4 hábitos indispensáveis na rotina de todo empreendedor

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desemprego do país alcançou a taxa de 12% em janeiro de 2019 sendo a maior porcentagem desde agosto do ano passado – o que impactou de maneira negativa 12,7 milhões de trabalhadores. Em paralelo a este panorama, o movimento de trabalho autônomo cresceu devido a procura das pessoas de se destacarem no mercado por meio de iniciativas inovadoras. Mas, abrir um negócio requer ir além da responsabilidade de ser o próprio chefe.
“Em um empreendimento é fundamental que o gestor cultive as habilidades de foco e determinação a fim de sempre oferecer aos clientes as melhores soluções em alinhamento com as expectativas de mercado. Ou seja, é possível traçar a relação de dependência entre o sucesso do negócio e o perfil do empresário. Neste contexto, o desenvolvimento de determinados comportamentos podem representar uma vantagem competitiva. Afinal, gerir a empresa com equilíbrio é um dos fatores responsáveis por torná-la a primeira escolha”, afirma Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas.
Na prática, os hábitos tratam-se de conceitos simples e fáceis de se aplicarem no cotidiano como é o caso do Barack Obama. O ex-presidente dos Estados Unidos conseguiu aumentar a produtividade durante o dia ao eliminar as decisões “desnecessárias” que envolvem desde o planejamento semanal de refeições até deixar as roupas de trabalho escolhidas previamente. Já a Arianna Huffington, fundadora do site de notícias The Huffington Post, faz questão de dormir oito horas todas as noites e sempre realizar uma meditação ao acordar.
Levando em consideração a importância do hábito no sucesso profissional, o especialista listou os quatro comportamentos indispensáveis para os empreendedores. Veja abaixo:

Manter-se Atualizado

Para garantir a atratividade do negócio e o desenvolvimento profissional, é necessário ampliar o repertório a partir do acompanhamento de notícias nacionais, acontecimentos mundiais e tendências do setor de atuação. Portanto, reservar alguns minutos na agenda para a leitura de sites, jornais, revistas, livros e até mesmo blogs é um costume que deve marcar presença na lista de afazeres dos executivos.

Planejamento de Metas

Um dos grandes equívocos que os empreendedores cometem é preocuparem-se com o planejamento dos objetivos de curto a longo prazo da empresa apenas no início da construção do negócio. Porém, a iniciativa de rever as metas organizacionais todas as manhãs é um caminho de atingir a motivação necessária para enfrentar a árdua rotina de um chefe do próprio negócio na qual muitas vezes se precisa abrir mão de momentos como uma boa noite de sono ou encontros familiares.

Resolução de Projetos Complexos

O cérebro do ser humano apresenta níveis de disciplina mais fortes no período matinal. Dessa maneira, priorizar a resolução de projetos complexos (e temidos) ao longo da manhã é uma atitude extremamente funcional.

Dedicação ao Bem-Estar

Sem a saúde física e mental em ordem, é praticamente impossível manter com eficiência o cotidiano relativo ao empreendedorismo. Então, a dedicação ao bem-estar não pode ser negligenciada. Entre as sugestões que tendem a fazer diferença em uma vida equilibrada encontram-se check-ups frequentes e suplementos nutricionais. Outro ponto importante nesta busca pelo equilíbrio são as horas de relaxamento que servem para descansar a mente, recarregar as energias e permanecer com uma concentração total nas demandas do negócio. Neste caso, nada melhor do que estimular a desconexão do celular em um determinado espaço de tempo e o convívio familiar ou de amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn