projeção de novas unidades em 1 ano: 100 unidades

Minni Café

Investimento inicial: R$ 136 mil

Projeção de novas unidades em 1 ano: 200 unidades

Bitribut

Investimento inicial: R$ 20 mil

Projeção de novas unidades em 1 ano: 80 unidades

Sobre a 300 Franchising

A 300 Franchising, maior holding de franquias do país, é liderada pelos irmãos Leandro Castelo e Leonardo Castelo, Empreendedores Endeavor e ganhadores do prêmio Empreendedor do ano EY. A empresa investe em 90 marcas de franquias que juntas possuem 7 mil unidades e faturamento anual sell-out de R$2,2 bilhões. Em 2022, a marca inicia a expansão internacional, com foco na Europa.

 

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