4 razões pelas quais seu negócio precisa de uma plataforma CRM

Se você trabalha com negócios digitais provavelmente já se deparou com uma infinidade de siglas, como ROI, SEM, CPC, CTR, LTV e várias outras. Mas existe uma que é essencial: a CRM. De uma forma simples, CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema/plataforma que armazena interações da sua empresa com seus clientes e potenciais clientes.

Plataformas de CRM armazenam informações sobre a sua negociação (nome, informações de contato, detalhes de proposta) e qualquer outra informação que seja relevante para fechar ou gerir um negócio. No geral, plataformas de CRM também armazenam todas suas interações com seus clientes, como e-mails enviados, ligações realizadas e até mesmo reuniões presenciais. A solução de CRM da GetResponse permite acompanhar o estágio da negociação e entender os motivos por trás de uma negociação estar pausada ou descartada, por exemplo.

Se você ou o seu time estão com dificuldades para gerir uma lista de contatos de potenciais clientes, uma ferramenta de CRM é um recurso quase que obrigatório para fazer crescer seu negócio. Porém, por outro lado, é outra daquelas ferramentas cheias de recursos que seu time terá que aprender a manejar. Será então que vale a pena? Confira abaixo uma lista com 4 razões pelas quais seu negócio – independente do porte ou indústria – precisa de uma solução CRM.

1 – Mantém suas informações integradas em um único lugar:

Para times de vendas, velocidade, automatização e simplicidade são essenciais. Gastar um tempo precioso procurando informações de contato de de seus potenciais clientes ou entender quando foi a última vez que vocês conversaram e sobre quais assuntos é uma enorme perda de tempo, além de ser algo pouco confiável e escalável. Se você se esquecer de alguma interação passada é possível que entre em contato repetidas vezes com um mesmo cliente. Isso mostra despreparo e é muito provável que prejudique sua venda.

Uma ferramenta de CRM irá te oferecer um histórico preciso de todas as suas interações com cada potencial cliente, acessível com um único clique. Ou seja, não vai ser necessário reconstruir um histórico de interações com cada um de seus clientes.

2 – Conecta toda a organização:

Plataformas de CRM também melhoram a comunicação dentro da empresa. Imagine se várias pessoas já tentaram conversar com um mesmo cliente, ou pior, imagine se duas pessoas diferentes estão avançando dois formatos de negócios distintos com uma mesma empresa? Esses tipos de problemas são facilmente resolvidos com plataformas de CRM. As informações centralizadas permitem que qualquer funcionário possa ver em tempo real quais interações já foram feitas com o cliente e por qual pessoa da sua empresa.  Ou seja, você não precisa ficar sempre perguntando para as outras pessoas do seu time de vendas se elas já falaram com alguma pessoa daquela empresa e o que falaram.

3 – Facilita a sua vida e a de gestores:

Esse tipo de plataforma padroniza a forma como os funcionários rastreiam interações e informações. Essa padronização da informação facilita a vida de gestores que podem facilmente combinar dados e analisar resultados do time e da empresa de maneira rápida e eficiente.

4 – Crescimento sustentável e escalável

Se você já trabalhou com times de vendas provavelmente alguém do time já perguntou: – Não posso simplesmente criar uma planilha no Excel com uma lista de contatos e ligar para alguns deles por dia? Se o negócio possui apenas uma dezena de potenciais clientes é possível que se consiga fazer um controle manual por uma planilha. Mas se você pensa que a sua empresa, daqui alguns anos, vai ser muito maior, é de se esperar que você queira fazer cada vez mais vendas e atender mais clientes.

Conforme sua empresa cresce você terá de formar um time de vendas que vai precisar gastar cada vez mais tempo armazenando informações de vendas e de cada cliente. No final das contas, tudo se resume a uma pergunta muito simples: Você quer gerar mais vendas? Se sim, você precisa de uma ferramenta para ajudar a otimizar seu tempo, ligar para clientes corretos e lhes fornecer as informações mais relevantes e uma plataforma de CRM é a melhor ferramenta para isso. Ferramentas de CRM como a GetResponse são completamente integradas com os recursos de e-mail marketing e isso permite ter visibilidade completa sobre suas vendas e esforços de marketing em um único lugar.

 

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